A MAHLE garantiu um importante contrato na área de mobilidade sustentável. O fabricante de veículos comerciais MAN Truck & Bus selecionou a MAHLE para fornecer componentes para o motor a hidrogénio do camião MAN hTGX. O veículo foi, recentemente, coroado vencedor do Truck Innovation Award 2025.
“O motor de injeção direta com seis cilindros tem 16,8 litros e produz 383 kW de potência. Será equipado com a unidade de célula de energia a hidrogénio do fornecedor automóvel com sede em Estugarda, composta por pistão, anéis de pistão, pino de pistão e camisa de cilindro”, adianta a MAHLE.
“Outros componentes da MAHLE também serão utilizados no trem de válvulas. A MAN planeia construir cerca de 200 unidades do seu camião, classificado como veículo de emissão zero (ZEV), para mercados selecionados a partir de 2025”, diz.
“A utilização de hidrogénio no motor de combustão é uma importante alavanca para a descarbonização, especialmente no setor dos veículos comerciais. Além da eletrificação, os motores de combustão sustentáveis que funcionam com combustíveis renováveis são um campo estratégico importante para o Grupo MAHLE”, garante.
Desempenho e eficiência
“A MAHLE transferiu, com sucesso, os seus 100 anos de experiência em componentes de motores para o futuro. Os nossos pistões e outras peças de última geração tornam o motor de combustão interna adequado para hidrogénio e, portanto, neutro para o clima”, afirma Roger Busch, membro do Comissão de Gestão da MAHLE e diretor de vendas.
“Hoje, somos capazes de dar resposta às expectativas dos nossos clientes em termos de desempenho, eficiência e vida útil”, assegura o responsável, em comunicado.
A MAHLE conseguiu desenvolver os seus componentes de motor para responder aos requisitos específicos da operação com hidrogénio. Os testes no centro de hidrogénio da empresa, em Estugarda, comprovam o elevado nível de maturidade e a já convincente adequação para a produção em série da moderna tecnologia de motores a hidrogénio.
“Graças à unidade de célula de hidrogénio MAHLE, em particular o consumo de óleo do motor e o chamado blow-by, ou seja, o vazamento de gás hidrogénio no cárter, podem ser reduzidos ao mínimo. Tal permite uma operação robusta e sem falhas do motor”, diz.
Descarbonizar transportes
O hidrogénio é o combustível renovável com maior potencial para a descarbonização do setor dos transportes atualmente. “A MAHLE está bem posicionada com componentes e profundo conhecimento em sistemas para motores a hidrogénio, bem como motores de células de combustível, a fim de moldar, ativamente, a transformação climática no setor de transportes”, explica a empresa.
O fornecedor automóvel está, atualmente, a trabalhar em quase 30 projetos de motores a hidrogénio para clientes do setor rodoviário e fora de estrada. Com o contrato atual da MAN Truck & Bus, outro fabricante de veículos entra, agora, em produção em série utilizando componentes MAHLE. Outros lançamentos com outros clientes estão planeados para 2025.
Mais sobre a MAHLE aqui.