Sob o conceito “Emotional Versatile Cruiser”, o e-Vitara apresenta um design que procura transmitir “força e tecnologia avançada”, contando, para isso, com um sistema de propulsão elétrica que oferece uma experiência de condução ágil e enérgica, um sistema 4WD elétrico “ALLGRIP-e” que proporciona capacidade todo-o-terreno e um desempenho potente e uma plataforma “HEARTECT-e” nova, desenvolvida, especificamente, para BEV.
Design e potência
A filosofia de design “High-Tech & Adventure” do e-Vitara “combina a modernidade de um automóvel elétrico com a natureza robusta de um SUV, transmitindo um carácter aventureiro”, adianta a Suzuki, em comunicado.
“O exterior apresenta um design marcante, com pneus de grande diâmetro e uma longa distância entre eixos (2.700 mm). O interior incorpora um ecrã integrado com equipamento avançado e um painel de instrumentos com uma consola central de aspeto robusto, que também reflete a filosofia High-Tech & Adventure”, sublinha.
Denominado eAxle, o sistema de propulsão elétrica do e-Vitara integra o motor e o inversor, junto com as baterias de ferro-fosfato de lítio (49 ou 61 kWh de capacidade), concebidas para oferecer segurança e fiabilidade. “Este sistema de propulsão assegura uma aceleração ágil no arranque e uma resposta enérgica a qualquer velocidade”, garante a marca, em comunicado.
A versão 4×2 oferece um sistema eAxle na sua versão de 106 kW de potência com a bateria de 49 kWh; e 128 kW com a bateria de 61 kWh de capacidade; ambos com 189 Nm de binário máximo. A versão 4×4 integra dois sistemas eAxle, um em cada eixo, com 128 kW de potência à frente e 48 kW atrás, com uma potência combinada de 135 kW e um binário máximo combinado de 300 Nm.
Tração elétrica ALLGRIP-e
O sistema de tração elétrica 4×4 “ALLGRIP-e” reúne toda a experiência da Suzuki em tecnologia de tração às quatro rodas, com dois eAxle independentes localizados nos eixos dianteiro e traseiro.
“Este sistema não só proporciona um desempenho potente, como, também, permite um controlo preciso e uma excelente capacidade de resposta”, explica a Suzuki. “Além disso, inclui um modo Trail, que permite uma saída suave de terrenos acidentados, aplicando os travões às rodas que perderam tração e distribuindo o binário à roda oposta, executando a função de um diferencial de deslizamento limitado”, diz.
O novo e-Vitara utiliza a recém-desenvolvida plataforma “HEARTECT-e”, específica para veículos elétricos. Com uma estrutura leve e uma elevada proteção para os sistemas de alta voltagem, oferece um interior espaçoso e saliências curtas. A sua superfície principal elimina os elementos sob o piso para maximizar o espaço da bateria.
“O e-Vitara é o nosso primeiro modelo 100% elétrico, desenvolvido por tentativa e erro, para criar um automóvel elétrico fácil de utilizar pelos nossos clientes”, afirma Toshihiro Suzuki, presidente da Suzuki.
“Com o objetivo de alcançar uma sociedade neutra em carbono, iremos oferecer uma ampla variedade de opções, incluindo veículos elétricos, híbridos e a GNC, adaptados a cada região”, frisa.
E conclui: “A introdução do e-Vitara representa um marco importante para alcançar a neutralidade carbónica. Após o lançamento do e-Vitara, continuaremos a expandir a nossa gama de modelos elétricos e a oferecer soluções de mobilidade adaptadas às necessidades de países e regiões específicos”.
Mais sobre a Suzuki aqui.