powered by

Schaeffler estreia no EICMA 2024 produtos para veículos de duas rodas

Portefólio de componentes de powertrain, controlo e sensores da empresa direcionado para as tendências do mercado de eletrificação e conectividade.
Check-up Media Schaeffler EICMA

Este ano, a Schaeffler expõe, pela primeira vez, o seu novo portefólio de produtos para veículos de duas rodas no EICMA. A 110.° Salão Internacional de Motociclos realiza-se de 7 a 10 de novembro em Milão, Itália.

O showcase da Motion Technology Company no evento tem como tema “Mind. Definir. Futuro.” e estará localizado no Stand B26, no Pavilhão 15. Apresentará uma “gama de soluções inovadoras de powertrain, unidades de controlo e sensores que também dão resposta às tendências do mercado de eletrificação e conectividade”, avança.

Amplo portefólio

O portefólio de produtos da Schaeffler em exibição na feira abrange uma ampla gama de aplicações: desde transmissões sem corrente para bicicletas elétricas até scooters elétricas de baixa tensão e veículos side-by-side, passando por componentes para motos com tecnologia de motor de combustão eficiente e rolamentos e soluções de vedação.

“Estamos muito entusiasmados por ter, pela primeira vez, um stand da Schaeffler no EICMA. O negócio de veículos de duas rodas e desportos motorizados que ganhámos com a fusão com a Vitesco oferece grande potencial de crescimento num mercado dinâmico”, afirma Matthias Zink, CEO de Powertrain & Chassis da Schaeffler AG.

“A produção global de veículos de duas rodas e de desportos motorizados, que, atualmente, gira em torno de 70 milhões de unidades por ano, deverá crescer para mais de 80 milhões de unidades até 2030”, diz.

Check-up Media Schaeffler

E salienta: “A produção de veículos de duas rodas movidos a eletricidade mais do que duplicará, para cerca de 30 milhões de unidades durante o mesmo período de seis anos. A nossa oferta neste espaço está totalmente alinhada com as exigências deste mercado regionalmente diferenciado”.

Scooter híbrida inovadora

A Schaeffler aproveitará a feira para a estreia mundial de um conceito de scooter híbrida que desenvolveu em parceria com o fabricante Kymco, com base no seu modelo DTX 360.

“A Kymco fornece a experiência em integração mecânica, enquanto a Schaeffler contribui com o seu know-how na área de sistemas de controlo”, explica a empresa. “A scooter conta com duas unidades de controlo de acionamento elétrico compactas (eDCU) que garantem a gestão inteligente da e-machine da Kymco DTX 360”, frisa.

A unidade de controlo M4REK para o motor de combustão inclui um controlo eletrónico de aceleração integrado e sensores para controlar o fluxo de ar. O controlador mestre (Powertrain Domain Control Unit, PDCU) calcula e distribui os requisitos de binário para as diversas unidades de controlo do powertrain.

“A scooter híbrida ilustra o elevado grau de conhecimento de sistemas em aplicações de motores de duas rodas que a Schaeffler obteve com a fusão com a Vitesco”, afirma Matthias Zink. “Acreditamos que este segmento oferece o maior potencial para drives híbridos. Juntamente com a Kymco, desenvolvemos uma solução tecnicamente complexa que oferece uma experiência de condução atraente e um consumo de combustível otimizado”, sublinha.

Check-up Media Schaeffler Matthias Zink
Veículos de baixa e alta tensão

“A Schaeffler está a responder à tendência de eletrificação com soluções completas para grupos motopropulsores em aplicações de baixa e alta tensão. A empresa estará no EICMA com uma exposição de e-scooters apresentando as suas soluções de sistemas para veículos de duas rodas com acionamentos de 48 Volt”, diz a empresa.

Estas soluções são projetadas para potências contínuas de 3 a 7 kW. O sistema é composto por uma unidade de controlo eDCU e uma máquina elétrica de 48 Volt. Esta última inclui um sensor indutivo de posição do rotor (iRPS) – tecnologia que garante elevado grau de precisão de controlo.

“Juntamente com a nova gestão de bateria (BMS), este sistema integrado garante que a condução está totalmente otimizada para o perfil de condução típico das e-scooters”, explica Torsten Bellon, responsável pela unidade de negócios de duas rodas e Powersports da Schaeffler.

“As nossas soluções integradas são económicas e de design compacto, libertando espaço precioso. Estas são considerações fundamentais no segmento de baixa tensão, que está no caminho certo para um forte crescimento, especialmente na Ásia”, refere.

No segmento de alta tensão, a Schaeffler aproveita as capacidades de eletrificação do seu negócio automóvel. Um resultado específico disso será exibido no EICMA com uma exposição de veículos side-by-side (SSV). Esta visualização é alimentada pelo eixo de transmissão EMR4 altamente integrado (a quarta geração do “Motor Redutor Eletrónico”), desenvolvido para o segmento de automóveis de passageiros.

Check-up Media Schaeffler building

“O sistema de propulsão elétrica do veículo é complementado por uma bomba elétrica de refrigeração, bem como por um OneBox – solução que combina o controlador mestre PDCU e a unidade de comunicação de carregamento (CCU) num único módulo compacto”, diz a empresa.

“No segmento de desportos motorizados, prevemos uma procura crescente por acionamentos elétricos de alta potência, especialmente nos EUA”, afirma Torsten Bellon.

“Graças às nossas soluções modulares e escaláveis ​​do segmento de mobilidade elétrica automóvel, somos capazes de oferecer tecnologias comprovadas e prontamente disponíveis que dão resposta às altas expectativas deste mercado em termos de potência e desempenho”, explica o responsável.

Megatendência da conectividade

A Schaeffler está a contribuir para a tendência crescente de expansão das funções de conectividade em veículos todo-o-terreno e veículos de duas rodas com novas soluções integradas.

Torsten Bellon explica que “a digitalização também se sente no segmento de veículos de duas rodas e de desportos motorizados. Os proprietários desses veículos desejam informações em tempo real sobre manutenção, consumo e localização geográfica”.

Check-up Media Schaeffler Mobility for Tomorrow

Segundo diz, “é aí que entram as nossas soluções integradas de conectividade. Ao mesmo tempo, estamos a investir no desenvolvimento contínuo dos nossos produtos e serviços de conectividade para garantir que cumprem os crescentes requisitos de segurança cibernética que entrarão em vigor na Europa em 2029”.

Motos a combustão

Por mais forte que seja a tendência de eletrificação, o número de unidades de produção de veículos de duas rodas com motores de combustão interna permanecerá praticamente constante até 2030.

“É, por isso, que a Schaeffler continua a desenvolver componentes de motores e sistemas de transmissão para melhorar a eficiência destes tipos de motociclos”, assegura.

No EICMA 2024, a empresa exibirá uma moto offroad KTM que inclui uma unidade de controlo M4C. As unidades de controlo multifuncionais compactas são o centro do sistema de gestão do motor e são compatíveis com motores de dois e quatro tempos. Controla os injetores de combustível e todos os sensores e atuadores relevantes, como o controlo eletrónico do acelerador.

“Somos um fornecedor reconhecido de sistemas para motos convencionais e continuaremos a trabalhar com os nossos clientes para pesquisar tecnologias de redução de emissões e consumo de combustível para esses veículos e desenvolvê-los para produção em série”, conclui Torsten Bellon.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional