powered by

Camélias Classic Rally by bilstein group trouxe cor e emoção a dois dias de chuva

Luís C. Carvalho e Sancho Ramalho (BMW 2002) foram os vencedores da geral da edição de 2024 do rali de clássicos patrocinado pelo bilstein group.
Fotos
Check-up Media Camélias Classic Rally 2024

Numa prova pautada, desde sempre, pela regularidade de pilotos e co-pilotos, o Camélias Classic Rally by bilstein group manteve a tradição de ser “abençoado” pela chuva.

Em 2024, o rali, realizado entre sexta e sábado, 25 e 26 de outubro, foi, do início ao fim, acompanhado pelo vento e pela chuva que, ano após ano, dão um toque especial a este evento.

O Check-up marcou presença para testemunhar cada momento deste “clássico” que envolve octanas de beleza automobilística, competitividade e dedicação.

Emoção a cada curva

O ponto de partida desta edição foi Cascais, com o percurso a conduzir os concorrentes pela serra de Sintra em direção a Mafra e a finalizar em Torres Vedras.

A vitória da dupla Luís C. Carvalho e Sancho Ramalho (BMW 2002) foi alcançada após uma competição intensa e renhida até ao último momento, especialmente no desafiante troço da Serra do Socorro.

A chegada a Torres Vedras contou com uma nova entrada pelo monte, proporcionando uma vista única da cidade, experiência visual marcante para os participantes e o público.

Em conversa com o Check-up, o diretor da prova, Luís Caramelo, destacou as novidades deste ano. “As principais mudanças foram no ponto de partida e chegada. Em 2023, começámos em Torres Vedras e, desta vez, terminámos lá”, começou por explicar.

“Alterámos alguns troços, mudando o sentido para criar variações, mas as estradas disponíveis são limitadas. Uma novidade foi a ausência dos carros elétricos que alinham no Campeonato de Portugal de Novas Energias, que, este ano, não puderam participar devido a uma prova marcada para Sintra na semana seguinte”, revelou.

“Mas, sem dúvida, foi uma competição mais disputada do que a do ano passado, com os primeiros lugares separados por apenas décimos de segundo já no primeiro dia”, salientou Luís Caramelo.

Ambiente à prova

A questão ambiental manteve-se no centro das atenções da organização. Em parceria com os municípios envolvidos e com o apoio do bilstein group, o Clube de Motorismo de Setúbal aplicou o Plano de Sustentabilidade Ambiental, alinhado com o Código de Sustentabilidade Ambiental da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e com a Estratégia Ambiental FIA 2020-2030.

“Este compromisso inclui medidas concretas, como a redução e separação de resíduos, a limpeza das áreas de assistência e do centro operacional, bem como a preservação dos percursos e das suas áreas envolventes”, explicou o diretor da prova.

Para 2024, as iniciativas de sustentabilidade foram reforçadas, incluindo ações de sensibilização e a compensação da pegada de carbono. A organização anunciou que serão plantadas 30 árvores em Sintra e 30 em Mafra como forma de contribuir para a preservação do ambiente.

Segundo Luís Caramelo, “durante a prova, o número de veículos é limitado, o que nos ajuda a reduzir as emissões de CO2. Estamos comprometidos com a sustentabilidade e queremos sempre minimizar o impacto ambiental do evento”.

Luz verde para 2025

A parceria entre o Clube de Motorismo de Setúbal e o bilstein group tem sido uma colaboração de sucesso, como sublinha Joaquim Candeias, managing director: “Fazemos um balanço sempre positivo. O Rali das Camélias tem sido um evento de grande importância para nós. Este é o segundo ano de uma parceria de três anos como patrocinadores principais e estamos motivados a continuar”, disse.

“Este rali mítico, com tradição na nossa região, é bem organizado e sempre recebido com grande entusiasmo”, afirmou Joaquim Candeias ao Check-up.

Mais sobre o bilstein group aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Lubrificantes

Em estrada