powered by

Fábrica de Ghent produziu milionésimo Volvo XC40/EX40

Unidade de fabrico produziu milionésimo XC40/EX40, “marco histórico” que demonstra o “sucesso global” deste SUV versátil, um dos modelos mais vendidos da Volvo.
Check-up Media Volvo Ghent

Há apenas sete anos, a fábrica da Volvo Cars, em Ghent, na Bélgica, produziu o primeiro XC40. A mesma unidade acaba, agora, de assinalar a produção do milionésimo XC40/EX40, “um marco histórico que demonstra o sucesso global e contínuo deste SUV versátil, que é um dos modelos mais vendidos de sempre na Volvo”, avança a marca sueca.

“Assinalamos um marco muito importante na história da Volvo Car Ghent e é com muito orgulho que anunciamos que produzimos o nosso milionésimo XC40. Com a nossa equipa dedicada e altamente atualizada, continuamos a seguir a nossa estratégia de eletrificação, comprovada pelo facto de já termos desenvolvido em Ghent mais de 175 mil versões totalmente elétricas deste modelo”, diz Stefan Fesser, diretor da fábrica.

Apresentado em setembro de 2017, num evento especial em Milão, o XC40 foi o primeiro SUV compacto da Volvo Cars. “O seu sucesso foi imediato junto dos clientes, mas, também, da imprensa especializada, tendo conquistado, no início de 2018, o prestigiado Troféu Europeu ‘Car of The Year’ atribuído, pela primeira vez, à Volvo”, recorda a Volvo Cars, em comunicado.

Condução urbana

Tendo como base a plataforma Compact Modular Architecture (CMA), este automóvel foi criado a pensar nos desafios que se colocam aos condutores das cidades modernas, oferecendo características ímpares onde se destacam espaço, funcionalidade e personalização, mas, também, segurança e infoentretenimento. Tudo isto aliado à elegância e ao design escandinavo.

“O XC40 ficará para sempre ligado à história da Volvo Cars por ter sido, também, o automóvel que assinalou a entrada da marca na eletrificação total. No final de 2019, a marca apresentou o XC40 100% elétrico, precisamente no mesmo dia em que divulgou o seu plano ambiental que avançava o objetivo de atingir a neutralidade climática nos anos vindouros”, adianta.

Check-up Media Volvo Ghent 2

“Mais recentemente, o XC40 puramente elétrico passou a designar-se EX40, como parte da estratégia da marca de simplificar os nomes dos seus automóveis 100% elétricos”, sublinha ainda a marca sueca.

O Volvo XC40 tem sido, desde a sua introdução, um “sucesso de vendas, tendo estado, consecutivamente, entre os três modelos mais vendidos mundialmente pela Volvo”, acrescenta a mesma fonte.

Em 2023, de resto, o XC40 foi o segundo automóvel mais vendido, tendo sido apenas ultrapassado pelo Volvo XC60, e continuou a manter essa posição nos primeiros nove meses de 2024.

Início de uma era

“A introdução do XC40 foi o início de uma era para a fábrica de Ghent, que realizou investimentos consideráveis para transformar a Volvo Car Gent num centro de exportação global”, garante a Volvo Cars.

“A Volvo continua a investir na constante melhoria desta fábrica, como parte de um compromisso significativo de investimento a longo prazo na Europa, para começar a produzir, também em Ghent, já em 2025, o seu mais pequeno SUV, o EX30”, conclui o fabricante.

Mais sobre a Volvo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade