A Soc. Com. C. Santos é um dos expositores da primeira edição do salão Exclusive Top Cars Porto, que está na Exponor até dia 6 de outubro. O Exclusive Top Cars Porto reúne modelos contemporâneos de marcas de exceção e a empresa expõe superdesportivos do Mercedes-Benz Group, entre os quais um SLR McLaren, que pertenceu a Fernando Alonso.
O representante da Mercedes-Benz leva, assim, ao Exclusive Top Cars Porto, que acontece em simultâneo com o 21.° autoClássico Porto, cinco dos mais icónicos modelos do construtor alemão.
Um dos destaques é o Mercedes-Benz SLR McLaren, que pertenceu a Fernando Alonso, a que se juntam dois superdesportivos de coleção, um Mercedes-AMG GT Black Series e um Mercedes-AMG GT R Pro (do qual foram produzidas apenas 750 unidades).
Para além destes exemplares de exceção, estão expostos pela própria Soc. Com. C. Santos dois modelos marcantes: um imponente Mercedes-AMG G 63 4×4² e um icónico Mercedes-AMG SL 63 4Matic+.
Os três superdesportivos Mercedes-Benz SLR McLaren, Mercedes-AMG GT Black Series e Mercedes-AMG GT R Pro são propriedade de um colecionador português.
O investidor e apaixonado por automóveis tem uma garagem com mais duas dezenas de superdesportivos de várias marcas, 11 dos quais Mercedes-AMG (alguns encomendados à Soc. Com. C. Santos).
Potência com glamour
“O primeiro Exclusive Top Cars Porto está associado ao autoClássico Porto, evento incontornável para os apaixonados por automóveis. Sermos pioneiros no Exclusive Top Cars Porto e darmos o nosso contributo com a exposição de modelos icónicos e de coleção da Mercedes-AMG é um desafio interessante para a Soc. Com. C. Santos”, afirma Rui Santos da Cunha, responsável de vendas de veículos ligeiros de passageiros da empresa.
O Mercedes-Benz SLR McLaren que a empresa expõe na Exponor – Feira Internacional do Porto seria sempre um automóvel especial. Mas esta unidade torna-se ainda mais única por ter sido propriedade do piloto espanhol Fernando Alonso. Tem, aliás, a assinatura do piloto asturiano nas soleiras das portas.
Este superdesportivo, que foi produzido entre 2003 e 2010 (esta unidade é de 2009 e conta com apenas 21 mil km) está equipado com um motor V8 de 5,4 litros dotado de supercharger e uma potência de 625 cv.
“Com este impressionante motor, o modelo é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,8 segundos e atingir uma velocidade máxima superior a 330 km/h. Em termos tecnológicos, destaque para a aerodinâmica ativa e para o chassis de elevada tecnologia”, revela a Soc. Com. C. Santos.
Desde 2006 que o nome Black Series é sinónimo, na Mercedes-AMG, de automóveis exclusivos extremamente raros, em que a tecnologia do desporto automóvel chega aos modelos de estrada. O Mercedes-AMG GT Black Series, lançado em 2020 (uma versão da primeira geração Mercedes-AMG GT Coupé, a C190), tinha o mais potente motor AMG V8 produzido em série até à data.
Exclusividade absoluta
O motor 4.0 V8 biturbo debita 730 cv de potência e 800 Nm de binário, recorrendo a muita tecnologia da competição, como, por exemplo, a cambota plana (em contraponto à cruzada, mais habitual nos modelos de estrada). Esta tecnologia da competição estende-se à aerodinâmica e à otimização do peso.
O resultado em “números” fala por si. O modelo de duas portas acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, chega aos 200 km/h em menos de 9 segundos e anuncia uma velocidade máxima de 325 km/h. A unidade de coleção exposta pela Soc. Com. C. Santos no Top Cars Porto foi produzida em 2022 e conta com apenas 1.400 km percorridos.
“Qualquer Mercedes-AMG GT Coupé é especial. Mas há uns que são mais do que outros. É o caso do Mercedes-AMG GT R PRO. Trata-se de uma edição limitada que teve apenas 750 unidades produzidas. O exemplar ‘português’ presente na Exponor é de 2020 e tem 10.300 km”, refere o comunicado.
O Mercedes-AMG GT R PRO recorre ao motor 4.0 V8 biturbo de 577 cv e é caracterizado por uma dinâmica de condução adicionalmente aperfeiçoada, particularmente em pista.
A experiência no desporto automóvel, nomeadamente nas categorias GT3 e GT4, foi utilizada no desenvolvimento do modelo. As medidas adotadas do desporto automóvel podem ser agrupadas em quatro áreas: suspensão, construção com baixo peso, aerodinâmica e visual.
Ícones são eternos
O Classe G, da Mercedes-Benz, é dos modelos mais icónicos da indústria automóvel. A marca tem lançado várias variantes do modelo e uma das mais recentes é o Mercedes-AMG G 63 4×4², que a Soc. Com. C. Santos levou à Exponor. As dimensões exteriores são o que mais chama a atenção, com a distância ao solo a subir para 351 mm (mais 113 mm do que os 238 mm da versão normal).
“Este tamanho tem o ‘pulmão’ inesgotável de todos os Mercedes-AMG G 63, o motor 4.0 V8 biturbo de 585 cv. A tração é integral (4Matic) e a caixa de velocidades automática é AMG SPEEDSHIFT TCT 9G”, frisa a empresa.
E vai mais longe: “Se o tema são automóveis icónicos, então o Mercedes-Benz SL é incontornável. Aliás, em 2024 assinalam-se 70 anos sobre o lançamento do Mercedes-Benz 300 SL, que ficou conhecido como Asas de Gaivota e marcou o arranque da história do Sport-Leicht”.
A sétima geração do roadster, agora com ADN da Mercedes-AMG, está, também, em exposição no Exclusive Top Cars Porto. A unidade exposta é um Mercedes-AMG SL 63 4MATIC+, versão com motor 4.0 V8 biturbo (585cv e 800 Nm), associado a caixa automática de nove relações AMG Speedshift MCT 9G e ao sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+.
O SL 63 4MATIC+ anuncia uma velocidade máxima de 315 km/h e cumpre o arranque dos 0 aos 0-100 km/h em apenas 3,6 segundos. Motivos, por isso, não faltam para visitar o Exclusive Top Cars Porto, que acontece em simultâneo com o 21.° autoClássico Porto.
Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.