A descarbonização do transporte rodoviário de mercadorias foi o tema central da presença da MAN Truck & Bus no IAA Transportation 2024. Os camiões com propulsão elétrica, a hidrogénio e Diesel de última geração são representativos das soluções de transporte inovadoras e sustentáveis da empresa alemã.
Como impulsionadora da sustentabilidade no setor dos transportes, a MAN entrou numa nova era no salão de Hanover sob o mote: “Simplifying Business”. A empresa apresentou, pela primeira vez, toda a gama de camiões com tecnologia elétrica, hidrogénio e Diesel.
“O que incluiu uma estreia mundial com o MAN eTGL, o camião elétrico de 12 toneladas que completa o portefólio de camiões elétricos da MAN para o transporte ligeiro de distribuição. Com o eTGL, a MAN oferece, atualmente, aos seus clientes, um portefólio completo de camiões elétricos de 12 a 50 toneladas – incluindo a consultoria e os serviços associados, que também foram apresentados”, refere, em comunicado.
Aposta no hidrogénio
O motor de combustão a hidrogénio MAN hTGX complementa o portefólio de emissões zero para aplicações especiais. “A MAN será o primeiro fabricante europeu de camiões a lançar uma pequena série com um motor de combustão a hidrogénio a partir de 2025”, diz.
As inovações nas transmissões convencionais Diesel para tratores semirreboques MAN a partir do ano modelo 2025 irão concentrar-se na redução do consumo de combustível e das emissões de CO2 até 4%.
“Isto é possível graças à unidade de tração PowerLion, altamente eficiente e completamente nova, desenvolvida com o novo motor D30, que se baseia na plataforma de componentes partilhados do Grupo Traton, na nova caixa de velocidades MAN TipMatic 14 e em medidas aerodinâmicas”, sublinha a empresa.
Mobilidade elétrica
“Embora a transição para o transporte de mercadorias sem emissões de CO2 seja caracterizada por várias tecnologias de propulsão, o nosso foco está, claramente, na mobilidade elétrica como a principal tecnologia de propulsão”, afirma Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus.
“O motor de combustão a hidrogénio pode ser uma adição útil para aplicações especiais, tal como a célula de hidrogénio, também conhecida, como célula de combustível, que ainda se encontra em desenvolvimento. Além disso, o motor a Diesel continuará a desempenhar um papel importante durante toda a transformação até ser completamente substituído”, revela.
“É, por isso, que o tornámos ainda mais eficiente, económico e com menos emissões de CO2 com a nossa transmissão PowerLion completamente renovada e o mais recente motor D30. Baseia-se na plataforma conjunta de motores do Grupo Traton e é o resultado tangível de uma colaboração intensiva entre os nossos departamentos de desenvolvimento”, afirma.
E acrescenta: “Na MAN, fabricamos camiões elétricos e de combustão na mesma linha de produção em série, o que nos permite reagir, de forma flexível, à mudança da procura para camiões elétricos. No entanto, para que a transição seja bem-sucedida, a expansão da infraestrutura de carregamento deve ser uma prioridade absoluta para políticos, operadores de infraestrutura e fabricantes”.
eTGL: estreia mundial
A MAN Truck & Bus apresentou o novo MAN eTGL, pela primeira vez, no IAA Transportation. “O camião elétrico de 12 toneladas completa o portefólio de camiões elétricos da MAN para o transporte ligeiro de distribuição”, revela a empresa.
Com uma autonomia de até 235 km, carregamento rápido em cerca de 30 minutos e uma carga útil até 6.600 kg, dependendo da carroçaria, oferece a combinação ideal para um transporte silencioso e sem emissões de CO2 a nível local na logística urbana de mercadorias para cadeias alimentares, retalhistas ou indústria da restauração.
“Juntamente com os eTGS e eTGX, a MAN oferece, agora, todo o portefólio de peso total de 12 a 50 toneladas, totalmente elétrico, com o novo eTGL, pode ler-se no mesmo documento.
Mais sobre a MAN Truck & Bus aqui.