A Honda vai fazer renascer o seu primeiro concept, HP-X, durante a Monterey Car Week – um dos maiores encontros mundiais de entusiastas de automóveis e desportos motorizados, que decorrerá este mês.
Concebido e produzido pela famosa casa de design italiana Pininfarina e fazendo a sua primeira grande aparição pública desde 1984, o revolucionário HP-X (Honda Pininfarina eXperimental) precedeu o desenvolvimento da primeira geração do supercarro NSX.
O concept foi alvo de um profundo restauro efetuado na Pininfarina em Itália. O lendário Honda HP-X será apresentado na classe “Wedge-Shaped Concept Cars” na 73.ª edição do Pebble Beach Concours d’Elegance, no domingo, 18 de agosto de 2024.
“Nascido” em 1984
“O concept Honda HP-X foi a estrela do Salão Automóvel de Turim de 1984, apresentando elementos de excelência em engenharia e design de vanguarda, com um estilo extremo em forma de cunha que continua a inspirar as futuras gerações de designers e engenheiros de automóveis”, recorda Dave Merek, diretor de design da Acura e juiz honorário do Pebble Beach Concours.
“O inovador HP-X teve um impacto inegável na indústria, realçando o nosso compromisso em ultrapassar os limites do que é possível no design automóvel”, sublinha o responsável.
O HP-X utilizou aerodinâmica avançada, incluindo “efeitos de solo” e soluções de arrefecimento inovadoras para o seu motor V6 DOHC de 2,0 litros e 24 válvulas montado ao centro, baseado no motor de corrida Honda F2.
O concept não tem portas e, em vez disso, apresenta uma capota de Pespex amovível de peça única, ao estilo de um avião a jato. A parte de trás da capota estende-se numa estrutura com duas funções principais: melhorar o aspeto aerodinâmico do carro e servir de travão pneumático controlado pelo condutor.
Além disso, o HP-X explorou a utilização avançada de materiais alternativos, incluindo painéis alveolares, fibra de carbono e Kevlar para reduzir o peso e melhorar a performance.
O interior do HP-X explorou novos níveis de conforto, ergonomia e funcionalidade, graças a uma extensa pesquisa de estilo. O “Sistema Eletrónico de Apoio à Condução”, desenvolvido pela Honda, apresentou características avançadas, incluindo telemetria em tempo real, GPS e até avisos sobre as condições de estradas através de um “sonar especial” – tecnologias atualmente comuns.
Design Pininfarina
“O Honda HP-X é um exemplo ideal da capacidade única da Pininfarina de apresentar ideias inovadoras através de concept cars que definem tendências futuras”, afirma Felix Kilbertus, diretor criativo na Pininfarina.
“Na Pininfarina, esforçamo-nos por infundir os nossos valores de excelência de design em cada projeto, assegurando que a essência da marca com a qual colaboramos permanece intacta, enquanto olhamos com confiança para o futuro”, diz.
E acrescenta: “O HP-X não entrou em produção, mas a sua influência nos modelos Honda subsequentes e no panorama automóvel em geral é inegável. É um testemunho do espírito inovador da Honda e da Pininfarina, inspirando futuros desenvolvimentos na indústria automóvel”.
Concebido com foco no avanço da tecnologia, o concept HP-X serviu de banco de ensaio para novas ideias, tecnologias e princípios de engenharia ambiciosos que viriam a ser vistos em modelos posteriores da Honda, particularmente no NSX de motor central e dois lugares que estreou poucos anos depois.
Concebido e desenvolvido no Japão, a primeira geração do NSX incorporou muitas das ideias e inovações exploradas pela primeira vez no HP-X, cimentando, firmemente, o lugar do concept na história automóvel.
As dimensões do HP-X são 4.160 mm de comprimento total, 1.780 mm de largura total e 1.110 mm de altura total. Um concept que, por certo, despertará o lado mais saudosista aos amantes da indústria automóvel dos anos 80.
Mais sobre a Honda aqui.