A ZF LIFETEC, um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de segurança passiva, apresentou as suas mais recentes tecnologias de volante, airbag e cinto de segurança no seu primeiro Technology Day sob a nova marca.
“A marca ZF LIFETEC foi introduzida em março de 2024 para a divisão ZF Passive Safety Systems, que está a ser criada como uma empresa autónoma e independente do Grupo ZF. Com uma participação no mercado global de mais de 20%, a ZF LIFETEC pode ser encontrada nos veículos de quase todos os principais fabricantes”, adianta o comunicado.
“A necessidade de uma mobilidade mais segura é universal. Por conseguinte, espera-se que a percentagem de dispositivos de segurança nos novos automóveis aumente significativamente – tanto nos veículos elétricos como nos veículos de combustão. A procura é impulsionada pelo aumento das regulamentações de segurança globais e pelas megatendências automóveis”, afirma Rudolf Stark, diretor da ZF LIFETEC.
“O nosso objetivo é superar o mercado – e a nossa abordagem orientada para a tecnologia combinada com inovações líderes são uma excelente base para tal. Uma vez concluída a separação, a independência como negócio autónomo proporciona-nos maior flexibilidade empresarial para responder às necessidades dos nossos clientes”, sublinha.
Soluções de design
A condução automatizada, a eletrificação do sistema de transmissão e o interior inteligente são considerados os principais impulsionadores da mudança na indústria automóvel. “Um elevado nível de condução automatizada proporciona maior liberdade no carro, como a capacidade de ajustar os bancos para posições de conforto enquanto o veículo está em movimento”, diz.
“Estas características apresentam desafios consideráveis para futuros sistemas de proteção de ocupantes, bem como oportunidades de negócios para a ZF LIFETEC”, defende. Embora novos conceitos de interiores estejam a alterar os requisitos de proteção dos ocupantes, novos sistemas de segurança passiva também estão a abrir oportunidades de design inovadoras para os fabricantes de veículos.
Os destaques entre as soluções apresentadas no ZF LIFETEC Technology Day 2024 foram os seguintes: volante com design pioneiro e contínuo, permitindo personalização e melhor experiência do utilizador; airbag acionado na parte superior do volante e não na superfície frontal, o que liberta espaço no volante até ocupado pelo airbag para novas funções”, dá conta o mesmo documento.
Mas há mais: “Solução de airbag do condutor (bolsa de contorno duplo) concebida para proteger o condutor em condução normal ou em posição sentada confortável; airbag lateral interior que pode ser ativado pouco antes de um impacto lateral e cria uma zona de deformação adicional entre a porta lateral e o condutor em duas fases, reduzindo, assim, o risco de lesões”, pode ler-se.
Segurança passiva a crescer
Com as suas principais inovações num portefólio completo de sistemas de airbags, cintos de segurança e volantes, a ZF LIFETEC está “bem posicionada para dar resposta às exigências de um mercado crescente de sistemas de segurança passiva”, garante.
Com base num estudo de consultoria líder, com um tamanho total de mercado de cerca de 19 mil milhões de euros em 2023, espera-se que o mercado cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de, aproximadamente, 4% até 2030.
Aumento das exigências de segurança e reforço da segurança as regulamentações – especialmente nos mercados emergentes com um crescimento particularmente forte do volume de produção de veículos, como a China e a Índia – bem como as inovações para apoiar as megatendências de mobilidade, representam os principais impulsionadores para superar o crescimento subjacente do mercado de veículos ligeiros.
Ao mesmo tempo, o mercado de sistemas de segurança passiva não é disruptivo: a procura de segurança é independente do sistema de transmissão, embora os requisitos de segurança tenham aumentado no que diz respeito ao maior peso dos veículos elétricos.
Grupo autónomo no horizonte
O Grupo ZF iniciou a sua divisão de Sistemas de Segurança Passiva para proporcionar mais flexibilidade estratégica e permitir um maior crescimento nas vendas e na rentabilidade. “Com a nova marca, a ZF LIFETEC continua a sua jornada rumo a um grupo independente, alavancando a posição robusta num mercado de crescimento estrutural menos afetado pelas mudanças na indústria automóvel”, revela a empresa.
“Com vendas de, aproximadamente, 4,6 mil milhões de euros em 2023, a ZF LIFETEC é um fornecedor líder global de tecnologia de segurança passiva para maior proteção dos ocupantes de veículos, com uma quota de mercado de mais de 20% das vendas globais nas suas principais categorias de produtos a partir de 2023”, afirma.
“A ZF A LIFETEC tem presença global em 48 localidades de 20 países, com cerca de 36 mil colaboradores, dos quais cerca de 3.400 em pesquisa e desenvolvimento. A rede global de I&D da ZF LIFETEC concentra-se em três centros globais de excelência na Alemanha, EUA e China, para impulsionar o desenvolvimento do portefólio global de produtos, e em diversas instalações de apoio locais, permitindo um relacionamento próximo com os principais OEM para personalização de produtos de acordo com as tendências do mercado”, reforça a empresa.
O sistema de produtos ZF LIFETEC abrange três categorias principais. “Os produtos de retenção infláveis são a maior categoria, oferecendo aos clientes um conjunto completo de airbags e infladores para dar resposta e superar os padrões de segurança globais e permitir designs interiores inovadores”, frisa.
“Os sistemas de volante agregam soluções integradas para combinar a tecnologia de airbag com a usabilidade dos carros modernos. Os sistemas de cintos de segurança fornecem um conjunto completo de soluções de retenção com foco no aumento da adaptabilidade às necessidades individuais dos passageiros”, reforça.
E conclui: “Com base em fortes relacionamentos assente num diversificado leque de clientes de OEM globais, os produtos ZF LIFETEC são pilares essenciais de segurança, desde veículos pequenos no segmento de grande volume até aos veículos de luxo mais sofisticados”.
Mais sobre a ZF aqui.