powered by

Hankook EV com ISCC PLUS equipa Porsche Taycan

A primeira certificação ISCC PLUS para um pneu de produção em série da Hankook reconhece a estratégia de sustentabilidade da marca.
Check-up Media Hankook ISCC PLUS

A Hankook apresenta o primeiro pneu de verão EV com certificação ISCC PLUS (ISCC, Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono) com o iON evo. “O novo pneu é derivado do pneu Hankook iON Race, que tem sido utilizado, exclusivamente, nos veículos que competem no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, desde 2023, e consiste em 45% de matérias-primas sustentáveis”, avança o fabricante, em comunicado.

O novo iON evo é equipamento de origem do superdesportivo elétrico Porsche Taycan atualizado. “É o primeiro pneu da gama de equipamento de origem do fabricante de veículos premium com esta prestigiada certificação”, explica.

“O iON evo com certificação ISCC PLUS representa o culminar da nossa ambição de produzir pneus que sejam verdadeiramente mais sustentáveis”, afirma Klaus Krause, vice-presidente e diretor do Centro Técnico Europeu da Hankook.

“Também estamos muito orgulhosos de que a nossa fábrica europeia na Hungria, onde o iON evo é produzido, seja a segunda unidade da Hankook em todo o mundo a receber a cobiçada certificação ISCC PLUS. O facto de a Porsche ter escolhido o iON evo como equipamento de origem para o novo Taycan é, obviamente, um grande voto de confiança para nós”, frisa.

E vai mais longe: “Graças às nossas tecnologias comprovadas no automobilismo, o pneu Hankook, com a sua maior sustentabilidade e resistência ao rolamento otimizada, dá uma contribuição significativa para aumentar a autonomia do carro desportivo elétrico de elevado desempenho”.

Check-up Media Hankook ISCC PLUS 2
Materiais reciclados

Apesar do elevado teor de 45% de materiais sustentáveis, a Hankook conseguiu aumentar a sustentabilidade do iON evo sem comprometer a segurança e o desempenho dos pneus.

“Os engenheiros utilizaram materiais renováveis ​​e reciclados que correspondem à resistência, flexibilidade e durabilidade dos componentes convencionais dos pneus”, refere o comunicado.

“Estes incluem sílica de base biológica proveniente de resíduos de grãos, cordão têxtil PET reciclado proveniente de resíduos plásticos, borracha sintética biocircular proveniente de matérias-primas biocirculares, negro de fumo reciclado proveniente de pneus usados ​​e até mesmo resina natural”, revela o mesmo documento.

A equipa Hankook responsável pelo desenvolvimento do pneu também conseguiu aproveitar o conhecimento adquirido na Fórmula E, onde é utilizado um pneu de corrida com uma elevada percentagem de materiais sustentáveis ​​– o iON Race.

iON evo no Porsche Taycan

O novo iON evo com o logótipo ISCC PLUS na lateral faz a sua estreia como equipamento de origem do Porsche Taycan nas dimensões 245/40 R21Y XL (FA) e 285/35 R21Y XL (RA). Tal como os outros pneus da família iON, este desenvolvimento avançado utiliza uma mistura de piso com óleos vegetais.

Check-up Media Hankook ISCC PLUS 3

“Não só torna a banda de rodagem mais sustentável, em geral, como, também, tem um efeito positivo na durabilidade. Para apoio durante uma condução especialmente dinâmica ou mudanças repentinas de faixa, os engenheiros da Hankook também utilizaram material reforçado para aumentar a rigidez lateral. Os engenheiros também beneficiaram do conhecimento adquirido em processos de homologação anteriores do fabricante premium”, reforça.

Mais autonomia e segurança

Tal como acontece com os outros modelos iON, o novo iON evo com certificação ISCC PLUS “oferece uma resistência ao rolamento bastante reduzida em comparação com um pneu convencional, o que aumenta a autonomia por carga de bateria do Porsche Taycan”, adianta. A própria Porsche afirma que podem ser possíveis percorrer até 40 km a mais graças à roda aerodinâmica de 21” Hankook.

“Além disso”, continua o fabricante, “os produtos Hankook iON são especialmente concebidos para o elevado binário imediatamente disponível produzido por veículos elétricos potentes”.

Em suma, “o que isto significa para o condutor de um carro elétrico é mais autonomia por carga de bateria e uma sensação de verdadeira segurança e conforto ao conduzir”, remata a mesma fonte.

Mais sobre a Hankook aqui.

artigos relacionados

Últimas

Repintura

Lubrificantes