Grupo Renault e Geely criam HORSE Powertrain Limited

Joint-venture anuncia a criação de uma empresa especialista em tecnologia de grupos motopropulsores, a “HORSE Powertrain Limited”.
Check-up Media Renault Geely

Com o futuro no horizonte, o Grupo Renault, o Geely Holding Group (Geely Holding), a Geely Automobile Holdings Limited (Geely Auto) acabam de criar, oficialmente, a HORSE Powertrain Limited, com sede em Londres, no Reino Unido.

“O dia de hoje marca um passo importante na resposta aos maiores desafios que a indústria automóvel enfrenta: a descarbonização do transporte rodoviário. A parceria com uma empresa líder, como a Geely, para criar um novo player com capacidade e experiência para desenvolver motores de combustão interna com emissões ultra baixas e tecnologias híbridas de elevada economia é fundamental para o futuro”, afirma Luca de Meo, diretor-geral do Grupo Renault, a propósito da joint-venture.

E sublinha: Através da HORSE Powertrain, o Grupo Renault pode alcançar a liderança mundial e a escala num setor que representa mais de 80% da sua atividade. Juntos, enfrentaremos o desafio da descarbonização com a inovação na vanguarda das nossas atividades”.

Combinar tecnologias de propulsão

Eric Li, presidente da Geely Holding, mostra-se igualmente otimista: “Para que a indústria atinja emissões líquidas nulas nas próximas décadas, são cruciais as sinergias globais, as tecnologias múltiplas e a partilha de conhecimentos. É, por isso, que estamos satisfeitos com o facto de a nossa parceria com o Grupo Renault estar, hoje, a atingir a realidade comercial” diz.

“A HORSE Powertrain Limited terá o portefólio, a escala e a capacidade para oferecer as soluções de baixas emissões que a indústria automóvel de amanhã exige. O lançamento de hoje marca um novo capítulo na mobilidade sustentável e nós, na Geely, estamos orgulhosos de fazer parte dele”, reforça.

Check-up Media Renault

O Grupo Renault e a Geely acreditam que é necessária uma combinação de várias tecnologias de propulsão, incluindo motores de combustão interna (ICE) altamente eficientes, combustíveis com baixo teor de carbono e hidrogénio, para alcançar uma “descarbonização bem-sucedida num mundo onde se espera que mais de metade dos veículos produzidos ainda dependam de motores de combustão até 2040”, sublinha fonte do grupo, em comunicado.

Um novo interveniente que vai mudar o jogo e abrir caminho às tecnologias híbridas e de combustão com emissões ultra baixas. “A HORSE Powertrain Limited irá conceber, desenvolver, produzir e vender todas as soluções e sistemas de propulsão híbridos e de combustão com tecnologias de ponta, incluindo motores, transmissões, sistemas híbridos e baterias”, explica.

Graças a este projeto, tanto o Grupo Renault como a Geely beneficiarão de um efeito de escala imediato e de um reforço da cobertura do mercado. Apoiada pela transferência da propriedade intelectual do Grupo Renault e da Geely, a HORSE Powertrain Limited é, agora, totalmente autónoma no desenvolvimento de futuras tecnologias de propulsão capazes de responder a todas as expectativas do mercado, nomeadamente no domínio dos combustíveis alternativos, como o metanol verde, o etanol e o hidrogénio.

A carteira de produtos complementares e a presença regional da joint-venture poderão oferecer soluções para 80% do crescente mercado mundial de grupos motopropulsores híbridos e de combustão.

Recorde-se que a HORSE Powertrain fornecerá vários clientes industriais, incluindo o Grupo Renault, a Geely Auto, a Volvo Cars, a Proton, a Nissan e a Mitsubishi Motors Company.

“A empresa está pronta para se envolver com clientes e parceiros em todo o mundo, para os apoiar com soluções de ponta a ponta em tecnologias de grupos motopropulsores e acolherá parceiros para reforçar ainda mais a cadeia de valor”, acrescenta fonte do grupo.

Mais sobre a Renault aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade