A Continental apresentou a quinta geração Conti Eco para transporte de mercadorias. ”Os novos produtos estão orientados para as necessidades dos clientes frotistas e cumprem todos os requisitos da Taxonomia da UE”, começa por adiantar o comunicado.
“Os novos pneus da Continental para camiões permitem às empresas de transporte reduzir, significativamente, o consumo de combustível e as emissões de CO2 nas operações regionais e de longo curso, bem como reduzir os custos”, assegura.
Segundo diz, “com a nova geração Conti Eco, os especialistas em desenvolvimento de pneus da Continental conseguiram equilibrar os benefícios de resistência ao rolamento otimizada e quilometragem elevada”.
Os pneus já estão disponíveis em muitos países da região EMEA: Conti Eco HS 5 para eixo direcional e Conti Eco HD 5 para eixo de tração. Há vários anos que a Continental tem vindo a trabalhar, intensamente, no desenvolvimento da nova gama de produtos, tendo efetuado testes exaustivos antes do seu lançamento no mercado.
“Não temos dúvidas de que estamos a oferecer aos nossos clientes o pneu certo no momento certo”, afirma Ferdinand Hoyos, responsável de Business Area Replacement Tires EMEA da Continental.
O aumento dos custos operacionais e de pessoal, bem como o investimento em sustentabilidade e um panorama jurídico em constante mudança, estão entre os desafios mais frequentemente citados pelos operadores de frotas na Europa.
Um estudo recente realizado pela Boston Consulting para a European Association of Automotive Suppliers (CLEPA) mostra que o custo continua a ser o principal fator de decisão, mas que a sustentabilidade está a ganhar cada vez mais importância como critério de compra – tanto no equipamento de origem como no de substituição.
“A sustentabilidade e a eficiência há muito que andam de mãos dadas na Continental”, explica Ferdinand Hoyos. “E o interesse por esta área está a aumentar em todo o mercado, o que confere um peso adicional à nossa estratégia”, reforça.
Consolidação de gama
Com o novo Conti Eco de quinta geração, a Continental está a reduzir o número de gamas de pneus para o transporte de mercadorias. “O nosso novo pneu baseia-se nos seus antecessores de sucesso – o Conti EcoPlus Gen3+ para o transporte de longa distância e o Conti EcoRegional Gen3+ para o transporte regional”, explica Hinnerk Kaiser, responsável pelo desenvolvimento de pneus para camiões e autocarros na Continental.
“O novo Conti Eco reúne as melhores qualidades do Conti EcoPlus e do Conti EcoRegional e eleva-as a um outro nível”, assegura o reponsável. Facto só possível, segundo a marca, graças a uma resistência ao rolamento otimizada e a uma maior capacidade de quilometragem – objetivos classicamente contraditórios no mundo do desenvolvimento de pneus.
“No passado, se um pneu funcionasse de forma particularmente suave e, consequentemente, necessitasse de menos tração, isso poderia acontecer à custa da robustez e da durabilidade” sublinha Hinnerk Kaiser.
Atualmente, os especialistas de pneus da Continental concentram-se em medidas que não afetem a quilometragem para melhorar a resistência ao rolamento – na construção e no design da carcaça, das paredes laterais e do piso.
“O piso, com a sua construção em duas camadas e compostos inovadores, permite elevada quilometragem e robustez considerável, otimizando, simultaneamente, a resistência ao rolamento. O piso em duas camadas (capa e base) permite que os especialistas se concentrem na quilometragem e na robustez sem afetar a resistência ao rolamento”, refere o comunicado.
Conti Eco HS 5 e HD 5
“Os parâmetros de desempenho técnico são claros. No eixo direcional, a base do piso mais espessa reduz a resistência ao rolamento e permite o foco no aumento da quilometragem. No eixo de tração, o design otimizado dos ombros desempenha um papel fundamental na promoção de um desgaste uniforme dos pneus – o que tem, também, um efeito positivo na quilometragem”, anuncia a Continental.
Na carcaça, vários compostos e uma nova geometria do talão são adaptados para otimizar a resistência ao rolamento. A combinação destes fatores permite produzir uma melhoria de até 12% na resistência ao rolamento e um aumento de até 10% na quilometragem em relação aos dois produtos anteriores. A resistência ao rolamento otimizada e a elevada quilometragem dos novos pneus Conti Eco têm um efeito positivo na sua pegada ambiental.
“Se o nosso produto aumentar a eficiência do combustível de um camião e durar mais tempo, o resultado é uma redução das emissões de CO2“, afirma Hinnerk Kaiser. A escolha dos pneus certos está, portanto, a tornar-se ainda mais importante, sobretudo tendo em conta as tarifas impostas baseadas nas emissões para os operadores de frotas na UE.
Aposta na recauchutagem
De acordo com a Continental, “os novos pneus apresentam uma excelente aderência, que permite que os veículos pesados de mercadorias alcancem um manuseamento seguro – mesmo em condições climatéricas adversas – e oferecem uma tração excecional durante toda a sua vida útil”.
Mais: “Os clientes podem, também, solicitar que sejam entregues de fábrica com sensores de última geração. Isto permite que o Conti Eco Gen 5 impulsione o progresso da digitalização da frota e, em conjunto com a solução de gestão de pneus ContiConnect 2.0, permita a monitorização remota em tempo real e o planeamento antecipado do serviço”, pode ler-se no mesmo documento.
O que ajuda a reduzir, substancialmente, os custos operacionais relacionados com os pneus, tal como as soluções de recauchutagem da Continental. “Concebemos as carcaças do novo Conti Eco a pensar na recauchutagem. A nova gama de pneus também contribui para maior eficiência de custos e sustentabilidade no setor dos transportes”, enfatiza Hinnerk Kaiser.
“Um pneu recauchutado é composto por até 70% de material do pneu antigo e custa até 40% menos do que um pneu novo, oferecendo a mesma quilometragem e segurança”, garante a marca alemã.
A terminar, as medidas do novo Conti Eco: 315/70 R 22.5 Conti Eco HS 5; 315/80 R 22.5 Conti Eco HS 5; 385/55 R 22.5 Conti Eco HS 5; 385/65 R 22.5 Conti Eco HS 5; 315/70 R 22.5 Conti Eco HD 5; 315/80 R 22.5 Conti Eco HD 5.
Mais sobre a Continental aqui.