Há muito tempo que Michelin e Porsche trabalham em conjunto para superar os limites da inovação. Apresentado no passado dia 25 de janeiro, o novo Porsche Macan Electric, o primeiro SUV 100% elétrico da marca alemã, é um dos grandes projetos de colaboração entre Porsche e Michelin, que acompanhou todas as gerações e evoluções do modelo alemão desde o seu lançamento, em 2014.
“Agora, a Michelin apresenta três gamas de pneus para este novo modelo, confirmando a sua posição como pioneira e parceira preferencial da Porsche”, avança a Michelin, em comunicado.
Experiência na Fórmula E
Para satisfazer a ambição em matéria de design do novo Porsche Macan Electric, a Michelin recorreu à sua experiência e conhecimento em veículos elétricos. “Esta sorte é fruto de vários anos de investigação e resultado da aprendizagem tecnológica que a Michelin desenvolveu ao longo de oito temporadas no Campeonato do Mundo de Fórmula E, onde a Porsche compete desde 2019”, explica o fabricante.
“Os pneus dos desportivos elétricos não devem apenas oferecer as mesmas prestações de um carro com motor de combustão. Têm, também, de superar outras exigências relacionadas com a autonomia e o ruído de circulação”, afirma.
“Além disso, o peso da bateria aumenta o peso total do veículo, o que provoca um aumento nas exigências e repercute-se na duração dos pneus”, explica a Michelin. “Por último, a condução é outro elemento-chave e um retorno técnico, visto que os motores elétricos entregam todo a potência a qualquer momento”, sublinha a mesma fonte, em comunicado.
Três propostas
Neste contexto, são três as propostas do fabricante. “Michelin Pilot Sport EV Neo: pneu de verão especialmente desenvolvido para este veículo com tração às quatro rodas. A sua estrutura interna e os seus compostos foram projetados para oferecer uma condução perfeita e fornecer grande potência”, revela.
Esta proposta também aproveita toda a experiência da Michelin em termos de resistência à circulação (otimizando a autonomia), assim como a máxima acumulação em superfícies molhadas e secas, sempre ao mais alto nível independentemente da quilometragem do pneu. Também houve uma dificuldade especial no ruído de rolamento, o que torna o controlo dos carros elétricos mais difícil”, acrescenta a Michelin.
Por sua vez, o Michelin Pilot Alpin SUV Neo “é um pneu projetado para oferecer elevados níveis de segurança e prestações máximas durante os meses de inverno, em corridas frias, molhadas e cobertas de neve”, afirma.
“Os blocos com lâminas na banda permitem maior manobrabilidade e controlam a distância de travagem em condições de baixa aderência. Estas prestações são combinadas com a robustez destes pneus SUV, que contam com flancos reforçados. Trata-se de um modelo que conta ainda com a marca 3PMSF (Three-Peak Mountain Snowflake), que certifica a sua homologação para uso no inverno”, acrescenta a mesma fonte.
Por último, o Michelin Pilot Sport A/S Neo. “Este pneu, especialmente concebido para veículos desportivos e de alta gama, oferece bom comportamento em condições quentes e conserva as suas propriedades quando as temperaturas descem. Oferece flexibilidade de uso aos condutores que estão expostos às variações climáticas entre estações”, garante a Michelin.
Estes três pneus, projetados para o novo Porsche Macan Electric, oferecem uma ampla gama de usos para todos os condutores, superfícies e condições. “Ao mesmo tempo, manteve-se fiel ao comportamento desportivo e rigoroso na estrada que definiu o novo Macan, que arrancou como um modelo equipado apenas com um motor de combustão e que, agora, tem uma vida 100% elétrica”, conclui.
Mais sobre a Michelin aqui.