Manter os pneus em boas condições é fundamental na gestão de frotas para otimizar o consumo de combustível e a segurança dos condutores, veículos e cargas. Até agora, as empresas realizavam esse controlo manualmente, com equipamentos de oficina próprios ou contratando serviços de terceiros.
Baseando-se na inspeção visual e nas verificações de pressão lentas, dificilmente aplicáveis a todos os pneus de uma frota regularmente. “Com a solução Smart Predictive Tire, que digitaliza processos, conecta pneus e monitoriza pressão, temperatura e desgaste em tempo real, a Michelin Connected Fleet está a revolucionar a gestão de frotas”, avança o comunicado.
“Com o Smart Predictive Tire da Michelin Connected Fleet, as empresas podem monitorizar o desgaste de todos os pneus da frota de forma independente. Graças à tecnologia Quick Scan, patenteada pela Michelin, o veículo passa por um scanner e o sistema deteta o desgaste de cada pneu”, explica a Michelin, no mesmo documento.
Com esses dados, e o histórico de utilização do veículo, a monitorização de pressões e temperaturas aliado ao algoritmo desenvolvido pela Michelin é capaz de prever a quilometragem restante de cada pneu.
“Essas informações são fundamentais para que o cliente possa planear com antecedência a manutenção dos pneus e reduzir ao mínimo o tempo de paragem de cada veículo. Além disso, conhecer a vida útil permite aproveitar melhor cada pneu, evitando subatituições precoces e ineficientes”, sublinha.
Grupo Cariño: um caso real
Com mais de 60 anos de experiência no mundo da mudança e transporte de veículos a nível local, nacional e internacional, o Grupo Cariño tem como uma das suas maiores prioridades prestar um serviço aos seus clientes com a maior qualidade possível.
Por isso, na procura desta máxima, trabalham sempre com os melhores fornecedores do setor. Segundo Gloria Martí Romero, CEO do Grupo Cariño, “com a confiança que os produtos Michelin nos proporcionam, não hesitámos em contratar a solução Smart Predictive Tire, que nos permite ter informações relevantes e imediatas sobre a nossa frota”. Uma frota que, diga-se, atualmente é composta por mais de 100 veículos entre gôndolas, guindastes e camiões.
“A proposta abrangente da Michelin baseia-se na soma de todos os serviços e soluções avançadas de gestão de frotas que a Michelin oferece, transformando os dados da frota numa vantagem competitiva, onde o importante não são os dados em si, mas o conhecimento que a Michelin deles extrai através da sua análise e como com os clientes podem tomar decisões que aumentem a eficiência nas suas operações”, esclarece a Michelin.
E vai mais longe: “A solução Smart Predictive Tire é fundamental para conseguir prever a vida útil de cada pneu da frota e planear, de forma eficiente, as paragens de manutenção de cada veículo, E é esta manutenção preditiva que ajuda a reduzir custos e tempos de inatividade dos veículos”, diz.
“Por sua vez, o serviço de alerta permite ao Grupo Cariño controlar melhor as pressões e estado dos pneus, aumentar a segurança dos condutores e das cargas e promover a produtividade e a sustentabilidade da frota”, acrescenta a mesma fonte.
A solução global escolhida pelo Grupo Cariño abrange a gestão integral de pneus, um sistema de geração de alertas e manutenção preditiva e o sistema de gestão Michelin Connected Fleet. Para Álvaro Burgos, KAM de Serviços e Soluções da Michelin, “a reação dos clientes é muito positiva, pois rapidamente constatam uma clara melhoria em todos os seus KPI”, salienta o responsável.
Gisela Nogueira, KAM da Michelin Connected Fleet, conclui: “Quando o cliente centraliza a gestão da sua frota, surgem sinergias e o resultado é sempre positivo. Com benefícios como a redução do consumo de combustível, das emissões de CO2 e o aumento da produtividade graças à manutenção preditiva. Graças à Michelin Connected Fleet, o cliente sabe que o ajudamos a gerir os seus recursos com maior visibilidade, a receber alertas, a enviar incidentes e, em última análise, a gerir a sua frota em tempo real de forma mais sustentável”.
Mais sobre a Michelin aqui.