A nova temporada do Deutsche Tourenwagen Masters (DTM, ou German Touring Car Masters) começa este fim de semana na Motorsport Arena Oschersleben. Em 2024, Marco Wittmann, bicampeão do DTM e embaixador da Schaeffler desde 2019, integra a equipa Schubert Motorsport.
Com a “Green Machine” (BMW M4 GT3), o piloto de 34 anos espera regressar à boa forma depois de duas temporadas difíceis. “Mal posso esperar para a temporada do DTM finalmente começar. Tudo está bem encaminhado”, disse.
“A parceria com a Schaeffler transformou-se numa relação de trabalho estreita e de confiança em muitas áreas. Estou imensamente grato à Schaeffler e muito orgulhoso do que construímos juntos nos últimos seis anos”, acrescentou.
O desporto motorizado está no ADN da Schaeffler há muitos anos. Os conhecimentos que a marca obtém no desporto motorizado fluem sempre para a investigação e desenvolvimento das suas soluções para automóveis de produção em série.
E cada vez mais, as ideias e os conhecimentos também fluem no sentido contrário, porque a Schaeffler faz parte do DTM e é parceira de inovação, trabalhando em estreita colaboração com o ADAC no desenvolvimento técnico e estratégico destas corridas.
Plataforma de inovação
Nesta temporada, o “táxi inovador” da Schaeffler, Audi R8 LMS GT2, contará, pela primeira vez, com tecnologia de direção às rodas traseiras. Durante os fins de semana de corrida do DTM, os fãs poderão dar uma volta com o carro cheio de inovação no circuito sentados ao lado do piloto de corrida profissional.
O “táxi inovador” também conta com o sistema Space Drive steer-by-wire e combustíveis sintéticos, introduzidos na temporada de 2023. “Sendo uma empresa líder em tecnologia, precisamos de crescer e desenvolver-nos constantemente”, afirmou Matthias Zink, CEO da Schaeffler Automotive Technologies.
“O ambiente dinâmico do DTM é a plataforma perfeita para isso porque o sucesso, seja no desporto ou nos negócios, tem tudo a ver com inovação, agilidade e eficiência”, frisou.
Tecnologias de chassis
Em 2023, a Schaeffler iniciou uma parceria com a Audi para apresentar as suas inovações técnicas no DTM num “táxi da inovação”. O Audi R8 LMS GT2 estará disponível a cada fim de semana de corrida para voltas exclusivas no circuito com o ex-piloto de DTM e F1 Markus Winkelhock ao volante.
Este ano, pela primeira vez, o “táxi” incorpora direção mecatrónica nas rodas traseiras, uma tecnologia de chassis inovadora desenvolvida pela Schaeffler e fornecida a fabricantes de automóveis globais para utilização na produção em série.
A tecnologia adiciona funcionalidade de direção inteligente ao eixo traseiro, permitindo maior manobrabilidade e estabilidade do veículo. O sistema é compacto, leve e silencioso.
Clément Feltz, diretor de Sistemas de Chassis da Schaeffler, explica como funciona: “O coração do sistema é a engrenagem planetária de rolos da Schaeffler, que converte o movimento rotativo em movimento linear. O que gira as rodas do eixo traseiro num movimento de direção. Outro componente central é o conjunto de energia, que compreende componentes eletrónicos, um motor elétrico e software”.
A outra tecnologia de chassis da Schaeffler incorporada no “táxi inovador” é o Space Drive, um sistema steer-by-wire que faz parte do veículo desde a temporada passada. Os sistemas steer-by-wire não incluem coluna de direção mecânica.
Em vez disso, os comandos de direção do piloto são transmitidos por fio em formato puramente digital e convertidos em movimento por atuadores. Esta inovação é das principais tecnologias facilitadoras para a condução autónoma.
Mais sobre a Schaeffler aqui.