A FORVIA HELLA está a lançar uma nova lâmpada de trabalho para veículos nas áreas de mineração, construção e silvicultura: a RokLUME 280N SMART permite que os operadores de máquinas personalizem a iluminação de trabalho para dar resposta às suas necessidades e condições de iluminação individuais. O sistema de iluminação é controlado através de um gateway. Os dados são transmitidos via Powerline Communication (PLC), o que garante uma transmissão de dados confiável.
“Com a RokLUME 280N SMART, estamos a revolucionar a iluminação de trabalho”, afirma Stefan Maierhofer, diretor de Gestão de Produtos de Luzes de Trabalho da FORVIA HELLA. “Nunca havia sido possível ajustar a iluminação de trabalho de forma mais específica e adaptá-la às diferentes condições e necessidades de trabalho”, frisa.
Por exemplo, o condutor pode escolher entre duas cores de luz diferentes. O teste de campo com clientes como fabricantes de veículos e operadores de minas mostrou que uma cor de luz âmbar ou verde melhora a visibilidade em caso de nevoeiro, chuva, neve e pó.
“A mudança de cor pode aumentar a visibilidade em muitas situações diferentes e permite um trabalho sem fadiga. Tal reduz o tempo de inatividade e aumenta a segurança, pois o ambiente de trabalho é mais fácil de reconhecer”, afirma Stefan Maierhofer, no mesmo comunicado.
Menos emissões de CO2
Além da cor, a temperatura de cor da RokLUME 280N SMART também pode ser ajustada continuamente de branco quente para branco frio. “O que reduz o brilho próprio e a fadiga ocular. A luz também pode ser reduzida dependendo das condições de iluminação atuais. Se as luzes de trabalho forem utilizadas como luzes diurnas, esta função reduz, ao mesmo tempo, o consumo de energia e, portanto, as emissões de CO2”, explica a empresa.
Se a RokLUME 280N SMART for adaptada, as funções serão controladas por intermédio de um painel de controlo. A função de memória no painel de controlo garante maior produtividade no trabalho.
“Pode ser usado para salvar até três configurações de iluminação individuais para as lâmpadas de trabalho. Com o toque num botão, o operador da máquina pode selecionar as suas configurações de iluminação personalizadas”, explica o mesmo documento.
“A operação é intuitiva e os botões são dimensionados para que possam ser facilmente operados mesmo com luvas. Para fabricantes de equipamentos de origem, a operação através da Interface Homem-Máquina (HMI) pode ser integrada. O gateway utiliza o protocolo CAN bus J1939 para comunicar com a IHM do cliente”, adianta a empresa.
Powerline Communication (PLC)
Outra vantagem da RokLUME 280N SMART: a lâmpada de trabalho comunica via Powerline Communication (PLC). “O que significa que não são necessários impulsos elétricos adicionais para controlo. A arquitetura existente do veículo pode ser simplesmente usada para comissionamento e instalação. A comunicação com fios permite que sejam superadas longas distâncias de forma eficiente e até mesmo áreas protegidas por metal podem ser alcançadas com qualidade de transmissão consistente”, sublinha.
O gateway da unidade de controlo central comanda cada lâmpada de trabalho via PLC e pode, assim, ajustar a iluminação de trabalho de acordo com as condições ambientais. Ao contrário das tecnologias sem fios, como o Bluetooth, a comunicação com a lâmpada de trabalho também é robusta contra sinais de interferência graças ao PLC.
A RokLUME 280N SMART está disponível em seis variantes de iluminação diferentes: longo alcance, curto alcance, feixe de lápis, inundação difusa, inundação de túnel ou iluminação ZEROGLARE.
A luz de trabalho também está equipada com um aviso vitalício. Por outras palavras, o “sistema avisa atempadamente antes que a vida útil da lâmpada de trabalho expire, evitando, assim, paragens não planeadas”, diz a empresa. E conclui: “A proteção anti roubo também está integrada. Se este recurso estiver ativado, a lâmpada de trabalho não funcionará em outras máquinas”.
Mais sobre a FORVIA HELLA aqui.