O Grupo Serca celebrou com entusiasmo o encerramento do seu primeiro dia dedicado à figura da mulher no setor automóvel. No âmbito do Dia Internacional da Mulher, sob o lema “Treading Strong in Aftermarket”, o evento realizou-se no dia 8 de março, reunindo mais de 120 profissionais do setor, no hotel Barceló Imagine, em Madrid.
“Este dia ficará registado na história do setor como o início de uma chamada disruptiva, transversal, inclusiva e diferencial. O Grupo Serca desafiou o convencional para preparar um dia especial e inovador no âmbito do Dia Internacional da Mulher, uma celebração inédita no setor”, afirma o comunicado.
A chamada para o evento começou na véspera, com um cocktail de boas-vindas aos participantes, e uma atividade de lazer, onde foi promovido o espaço de networking entre todos os tipos de profissionais, de diferentes cargos, bem como pertencentes a diferentes players dentro do evento.
A programação da ação do dia 8 de março destacou-se pelo conteúdo completo e abordagem diversificada, dando visibilidade a todos os agentes envolvidos no setor.
O dia começou de manhã cedo com as calorosas boas-vindas do presidente do Grupo Serca, Agustín García. A seguir, Aranca Negru, coordenadora Internacional, e Raquel Donaire, diretora de marketing do Grupo Serca, partilharam dados do ambiente do Grupo Serca a nível nacional e internacional, com a apresentação “Do prisma Serca”.
Este bloco começou com a intervenção de Aranca Negru, que, antes de revelar os dados, contextualizou a primeira apresentação do dia com informações da Serca, apresentados com o propósito de partilhar a filosofia e o esforço contínuo do grupo.
Desafios da transição
A responsável explicou ainda aos presentes que a próxima edição do Treading Strong in Aftemarket “não é apenas um evento da Serca mas sim uma ação para todo o setor, deixando as portas abertas para a próxima edição. O dia está organizado em colaboração com mais players pós-venda”, sublinhou.
Cristóbal José Colón, sócio da L.E.K. Consulting, prosseguiu com a apresentação intitulada “Desafios da Transição para o Veículo Elétrico”, com a qual forneceu dados sobre a situação atual e a evolução do mercado internacional e o comportamento social relativamente à eletrificação.
Fernando López, diretor-geral do GiPA, analisou em profundidade o “Comportamento das Mulheres Condutoras”, detalhando o crescimento do número de mulheres condutoras, e a importância que a figura feminina assume na tomada de decisões, tanto na reparação como na manutenção de veículos, como na seleção da oficina e/ou marcas de peças de reposição para reparação.
Mulheres no pós-venda
Depois de um coffee break, onde os participantes voltaram a ter espaço para networking, chegou o ponto alto do dia. Mesa de discussão intitulada “Mulheres no Pós-Venda” na qual estiveram representados todos os players do mercado.
Mulheres exemplares pelo seu profissionalismo e bom trabalho deram voz às diversas áreas da cadeia empresarial. Antonio Sánchez-Migallón, da OyE, foi o encarregado de moderar com maestria um painel de discussão no qual foram abordadas questões-chave para a indústria.
Neste espaço, Cristina San Martín, diretora de Coordenação, Projetos e Serviços da SERNAUTO, Paula Aldea, diretora de comunicação e marketing da ANCERA, Ana Ávila, diretora corporativa da CONEPA, Lara Torres, coordenadora da CETRAA, e Yvonne Rubio, diretora da MRyT e mundorecambio.info.
Depois de uma mesa de discussão, “no mínimo inovadora”, Begoña Morales, fundadora e CEO da CONESE, partilhou a sua visão sobre a integração de critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) na estratégia empresarial, ilustrando a sua apresentação com exemplos concretos de boas práticas. Destacou a importância do compromisso das empresas com a sustentabilidade, como algo que, segundo disse, deve ser “transparente e coerente”.
Outro dos momentos mais esperados foi a intervenção de Marta Blázquez, presidente da Faconauto e Faconauto Mulher. Na sua apresentação, intitulada “Juntas, Somos Mais Fortes”, Blázquez destacou a importância da colaboração e do empoderamento feminino no setor do pós-venda. “A sua liderança inspiradora ressoou entre os participantes, que aplaudiram o seu compromisso com a igualdade e a diversidade”, descreve a empresa.
Talento sem género
Loida Primo, empresária, oradora e criadora do método Eincoa, foi a encarregada de encerrar o dia com a sua palestra intitulada “Faça a Diferença Gerindo Talentos – O Método EINCOA”.
No seu discurso, partilhou reflexões valiosas sobre motivação, cocriação e “liderança consciente”. A sua abordagem participativa, entusiasmante, fresca e pragmática deixou uma marca indelével em todos os presentes.
“O Grupo Serca continua a liderar a inovação, abrindo novos horizontes e novas formas de fazer as coisas. Ter criado um contexto único e enriquecedor, deixa o grupo orgulhoso. Um evento onde homens e mulheres do setor se reúnem num momento único para colocar na mesa que o setor do pós-venda está cheio de oportunidades, colocando o talento antes do género e demonstrando que as mulheres estão a fortalecer-se dentro do aftermarket”, defende a empresa.
Mais sobre a Grupo Serca aqui.