“Embora muita atenção esteja, agora, voltada para a futura transição para a mobilidade elétrica, a grande maioria dos veículos que circulam nas estradas do Velho Continente ainda dispõem de motores de combustão, movidos a gasolina ou Diesel, que requerem estes componentes fundamentais”, adianta a Magneti Marelli Parts & Services.
“Além disso, o abrandamento dos ciclos de substituição de veículos, devido à recente crise económica e à incerteza dos consumidores, significa que, em muitos países, a começar por Itália, a idade média dos automóveis aumentou: isto implica maiores necessidades de manutenção e, com o aumento da quilometragem, substituição periódica de componentes”, sublinha a empresa.
Graças aos mais recentes desenvolvimentos e à introdução de componentes elétricos que permitem vários modos de propulsão híbrida, os motores de combustão interna reduziram, significativamente, as suas emissões. Em particular, os motores Diesel, que, graças às tecnologias previstas para a homologação Euro 6, atingiram níveis de emissões de NOx comparáveis aos dos motores a gasolina.
“As velas de ignição da Magneti Marelli Parts & Services, projetadas para dar resposta aos padrões de qualidade dos principais fabricantes europeus, garantem a otimização da condutividade térmica, a redução das interferências eletromagnéticas e a máxima fiabilidade do motor”, dá conta o comunicado.
“Os materiais utilizados para a sua construção são selecionados para resistir a qualquer stress mecânico, químico e elétrico. O que torna as nossas velas ideais para garantir sempre uma ignição ideal e, consequentemente, para reduzir o consumo de combustível e os níveis de emissões”, sublinha.
“A Magneti Marelli Parts & Services oferece uma linha completa de velas com diferentes características de construção para ir ao encontro de qualquer necessidade. Os materiais do elétrodo central variam de acordo com o tipo de vela e podem ser irídio, platina ou níquel”, explica.
Irídio
“É uma vela de ignição com elétrodo central feito de irídio, metal nobre de elevada resistência e adequado para grande desempenho. Facilita os arranques a frio, mesmo em condições climatéricas adversas, melhora o aproveitamento do combustível reduzindo o consumo, diminui as chances de ignição irregular e mantém as emissões dentro dos limites prescritos para cada tipo de veículo”, diz.
“A sua vida útil é maior do que a das velas de ignição tradicionais ou de níquel. Devido às suas excelentes características, é uma vela muito utilizada pelos fabricantes de equipamento de origem. A substituição é, geralmente, recomendada entre 80 mil e 100 mil km”, esclarece.
Platina
“Nesta vela da Magneti Marelli Parts & Services, o elétrodo central é a platina, um metal nobre muito resistente ao desgaste que permite reduzir o diâmetro do elétrodo, melhorando a ignição”, refere.
“Em comparação com as velas de níquel, oferece maior eficiência durante a fase de ignição, reduzindo o consumo de combustível, diminuindo as chances de ignição irregular e mantendo as emissões dentro dos níveis prescritos para o veículo. A substituição está programada a cada 60 mil km para velas de ignição de platina padrão e a cada 80 mil km para velas de dupla platina”, reforça a empresa.
Níquel
“Este tipo de vela é mais adequado para motores mais antigos ou com desempenho padrão que não requerem recursos especiais. A sua vida útil é mais curta, com um intervalo de substituição recomendado a cada 20 mil km, mas continua a constituir uma escolha fiável e economicamente conveniente”, afirma.
Velas de elevado desempenho
“Os motores Diesel ainda constituem uma parte significativa da mobilidade global, graças à sua elevada eficiência e às novas soluções tecnológicas, que minimizaram as emissões”, sublinha.
“Portanto, é de grande importância a disponibilidade de velas de pré-aquecimento, em cujo desenvolvimento a Magneti Marelli Parts & Services nunca deixou de investir. Ter velas de incandescência eficientes significa otimizar o consumo de combustível e manter as emissões dentro dos padrões prescritos pelos regulamentos Euro 6D”, reforça.
“A gama de velas de incandescência cobre as necessidades de 95% do parque circulante europeu e é composta por componentes fabricados com materiais de qualidade que suportam esforços intensos de vários tipos, sejam eles químicos, elétricos, térmicos ou mecânicos”, pode ler-se no mesmo documento.
“As suas características garantem arranques a frio ultrarrápidos, mesmo quando as condições ambientais são particularmente adversas. A qualidade é garantida pelo cumprimento dos mais elevados padrões da indústria, incluindo as certificações ISO 6550, ISO 7578 e ISO 17447-1 2015”, acrescenta a mesma fonte.
A gama de velas de incandescência da Magneti Marelli Parts & Services, inteiramente desenvolvida e fabricada na Itália, compreende três tipos de produtos, que, a seguir, se indicam.
Autorregulação
“As velas de incandescência metálicas com filamento duplo, equipadas com a mais recente tecnologia de pré e pós-aquecimento, permanecem acesas até três minutos após o arranque do motor, conforme exigido pela unidade de gestão, para minimizar ruídos e emissões”, diz.
Aquecimento instantâneo
Estas velas de incandescência metálicas apresentam uma tecnologia especial chamada ISS (Instant Start System), com tensão de alimentação variável, sendo controladas pela unidade de gestão e atingindo a temperatura de funcionamento em cerca de dois segundos.
“Isto permite a ignição quase instantânea de motores Diesel, semelhantes aos motores a gasolina, mesmo em condições ambientais particularmente desafiadoras (com temperaturas até -25°C)”, explica.
“Funcionam em combinação com uma unidade de controlo eletrónico que regula a absorção de corrente e a variação de temperatura de acordo com a necessidade do motor, mesmo durante a operação. Isto garante um processo de combustão contínuo e estável, levando à poupança de combustível para o condutor e à redução de emissões”, frisa.
Equivalente cerâmico ISS
“Estas velas de incandescência de aquecimento instantâneo são equivalentes às de cerâmica fornecidas para equipamento de origem e podem suportar temperaturas de funcionamento mais elevadas, contribuindo para a redução do consumo de combustível e das emissões”, refere.
“Equipados com tecnologia ISS, diferenciam-se das de aquecimento instantâneo por apresentarem um filamento duplo, soldado com uma liga especial, e dispõem de tempos de aquecimento muito curtos. Atingem temperaturas de até 950°C em menos de dois segundos e podem atingir, no máximo, 1.150°C durante o pós-aquecimento”, sublinha a empresa.
As velas de incandescência da Magneti Marelli Parts & Services, desenvolvidas e fabricadas em Itália, “garantem elevado desempenho mesmo em situações em que o veículo é submetido a intenso stress mecânico, longa durabilidade e redução no consumo de combustível e emissões”, defende.
“Com ampla gama conta com mais de 30 linhas de produtos e a Magneti Marelli Parts & Services oferece soluções abrangentes e fiáveis para todas as necessidades de manutenção e reparação automóvel, assegurando desempenho superior e satisfação do cliente”, conclui.
Mais sobre a Magneti Marelli aqui.