A Niterra, especialista em ignição e eletrónica de veículos, acaba de anunciar a adição de 53 novas válvulas EGR de última geração da sua marca NTK Vehicle Electronics.
“As novas referências cobrirão um parque automóvel adicional de, aproximadamente, 25 milhões de veículos e ajudarão a expandir o parque automóvel total da empresa para mais de 110 milhões de veículos na região EMEA”, afirma a empresa, em comunicado.
“Os novos produtos proporcionam um aumento de 50% nas referências de peça atuais. Além disso, cinco novas referências EGR são adicionadas com um cooler, elevando o total para sete dessas peças na linha, que são precedidas por um ‘C’ no número do tipo NTK”, explica a Niterra.
“As regras de emissões mais rigorosas da União Europeia e um impulso geral para fornecer motores de combustão mais limpos correspondem ao objetivo da Niterra de aumentar a sua oferta de válvulas EGR e de fornecer mais referências de peças e maior cobertura na região EMEA”, garante.
“A crescente procura por parte dos clientes e o aumento da necessidade de componentes eficientes que reduzam eficazmente as emissões e ajudem a proteger o ambiente, significam que estas referências têm um forte potencial de crescimento futuro”, sublinha.
“Crucialmente, estas referências adicionais abrangerão vários fabricantes de automóveis asiáticos atualmente ausentes da linha de produtos, tais como aplicações para veículos Hyundai, Kia, Mazda, Daihatsu e Suzuki, incluindo a referência EGE5-V116 para o popular crossover Grand Vitara II. Outras referências notáveis incluem EGE5-D064, que abrange vários modelos populares da Volvo, incluindo C30, S40, V40 e XC60”, continua.
Rigorosos padrões de qualidade
“A expansão contínua da nossa gama de válvulas EGR de última geração permite-nos oferecer este componente topo de gama a ainda mais clientes, incluindo mais fabricantes de automóveis asiáticos. É, também, uma prova da nossa capacidade de satisfazer continuamente as exigências do mercado de pós-venda da indústria automóvel com peças de alta qualidade e sublinha a nossa capacidade de fornecer aos nossos clientes todas as suas necessidades eletrónicas de veículos”, dá conta Frank Massia, diretor de marketing Aftermarket EMEA da Niterra.
Quando a ampliação da gama de válvulas EGR estiver concluída, em 2025, haverá um total de 153 referências de peças e uma cobertura do parque automóvel da EMEA de 121 milhões. O foco será dado à consolidação da gama e à identificação de novas unidades de manutenção de stock.
“Os rigorosos padrões de qualidade da Niterra determinam que estas novas válvulas foram submetidas a testes extensivos sob as condições mais extremas para aderir às rigorosas normas Euro da CE e oferecer um excelente desempenho em termos de emissões, em linha com os seus equivalentes OE”, assegura a empresa.
As válvulas EGR foram utilizadas, pela primeira vez, na Europa na década de 1990 para cumprir as normas de emissões Euro 1. Embora estejam instalados em todos os automóveis Diesel fabricados atualmente, apenas 30% dos automóveis a gasolina estão equipados com este componente.
Em alguns modelos novos, estão instaladas duas válvulas EGR – uma unidade de baixa pressão e uma de alta pressão – o que aponta para uma forte procura de peças de substituição no mercado de pós-venda no futuro.
“As válvulas EGR são fundamentais para tornar os motores de combustão mais limpos e funcionam (re)circulando os gases de escape no coletor de ar para reduzir a quantidade de gases de óxidos de nitrogénio (NOx) emitidos durante o processo de combustão”, esclarece a Niterra.
“Sete desses principais componentes do mercado de reposição foram lançados em meados de janeiro de 2024 e já estão em stock e disponíveis para venda, com os 46 restantes a serem lançados até final de março, quando os clientes poderão localizar referências de peças específicas no TecDoc e, oportunamente, no Part Finder e no catálogo impresso”, acrescenta a mesma fonte.
Mais sobre a Niterra aqui.