“O MOVE+ é um sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis, criado pela ADENE para promover a mobilidade eficiente”, começa por explicar a Continental, em comunicado.
“Para além de classificar a frota, o MOVE+ permite, também, identificar oportunidades de poupança de combustível (redução de custos) e de minimização de impacto ambiental, através de uma gestão otimizada da frota”, acrescenta.
A equipa de frotas da Continental Pneus Portugal concluiu, no final de 2023, o curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+. Uma formação que tem como objetivo a qualificação de profissionais para atuação no âmbito do sistema de avaliação e classificação energética de frotas automóveis, bem como o reforço de competências de gestores de frota.
“Esta certificação dota a Continental Pneus Portugal e a sua equipa de novas competências, alinhadas com o conceito LODC (Lowest Overall Driving Cost) e as atuais necessidades do mercado, muito focadas na sustentabilidade e numa mobilidade mais eficiente e com redução de custos”, pode ler-se no mesmo documento.
E vai mais longe: “Esta formação pretende ser uma ferramenta de apoio às empresas na melhoria progressiva da ecoeficiência da sua frota automóvel”.
Com esta certificação, a equipa da Continental está habilitada para atuação no âmbito do sistema de avaliação e classificação energética de frotas, através de auditorias periódicas com a metodologia MOVE+, avaliando as práticas de gestão das viaturas, dos condutores, da manutenção e dos consumos da frota.
Os resultados são utilizados para emitir uma classificação de desempenho energético da frota, onde é atribuída uma classe de desempenho entre “F” (menos eficiente) e “A+” (mais eficiente), identificando as oportunidades de melhoria de desempenho.
Mais sobre a Continental aqui.