A ZF Aftermarket está a expandir, rapidamente, a sua gama de peças de substituição para viaturas elétricas. O mais recente produto disponibilizado para o mercado de pós-venda independente é o servofreio eletrónico (EBB) da marca TRW.
“Este sistema é parte integrante do sistema de travagem de veículos que não têm motor de combustão interna ou que o utilizam apenas ‘intermitentemente’ (híbridos plug-in). As primeiras aplicações são para os modelos elétricos Volkswagen ID.3 e ID.4”, avança a empresa, em comunicado.
Os veículos elétricos e os automóveis híbridos plug-in colocam novos desafios ao sistema de travagem. “Por um lado, o sistema de controlo dos travões deve ser capaz de combinar o efeito de dois sistemas de desaceleração (recuperação e travagem por fricção convencional)”, afirma.
“Isto deve acontecer de forma impercetível para o condutor e recuperar o máximo de energia possível. Por outro lado, nos veículos eletrificados, o aumento de potência por intermédio de vácuo, que existe há décadas, já não funciona, pelo que é necessária uma nova fonte de energia para a assistência à potência de travagem”, explica a ZF.
Com o TRW Electronic Brake Booster, a ZF desenvolveu um sistema de travagem que cumpre estes requisitos, mas que oferece, também, uma vasta gama de funções de conforto e assistência ao condutor.
“Estas começam por incluir RBC (Roll Back Compensation – compensação por maior curso do pedal em sistemas de travagem de baixa resistência) e PFC (Pedal Force Compensation – pressão uniforme do pedal independente da proporção de travagem regenerativa na respetiva situação de condução)”, revela.
Mas há mais: “EBR (External Braking – fornecimento automático da pressão de travagem e do caudal volumétrico em função dos requisitos do sistema de controlo da dinâmica do veículo); EPC (Enhanced Performance Curve – características de assistência variáveis baseadas em software; PRL (Pressure Reduction Logic – redução de pressão no pedal durante a paragem do veículo ou intervenção de ABS”, acrescenta. Além disso, o sistema é capaz de suportar, no futuro, funções de condução altamente automatizadas e autónomas.
Todas as classes de veículos
O servofreio eletrónico não só elimina a necessidade de bomba de vácuo e dos tubos que a acompanham, como, também, requer pouco espaço de instalação graças ao seu design compacto.
“Garante ainda um aumento mais rápido da pressão de travagem do que um servofreio a vácuo, o que resulta em distâncias de travagem mais curtas em situações de emergência”, sublinha a ZF.
O EBB pode ser utilizado em diferentes classes de veículos. Atualmente, o sistema é utilizado como equipamento de origem (OE) em diversos modelos baseados no Modular Electric Building Kit (MEB) da Volkswagen. A gama estende-se do ID.3 ao ID.Buzz MPV, passando pelo ID.4.
Agora, sob a marca TRW, a ZF Aftermarket disponibiliza o servofreio eletrónico para o mercado de pós-venda independente. Inicialmente, são três referências que cobrem as seguintes aplicações: VW ID.3, ID.4, ID.5, Audi Q4 e-tron, Škoda Enyak e Cupra Born. A ZF Aftermarket planeia continuar a expandir o seu portefólio de peças de substituição.
“O servofreio eletrónico da marca TRW destaca, mais uma vez, a nossa abordagem holística para garantir que as inovações da ZF, para equipamento de origem, estão disponíveis para os nossos parceiros do mercado de pós-venda o mais cedo possível”, afirma Markus Wittig, responsável de Business Line Passenger Car Aftermarket.
“Está firmemente ancorado no nosso ADN proporcionar ao mercado de pós-venda conhecimentos técnicos em primeira mão e prepará-lo de forma otimizada para os desafios do futuro”, conclui o responsável.
Mais sobre a ZF aqui.