powered by

Oito gerações em cinco décadas: 2024 é o ano do Golf para a Volkswagen

Em 1974, a Volkswagen lançava o Golf para suceder ao Carocha, modelo que assumiu, rapidamente, um papel pioneiro na sua classe. Seguiram-se-lhe mais sete gerações.

“O Golf é um modelo de referência da marca Volkswagen e representa a expressão bestseller como quase nenhum outro. Foram vendidos mais de 37 milhões de veículos em oito gerações”, começa por dar conta a marca alemã.

“A Volkswagen está a celebrar este modelo popular ao assinalar o seu 50.° aniversário em 2024. O Golf marcou a mobilidade não só na Alemanha, mas, também, no resto do mundo”, refere.

“Durante as celebrações de aniversário, a marca vai, não só, recordar o passado, como, também, apresentar o novo Golf no final de janeiro e que, tal como os seus antecessores, será acompanhado por inúmeras inovações aplicadas à produção em série. O lançamento em Portugal está previsto para o terceiro trimestre de 2024”, adianta.

O europeu de maior sucesso

 Foi uma revolução automóvel quando, em 1974, a Volkswagen apresentou o primeiro Golf e, consequentemente, o sucessor do lendário Carocha: com tração dianteira (em vez de motor traseiro) e uma nova conceção graças à grande porta da bagageira e ao encosto do banco traseiro rebatível.

Check-up Media VW Golf Mk1
Check-up Media VW Golf Mk1 interior

Além disso, o design de linhas retas criado por Giorgetto Giugiaro ajudou a Volkswagen a assumir um novo estilo, que também foi mantido nos seus sucessores. O Golf tornou-se, rapidamente, num verdadeiro “Volkswagen” e a meta do primeiro milhão de unidades vendidas foi alcançada logo em 1976.

Até à data, foram entregues mais de 37 milhões de unidades. Desta forma, o modelo compacto é o automóvel europeu de maior sucesso, o Volkswagen mais vendido de todos os tempos e um ícone.

“Independentemente da geração, o segredo do sucesso foi (e continua a ser) a soma de todas as suas características. Isto porque o Golf sempre foi um companheiro perfeito para o dia a dia, personificando versatilidade, funcionalidade, fiabilidade e qualidade”, assegura a Volkswagen.

E vai mais longe: “Ao longo das décadas, a gama foi alargada a outras variantes: Golf GTI, Golf Cabriolet ou Golf Variant, entre muitas outras. Em cada uma das novas gerações de modelos foram incorporadas as tecnologias mais avançadas, princípios e elementos de segurança e características de maior conforto na classe dos compactos”.

Check-up Media VW Golf Mk 1 AE 276
Check-up Media VW Golf Cabrio

Segundo afirma, “o Volkswagen Golf democratizou, portanto, não só tecnologias como o catalisador e o sistema de travagem anti bloqueio (ABS), mas, também, airbags, cruise control e sistemas de assistência eletrónica à condução, bem como sistemas de propulsão mild hybrid e plug-in hybrid”.

Em ano de 50.° aniversário, a Volkswagen irá apresentar uma evolução da oitava geração do Golf, que, diz, “irá impressionar com o design refinado, novos sistemas de assistência e novos grupos motopropulsores, bem como sistemas de infoentretenimento e de software da próxima geração”. A estreia mundial do novo Golf será dentro de algumas semanas e o lançamento em Portugal está previsto para o terceiro trimestre de 2024.

Manter a história viva

A Volkswagen Classic também vai acompanhar o Golf no ano do seu 50.° aniversário e vai apresentar modelos históricos da coleção Volkswagen em diversas ocasiões. De 31 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, a primeira e sétima gerações do Golf irão reforçar a presença da Volkswagen França no Salão Rétromobile de Paris.

Logo a seguir, de 2 a 4 de fevereiro de 2024, a Volkswagen apresentará um Golf I e o concept car EA 276 único – o antecessor do Golf de 1969 desenvolvido em Wolfsburg – no “Bremen Classic Motorshow”.

Mais sobre a Volkswagen aqui.

Mercedez EQE

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Em estrada