A Stellantis e a Valeo estão a celebrar a sua cooperação estratégica de economia circular com o lançamento da primeira câmara de vídeo remanufaturada montada no para-brisas pela Valeo no seu Laboratório de Eletrónica Circular em Nevers.
Esta estreia define o caminho da Stellantis como o primeiro fabricante de automóveis a oferecer câmaras de vídeo refabricadas, tornando-a pioneira em toda uma nova linha de produtos dedicada a ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) na gama SUSTAINera REMAN.
As duas empresas são parceiras de longa data e estão empenhadas em salvaguardar os recursos naturais, ao mesmo tempo que geram valor financeiro.
“A Stellantis tem como meta levar a indústria ao Carbono Líquido Zero até 2038 e a Economia Circular desempenha um papel fundamental para atingir esse objetivo nas estratégias das empresas e a remanufatura é um dos principais impulsionadores”, avança a Valeo.
“A remanufatura é um processo industrial padronizado que prolonga a vida útil de um produto usado, restaurando o seu desempenho e funcionalidade originais. Também garante qualidade e desempenho consistentes, juntamente com a mesma garantia das peças novas. Esta fiabilidade torna-o num componente crucial das estratégias de economia circular de ambas as empresas”, sublinha o comunicado.
“Aproveitando a sua presença global, a Valeo tem 40 anos de experiência na remanufatura de produtos mecânicos. O seu portefólio de remanufatura abrange motores de arranque, alternadores, compressores de ar condicionado, pinças de travão, volantes bimassa, conversores de binário, embraiagens reforçadas e embraiagens duplas húmidas, através de um programa para todas as marcas”, explica.
“Como prova das suas capacidades e do seu sucesso, a Valeo refabrica, atualmente, um milhão de produtos por ano e pretende duplicar esta capacidade até 2030, amplificando ainda mais o seu impacto”, explica a Valeo.
Através do selo SUSTAINera, a Stellantis oferece peças sobressalentes remanufaturadas para automóveis com uma ampla gama de 13.000 referências em 37 linhas de produtos diferentes.
O seu portefólio inclui motores de arranque, alternadores, embraiagens, turbos, injetores, pinças de travão, módulos de controlo eletrónico, unidades de controlo, multimédia, depósitos SCR, transmissões, motores e baterias de alta tensão para veículos elétricos.
“A Valeo dispõe do portefólio mais amplo entre os fornecedores de remanufatura da Stellantis, abrangendo seis famílias de produtos. A Stellantis e a Valeo pretendem continuar a expandir a sua gama de produtos, colocando a inovação da refabricação na vanguarda da revolução da eletrificação e dos ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor)”, pode ler-se.
“Em 2022, a Valeo estabeleceu o Laboratório de Eletrónica Circular em Nevers, com foco numa abordagem Reman exclusiva para desenvolvimento, testes e entrega de produtos rápidos e de alta qualidade”, reforça a empresa.
Em colaboração com a Stellantis, a Valeo lançou, com sucesso, uma câmara remanufaturada de vídeo no espaço de um ano, “poupando até 99% dos recursos naturais em comparação com as novas”, diz. “Esta câmara, a primeira desse tipo da Valeo, oferece a mesma garantia e desempenho de dois anos do que as peças novas”, conta.
“A Stellantis é o primeiro fabricante de automóveis a integrá-la na sua oferta de pós-venda e a tornar-se pioneira em toda uma nova linha de produtos dedicada a ADAS na gama SUSTAINera REMAN, contando, agora, com 38 linhas de produtos”, acrescenta.
“SUSTAINera, o rótulo que identifica a oferta de peças sobressalentes da economia circular da Stellantis, garante até 80% de poupança de matéria-prima e até 50% de CO2 não emitido em comparação com peças novas equivalentes. A Valeo é o primeiro fornecedor a implementar os novos rótulos de segurança SUSTAINera, que exibem o novo rótulo de economia circular”, diz.
Alison Jones, vice-presidente de Economia Circular Global, afirma que “este é um ótimo exemplo de como a Stellantis e a Valeo fornecem novos produtos de remanufatura através do desenvolvimento colaborativo entre fornecedores e clientes para um futuro sustentável. Juntos, estamos comprometidos em alcançar o nosso desafio de sermos carbono líquido zero, garantindo a sustentabilidade para clientes, colaboradores, empresa e planeta”.
Mino Yamamoto, diretor de Economia Circular do Grupo Valeo, reforça a ideia: “Com a visão de dar uma contribuição positiva para preservar os recursos do nosso planeta, a Valeo está, continuamente, a ultrapassar limites para desenvolver soluções inovadoras que promovam a economia circular”.
E conclui: “Graças à qualificação dos nossos colaboradores no Circular Electronics Lab, de Nevers, e à colaboração bem-sucedida com a Stellantis, temos orgulho de expandir a nossa gama Reman com as primeiras câmaras de vídeo refabricadas”.
Mais sobre a Valeo aqui.