À medida que os veículos se tornam cada vez mais ligados aos dados, novos sistemas de prognóstico e diagnóstico parecem destinados a transformar a forma como pensamos acerca da saúde, reparação e manutenção dos veículos.
“A Garrett Motion está na vanguarda desta revolução, aproveitando o poder da Inteligência Artificial através do seu inovador Diagnostic Reasoner – uma abordagem habilitada para “nuvem” com vista a otimizar o desempenho de veículos e frotas”, garante a empresa.
Como funciona?
“O Diagnostic Reasoner funciona integrando avanços na modelagem de falhas, indicadores de saúde do veículo, dados de campo e análises inteligentes para fornecer monitorização remota, em tempo real, de sistemas mecânicos e eletrónicos numa variedade de condições de condução”, adianta.
“É um sistema disponível para fabricantes de automóveis, proprietários, gestores de frotas e fornecedores de componentes, fornecendo um fluxo contínuo de dados sobre o estado do veículo para detetar anomalias no sistema e identificar e corrigir potenciais falhas antes que causem uma avaria ou um acidente”, acrescenta.
“Há uma revolução em curso nos prognósticos e diagnósticos de veículos conectados que transformará a forma como pensamos acerca da saúde dos veículos”, afirma Volkan Deveci, diretor-geral da equipa global de Veículos Conectados.
“O Diagnostic Reasoner, da Garrett, leva a gestão da integridade e a resolução de falhas a um novo nível, fornecendo dados de desempenho em tempo real que permitem manutenção preventiva e substituição de peças. Na verdade, corrigindo um risco potencial antes que ele se torne num problema”, sublinha.
“E como o sistema integra guias de resolução de problemas e procedimentos detalhados de reparação e manutenção, os técnicos que trabalham para retificar alertas de falhas gerados automaticamente seguem processos de reparação passo a passo prescritos, evitando, assim, dispendiosos tempos de oficina “nenhum problema encontrado”.
O que monitoriza?
“O Diagnostic Reasoner verifica, continuamente, os sistemas do veículo remotamente e analisa grandes volumes de dados do veículo em vários cenários operacionais, levando em consideração as condições de condução, ambientes adversos e mensagens de falha do veículo”, diz.
“Fá-lo monitorizando diagnósticos e sensores a bordo ligados às principais medidas de saúde do veículo, incluindo desempenho do motor, emissões, eficiência de combustível e arquiteturas elétricas e eletrónicas”, revela.
O sistema “aprende”, progressivamente, a interpretar os sintomas em diferentes tipos de veículos e condições de funcionamento, o que ajuda os fabricantes de veículos e componentes, gestores de frotas e equipas de manutenção a agendar reparações e serviços atempados para maximizar o tempo de atividade do veículo.
“Ao analisar esses dados em tempo real, a IA inerente ao Diagnostic Reasoner pode identificar desvios do desempenho esperado do veículo, avaliar o risco e gerar alertas para as ações necessárias”, dá conta Volkan Deveci.
“E como o sistema é compatível com telemática, frotas inteiras podem ser monitorizadas quanto à saúde e os problemas resolvidos de maneira oportuna e económica para minimizar o impacto geral”, salienta o responsável.
Informações disponíveis
O Diagnostic Reasoner fornece acesso a uma grande variedade de dados de veículos através de uma área de trabalho dinâmica. “A capacidade de comparar dados em tempo real com padrões históricos por modelo permite aos utilizadores identificar possíveis falhas, mau funcionamento ou comportamento anormal, contextualizados pelo ambiente operacional”, refere.
“Esta capacidade de prognóstico permite que os proprietários de veículos ou técnicos de oficina adotem uma estratégia de manutenção de ‘prever e prevenir’. E com guias de solução de problemas integrados, arquiteturas eletrónicas detalhadas e procedimentos de reparação definidos, o risco de erro do técnico – e qualquer custo associado – é minimizado”, acrescenta a mesma fonte.
Quais são os benefícios?
“A monitorização contínua da integridade do veículo e dos componentes disponível através do Diagnostic Reasoner fornece diagnósticos de falhas até 50% mais rápidos do que os processos convencionais e mais de 95% de precisão na deteção verdadeira”, explica Volkan Deveci.
“Ao mesmo tempo, os calendários de manutenção podem ser geridos de acordo com a necessidade e o ambiente operacional, não por quilometragem arbitrária ou critérios de intervalo. Isto é possível porque estamos a criar um ambiente que deteta falhas antes que elas causem detalhamento e aproveita dados para determinar a melhor e mais oportuna intervenção para otimizar o desempenho da frota”, diz.
“O nosso sistema permitirá mais de 40% de economia de recursos e materiais para substituição incorreta de peças”, afirma. “Na verdade, o Diagnostic Reasoner coloca melhores informações nas mãos dos gestores, seja identificando a necessidade de substituição preventiva de peças ou garantindo reparações “certas à primeira vez”, através do guia prescritivo de procedimentos a bordo.
“Isto proporciona uma alocação de recursos mais eficiente, melhor planeamento de reparações e calendários de manutenção otimizados com insights baseados em dados. O resultado é maior eficiência, redução dos custos de mão de obra e máximo tempo de atividade do veículo”, diz.
“Para os fabricantes de automóveis, a integração do nosso Diagnostic Reasoner nos veículos pode não só melhorar a satisfação do cliente e reduzir os custos de garantia, como, também, pode fornecer dados valiosos para futuras melhorias do produto”, continua Volkan Deveci.
“E, claro, tornar-se-á ainda mais importante no futuro como parte do ecossistema emergente de veículos autónomos, abrindo caminho para um ambiente de mobilidade mais seguro e mais fiável”, conclui a Garrett.
Mais sobre a Garrett aqui.