A Cepsa chegou a acordo para adquirir a rede de estações de serviço da Ballenoil, atualmente composta por mais de 220 estabelecimentos em Espanha. Através desta operação, sujeita à aprovação das autoridades competentes, a empresa de energia expande o seu negócio de postos de serviço, ultrapassando, assim, os 2.000 estabelecimentos no mercado ibérico.
A empresa manterá a marca Ballenoil, bem como o seu modelo de negócio e estrutura atual, para consolidar a sua posição no segmento low cost e oferecer ao mercado uma gama de combustíveis com preços acessíveis que facilitam a mobilidade num contexto de elevada volatilidade de preços, inflação mais elevada e forte crescimento da procura pelo modelo de baixo custo.
Com este acordo, a rede de estações Ballenoil desenvolverá um plano de crescimento para atingir as 500 estações em 2027. “Da mesma forma, a Cepsa tem como objetivo fazer da Ballenoil a referência em termos de sustentabilidade no segmento low cost, para o qual reforçará, progressivamente, a oferta de pontos de carregamento elétrico e incorporará a venda de biocombustíveis”, avança a Cepsa, em comunicado.
“O nosso objetivo é consolidar a Ballenoil como marca líder no modelo low cost e posicioná-la como uma referência em termos de sustentabilidade neste segmento. Continuaremos, em paralelo, a transformar a nossa rede de postos premium, onde os clientes encontrarão diferentes soluções energéticas cada vez mais descarbonizadas e serviços complementares de restauração e ultra conveniência. Com esta operação, a Cepsa chegará aos 2.000 postos de abastecimento no mercado ibérico, onde poderemos servir diferentes perfis de clientes”, afirma Pierre-Yves Sachet, diretor de Mobilidade e Novo Comércio da Cepsa.
Por sua vez, a Ballenoil garante que este acordo com a Cepsa representa um apoio ao projeto Ballenoil e fortalece o seu plano futuro, promovendo o crescimento da rede e a incorporação de novas energias, além de garantir o fornecimento de combustível.
A rede de postos Ballenoil, que implementou em Espanha um novo e revolucionário modelo de negócio para a exploração de postos automatizados no segmento low cost, está, atualmente, presente em todo o território peninsular espanhol.
A rede é pioneira e referência no abastecimento ágil e simples de combustíveis, com atendimento 24 horas, presença de colaboradores nos postos em horário comercial e serviço de lavagem de carros.
Para facilitar o abastecimento dos clientes, a Ballenoil dispõe de uma aplicação, denominada Ballenoil “Easy Fuel”, e de um serviço que permite ao utilizador identificar-se através do seu documento de identificação, denominado “DNI&Go”.
Paralelamente, a Cepsa manterá o seu modelo premium de postos Cepsa, onde os clientes podem usufruir de uma oferta multienergia e ultra conveniência, incluindo serviços suplementares de restauração, supermercado, recolha de encomendas ou parafarmácia e continuará a desenvolver o seu programa de fidelização para fornecer maiores descontos e vantagens aos seus clientes.
No âmbito da sua estratégia 2030, “Movimento Positivo”, a Cepsa está a trabalhar para se tornar numa “referência no âmbito da transição energética”, assegura a empresa. “Para isso, pretende transformar-se numa empresa mais focada nas necessidades de seus clientes, que também enfrentam os seus próprios desafios de descarbonização”, acrescenta.
“No domínio da mobilidade sustentável, a Cepsa está a transformar a sua rede de estações de serviço, a segunda maior de Espanha e Portugal, em espaços digitalizados que oferecem uma grande variedade de serviços de ultra conveniência e restauração, bem como soluções multienergéticas para reabastecimento em estrada e, ao mesmo tempo, alternativas para o transporte pesado terrestre, marítimo e aéreo, através do desenvolvimento de moléculas verdes, nomeadamente biocombustíveis de segunda geração e hidrogénio verde”, explica a empresa.
Atualmente, a Cepsa dispõe de mais de 130 pontos de carregamento ultrarrápido nos seus postos de abastecimento e está a desenvolver mais 330, estabelecendo como objetivo para 2030 ter este tipo de carregadores em mais de 1.000 postos da sua rede.
Estes carregadores de, pelo menos, 150 kW permitem carregar em, aproximadamente, 10 minutos (para carregar cerca de 80% da bateria), dependendo do modelo do veículo.
Mais sobre a Cepsa aqui.