powered by

Bosch apresenta software e novos sistemas de powertrain no EICMA 2023

Gigante tecnológico revela sistemas inovadores de assistência para veículos de duas rodas, powertrain, bem como soluções de eletrificação e conectividade inteligente.

Digital, conectado, eletrificado: o mundo da mobilidade está a mudar e as motos também. “Tendo já tornado o motociclismo mais seguro com o seu controlo de estabilidade da moto (MSC), a Bosch tem uma série de outras inovações tecnológicas na manga. Com sistemas inovadores de assistência ao condutor e de powertrain, bem como novas soluções de eletrificação e conectividade inteligente, permanece na via rápida do segmento de duas rodas”, avança o gigante tecnológico, em comunicado.

“O mundo das duas rodas está a passar por mudanças fundamentais e a Bosch está a tornar as motos adequadas para o futuro. Além disso, conhece bem o software e a mobilidade elétrica – e está a trazer esse conhecimento para o mundo dos motociclos”, afirmou Geoff Liersch, responsável de Two-Wheeler & Powersports da Bosch, no salão de motos EICMA 2023, em Milão.

A procura por soluções Bosch para motos e veículos desportivos motorizados está a aumentar, assim como os números do negócio: de 2019 a 2023, as vendas de veículos motorizados e de duas rodas da Bosch cresceram, em média, 8%, apesar de um ambiente económico volátil.

“O crescimento médio do mercado global de motos no mesmo período foi de apenas 1% a 2%. A Bosch tem, agora, um total de cerca de 500 associados em todo o mundo a trabalhar em ideias e soluções de ponta para motos, quadriciclos e motos de neve de hoje e de amanhã – um aumento que triplicou desde 2016”, explica.

Ao mesmo tempo, a equipa tem acesso à rede da Bosch Mobility de desenvolvedores e engenheiros. “A Bosch é um importante impulsionador da inovação no mercado de duas rodas. Oferecemos aos nossos clientes tudo, desde componentes individuais até soluções completas de sistemas. Isso torna-nos bem-sucedidos, tanto do ponto de vista tecnológico quanto comercial”, sublinhou Geoff Liersch.

Progresso tecnológico

Cada vez mais “padrão” no setor automóvel, as funções sob requisito também ganham espaço nos veículos de duas rodas. “Aqui, a Bosch continua a desenvolver as suas competências essenciais: criar soluções que combinem o progresso tecnológico e o prazer de condução”, salientou. As soluções de software da Bosch significam que os motociclistas podem instalar novas funções mesmo depois de adquirirem o seu veículo.

“Dependendo do fabricante, as atualizações darão aos futuros clientes a oportunidade de adicionar recursos posteriormente, proporcionando-lhes uma experiência de condução personalizada ao longo da vida útil do veículo”, reforçou Geoff Liersch.

Check-up Media Bosch EICMA 2

“Graças à nossa abrangente experiência em sistemas, podemos projetar essas atualizações para todas as principais funções do veículo”, assegurou.

Modos de pilotagem especiais ou avançados para utilização em pista ou off-road, bem como funções de conveniência para a próxima viagem longa, podem, assim, ser adicionados sob requisito.

Tal é feito facilmente através do próprio smartphone do condutor: as novas funções são descarregadas na aplicação do fabricante do veículo e, depois, aplicado no motociclo”, acrescentou o responsável.

Para os fabricantes, esta solução também se aplica aos veículos elétricos de duas rodas. Por exemplo, o acelerador para diferentes velocidades pode ser definido ou removido, dependendo dos requisitos do país ou da classe da carta de condução.

“Com a mesma arquitetura funcional, a Bosch permite atualizações de software over-the-air. Podem ser descarregadas da ‘nuvem’ através de uma aplicação no smartphone do próprio piloto e carregados na moto ou veículo desportivo – por exemplo, para realizar atualizações relevantes ou melhorar funções do veículo. O que aumenta a segurança e a conveniência, ao mesmo tempo que ajuda os fabricantes a servir o mercado mais rapidamente e a impulsionar a inovação com mais facilidade”, explicou a mesma fonte.

Novo powertrain

O software não é a única área onde a Bosch está a fazer progressos. Ao nível do hardware, a empresa está a concentrar-se em novos desenvolvimentos para uma gestão eficiente do motor de combustão interna, ao mesmo tempo que trabalha em soluções para grupos motopropulsores elétricos.

Check-up Media Bosch EICMA 3

Até 2026, a Bosch pretende gerar vendas de mobilidade elétrica em todo o grupo no valor de seis mil milhões de euros – uma tendência que também está a ganhar impulso na unidade de negócios Two-Wheeler & Powersports.

“Especialmente nos países asiáticos, onde os veículos de duas rodas são frequentemente a espinha dorsal da mobilidade, a eletrificação pode ajudar a trazer enormes melhorias na qualidade do ar local e na qualidade de vida”, adiantou Geoff Liersch.

Embora o foco, até agora, tenha sido nas classes de desempenho menores de sistemas de acionamento elétrico de até 3 kW, a Bosch está, agora, a desbravar novos caminhos.

A sua propulsão elétrica integrada de 6 kW combina o prazer de condução com a utilidade diária. “Os seus valores de desempenho tornam o novo motor ideal para arquiteturas de veículos, como scooters grandes ou motos clássicas, tanto em ambientes urbanos ambientes e para viagens cross-country”, afirmou o responsável.

E acrescentou: “Com a produção a começar em 2025, o novo motor Bosch de 6 kW permitirá aos fabricantes eletrificar segmentos de veículos de duas rodas que até agora tendiam a apresentar tecnologia de motor de combustão. Desta forma, estamos a satisfazer não só as necessidades diárias de mobilidade nas cidades, como, também, o desejo de desfrutar da condução fora dos centros urbanos”.

A solução “dois em um” da Bosch oferece um conceito integrado de gestão do motor com controlo do veículo e inversor. Conhecida como solução one-box, o seu design compacto liberta espaço de armazenamento para a bateria no veículo – de forma semelhante ao eixo elétrico da Bosch para automóveis.

“Além disso, o motor dispõe de um conceito de arrefecimento passivo: o inversor é arrefecido pela corrente de ar em vez de um complexo sistema de refrigeração a água. Os fabricantes que optam pelo novo motor elétrico da Bosch podem, assim, poupar nos custos do sistema”, conclui a empresa.

Mais sobre a Bosch aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Internacional

Atualidade