Os projetos dos Consorci Zona Franca de Barcelona, Antolín e Volvo Cars, Cesvimap, Birziplastik, Retema e Ministério do Desenvolvimento Sustentável de Castela La Mancha, foram vencedores da quinta edição dos prémios BASF de Economia Circular nas categorias Administração Pública, Grande Empresa, PME, start-ups, Divulgação e Mundo Académico, respetivamente.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu num encontro realizado no dia 8 de novembro, em Madrid, perante um público de mais de 160 pessoas. Os prémios BASF para a melhor prática de economia circular em Espanha foram entregues num evento inaugurado por Marta Gómez Palenque, diretora-geral de Qualidade e Avaliação Ambiental do Ministério da Transição Ecológica e o Desafio Demográfico.
“O objetivo dos prémios é reconhecer aqueles projetos ou investigações que, com base na economia circular, contribuam ou tenham potencial para contribuir substancialmente para o desenvolvimento da competitividade empresarial no nosso país, com especial atenção para aqueles projetos que incluam a perspetiva de proteção ambiental e sustentabilidade social no seu desenvolvimento e propósito”, diz a BASF, em comunicado.
Durante o evento, houve uma “mesa de diálogo” sobre economia circular, na qual foram destacados os desafios e oportunidades que esta representa atualmente para a economia. Os participantes da mesa foram Carles Navarro, diretor-geral da BASF Espanha e presidente do Clube de Excelência em Sustentabilidade, e Arturo Larena, diretor de Meio Ambiente e Ciência da Agência EFE.
Ainda por ocasião do quinto aniversário, houve durante o evento um espaço dedicado a todos os vencedores das edições anteriores, com um vídeo explicativo de alguns dos projetos, contando as conquistas e objetivos alcançados até ao momento.
Durante a cerimónia de entrega, Carles Navarro lembrou que, “para tornar o mundo mais sustentável e ‘circularizar’ os recursos é essencial o trabalho holístico de todas as pessoas que fazem parte da solução, veiculado através da economia circular: indivíduos e instituições de diversos tamanho e natureza”.
E foi mais longe: “O nosso compromisso é com a sustentabilidade. Esta edição comemora cinco anos de compromisso com o trabalho holístico. Hoje, damos os parabéns aos vencedores desta quinta edição e agradecemos a todas as propostas recebidas até ao momento, que foram mais de 500”.
Segundo afirmou, “o nosso compromisso é com a sustentabilidade, ‘circularizando’ os nossos próprios processos industriais e pesquisando e desenvolvendo soluções para que outros encontrem o caminho rumo à circularidade modelo”.
De acordo com o responsável, “qualquer iniciativa que vise promover novos modelos, produtos e serviços com essas características e que sejam benéficos para a sociedade e para o ambiente, terá na BASF um aliado”.
No encerramento, Maria José Romero de Ávila, diretora-geral de Economia da Câmara Municipal de Madrid, apresentou as iniciativas que estão a ser levadas a cabo pela autarquia.
Especificamente, apresentou o Centro de Inovação em Economia Circular (CIEC) de Madrid, um projeto da Área Governamental de Economia, Inovação e Emprego, que pretende promover na capital um ecossistema de inovação e experimentação de soluções baseadas na sustentabilidade e na circularidade.
Mais sobre a BASF aqui.