“O RONAL Group e o Grupo Callista concluíram, legalmente, a venda da subsidiária Speedline S.r.l. (Tabina, Itália) incluindo as marcas ‘Speedline’ e ‘Speedline Corse’ a 1 de outubro de 2023. Até 1 de agosto deste ano, os sindicatos italianos participantes e os colaboradores da Speedline concordaram com o contrato de aquisição”, começa por dar conta o comunicado.
Ambas as partes concordaram em não divulgar os detalhes da transação. No entanto, entende-se que a Speedline S.r.l. continuará as suas atividades em Tabina para clientes OEM premium, no mercado de reposição Speedline Corse e o segmento de corridas, enquanto o RONAL Group continuará as suas atividades de apoio ao mercado italiano, bem como atividades em todo o grupo, na sua nova empresa RONAL Italia Services S.r.l. Esta nova empresa manterá a sua sede em Tabina.
Oliver Brauner, CEO do RONAL Group, está satisfeito com o resultado “das intensas negociações com todas as partes envolvidas, que incluíram não apenas Callista, mas, também, representantes da política e dos sindicatos italianos. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos pelo processo construtivo e, em última análise, bem-sucedido, que garante o futuro da Speedline”, disse.
“Estamos ansiosos para trabalhar com todas as partes no futuro enquanto conduzimos a Speedline, empresa com uma longa história, de volta aos seus patamares anteriores de conquistas”, frisou, por seu turno, Christopher Irion, diretor de investimentos da Callista.
“O nosso objetivo claro é tornarmo-nos no fabricante líder de jantes de alumínio para o segmento supersport e, ao fazê-lo, continuar a ser um parceiro de confiança dos OEM premiumCompreendemos os desafios que precisam ser enfrentados e estamos prontos para trabalhar com as pessoas locais para enfrentá-los”, acrescentou.
Tanto a empresa como os direitos da marca “Speedline Truck” estão excluídos da transação e permanecerão inteiramente do lado do RONAL Group. Numa tentativa de evitar confusão no mercado, o RONAL Group e o Grupo Callista celebraram um acordo de coexistência de marca, que estipula, fundamentalmente, que ambas as empresas se comprometem a não entrar nas respetivas áreas de negócio da outra sob os registos de nome e marca existentes.
Se alguma das duas partes pretender fazê-lo no futuro, terá de ser feita uma distinção clara na nomenclatura da empresa ou marca para evitar confusão entre as bases de clientes da Speedline, Speedline Corse e Speedline Truck.
Mais sobre o RONAL Group aqui.