powered by

MAHLE e HELLA vendem ações da BHTC à AUO

A BHTC, empresa que, atualmente, tem cerca de 2.900 pessoas em todo o mundo, foi fundada em 1999 como uma joint venture entre dois acionistas com partes iguais: MAHLE e HELLA.

Os fornecedores do setor automóvel MAHLE e HELLA estão a vender as respetivas participações de 50% que têm na joint venture Behr-Hella Thermocontrol (BHTC) à AUO Corporation.

As partes assinaram um acordo relevante. O preço total de compra baseia-se num valor empresarial de 600 milhões de euros. A transação ainda está sujeita à aprovação das autoridades competentes de comércio exterior.

O encerramento deverá ocorrer em meados de 2024. A AUO, com sede em Taiwan, é especializada principalmente em produtos e soluções para painéis de exibição.

A venda acordada de ações é o resultado de discussões construtivas entre a MAHLE e a HELLA em relação ao futuro posicionamento e direção da BHTC. As negociações foram iniciadas tendo como pano de fundo uma cláusula de mudança de controlo no acordo de joint venture, depois de a empresa de tecnologia Faurecia ter adquirido uma participação maioritária na HELLA.

“Desde a sua fundação, há quase 25 anos, que a BHTC se estabeleceu como um forte fornecedor do setor automóvel, com um excelente portefólio de tecnologia e uma elevada reputação de cliente”, afirma Arnd Franz, presidente do Conselho de Administração e CEO da MAHLE.

“Estamos, portanto, satisfeitos por termos encontrado um comprador estratégico na AUO que pode desenvolver ainda mais os negócios da BHTC num ambiente competitivo e de crescimento contínuo, aproveitando novas oportunidades de mercado”, acrescenta.

“Estamos a concentrar-nos em acelerar ainda mais a nossa transformação com um foco consistente em eletrificação, gestão térmica e componentes para motores de combustão verdes sustentáveis como parte da nossa estratégia MAHLE 2030+”, enfatiza.

“A BHTC é uma empresa bem posicionada e voltada para o futuro. No entanto, após consideração de todas as condições estruturais, chegámos conjuntamente à conclusão de que a BHTC tem maiores oportunidades de crescimento com um novo proprietário do que nas atuais estruturas acionistas”, dá conta Michel Favre, CEO da HELLA.

“Com o nosso desinvestimento na joint venture, também damos continuidade à nossa gestão de portefólio estabelecida. Neste contexto, estamos a reforçar o nosso foco e a alocar recursos nos nossos principais grupos de negócios: iluminação, eletrónica e soluções de ciclo de vida”, acrescenta.

“No contexto do aumento da concorrência global e da reestruturação das cadeias de valor na indústria, a combinação da AUO e da BHTC reúne, de forma ideal, os respetivos pontos fortes de ambas as empresas”, afirma Paul Peng, presidente e diretor de estratégia de grupo na AUO.

“Podemos fazer o melhor uso das operações globais de ambas as empresas, das instalações de produção locais e das equipas visionárias de pesquisa e engenharia de classe mundial”, diz.

E vai mais longe: “Com base nisso, pretendemos alavancar sinergias e acelerar a interconexão das cadeias globais de fornecimento e valor da indústria automóvel para fornecer excelentes soluções diversas e inovadoras para os nossos clientes e parceiros globais”.

A BHTC, com sede em Lippstadt, na Alemanha, é uma empresa líder na área de controlo de ar condicionado e, também, especialista em soluções de sistemas na área de HMI (Interface Homem-Máquina).

A BHTC emprega, atualmente, cerca de 2.900 pessoas em todo o mundo e gerou vendas de 619 milhões de euros em 2022. A BHTC foi fundada em 1999 como uma joint venture entre dois acionistas com partes iguais: MAHLE e HELLA.

Mais sobre a MAHLE aqui e sobre a HELLA aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Ligeiros

Internacional