A empresa de handling Portway, do Grupo VINCI, a energética PRIO e a Beyond Fuels assinaram, hoje, um protocolo para a utilização de biocombustíveis nas viaturas pesadas de transporte de passageiros e dos GPUs (Ground Power Unit) no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que vai permitir reduzir as emissões de CO2 em 1.000 toneladas, nos próximos dois anos.
Este protocolo de colaboração representa um passo significativo rumo à descarbonização do transporte aeroportuário no aeroporto do Porto. O projeto tem previsão de arranque em 2024, com uma duração inicial de dois anos.
Neste período, serão consumidos mais de 400 mil litros de Zero Diesel B100 da PRIO – um combustível 100% renovável – o que irá refletir-se numa redução de cerca de 1.000 toneladas de CO2eq no espaço de dois anos.
“A PRIO está empenhada em oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade, contribuindo para um mundo mais limpo e ecológico. Os setores onde a Portway e a PRIO atuam são essenciais no contributo para este desafio, que é de todos”, começa por destacar Carlos Baptista, diretor comercial da PRIO Green Fuels e Ecowaste.
“Este protocolo é, por isso, reflexo de uma visão comum sobre o potencial das energias renováveis na redução das emissões de carbono”, acrescenta o responsável.
Etienne Lefort, CCO da Portway – Handling de Portugal, afirma, por seu turno, que “a Portway tem na sustentabilidade ambiental um dos seus pilares, pelo que procuramos, constantemente, soluções ambientalmente mais sustentáveis. Este protocolo com a PRIO e com a Beyond Fuels é sinal disso mesmo”.
Segundo explica, “para além do investimento em equipamento elétrico, procuramos que os nossos equipamentos se tornem mais sustentáveis com a utilização de biocombustível, contribuindo, significativamente, para a redução das emissões de carbono”.
E vai mais longe: “A Portway agradece o compromisso e o contributo do diretor do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Fernando Vieira, que colaborou desde o primeiro minuto, viabilizando este protocolo”.
A gestão e implementação desta iniciativa fica a cargo da Beyond Fuels, empresa especializada em projetos de economia circular e descarbonização de frotas.
“O desafio da descarbonização é especialmente complexo no setor da aviação, quer seja pela diversidade e criticidade de cada equipamento, quer seja pela logística ou ciclos quase contínuos de trabalho”, refere Rui Santos, CEO da Beyond Fuels.
“O trabalho da Beyond Fuels passa por procurar implementar as melhores soluções para cada empresa, alinhando os objetivos de descarbonização com os planos de investimento, desafios logísticos e parque de frota e equipamentos existentes”, frisa.
Mais: “Neste projeto com a Portway, optámos pela implementação da solução ZERO Diesel B100 da PRIO devido à sua capacidade de redução de até 84% das emissões de CO2 e compatibilidade com a frota/equipamentos existentes”, dá conta Rui Santos.
A assinatura do protocolo, no dia nacional da sustentabilidade, que se celebra esta segunda-feira, 25 de setembro, reflete o posicionamento da PRIO enquanto energética focada em garantir soluções de qualidade, acessíveis e cada vez mais ecológicas.
Mais sobre a PRIO aqui.