powered by

ALF eleita vice-presidente da Federação Europeia de Factoring

“Eleição da ALF para a vice-presidência da principal federação europeia de factoring significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo setor associativo em Portugal”, diz Vítor Graça.

A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) foi eleita para o trio dirigente da direção da maior federação de factoring do continente europeu, cujos associados são responsáveis por um apoio à economia da ordem dos dois mil milhões de euros, o equivalente a praticamente uma década do Produto Interno Bruto (PIB) português.

A Federação Europeia de Factoring (EUF, na sua sigla em inglês) elegeu a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) para um de dois lugares de vice-presidência, reconhecendo o contributo da sua associada portuguesa na dinamização do setor do factoring.

O secretário-geral da ALF, Vítor Graça, junta-se à equipa dirigente da EUF, presidida no mandato de 2022-2024 por Fausto Galmarini, líder da Assifact, associação italiana do setor, e na qual já é vice-presidente a alemã Magdalena Wessel, em representação da associação gerâmica DFV.

Eleito em setembro 2023, em substituição do espanhol Ignacio Pla Vidal, Vítor Graça, mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, já era, desde novembro de 2020, membro regular do Comité Executivo da EUF, em representação da ALF.

“A eleição da ALF para a vice-presidência da principal federação europeia de factoring significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo setor associativo em Portugal e na cooperação que temos conseguido levar a cabo no seio da EUF”, explica Vítor Graça.

“Não obstante a nossa dimensão relativa na produção de factoring na Europa, conseguimos colocar Portugal e o factoring nacional na cúpula europeia de tomada de decisões“, acrescenta.

Segundo diz, “o factoring tem adquirido, ao longo dos últimos anos, um peso crescente na economia e nas exportações europeias, fruto da confiança de PME e grandes empresas que procuram este serviço”.

E vai mais longe: “A EUF acompanha esta dinamização e assegura a interação com governos e reguladores, resultando num melhor ambiente de negócios, gestão da tesouraria das empresas e promoção do comércio internacional”.

Com um volume de créditos tomados na Europa de 2,38 mil milhões de euros em 2022, o equivalente a 12,3% do PIB europeu, o factoring tem ganho espaço no apoio à economia do continente.

Deste volume, os associados da EUF representaram, em 2022, um total de 1,87 mil milhões de euros, o equivalente a 13,9% do PIB dos países cujas associações nacionais são membros da entidade europeia.

Em 2022, os associados da ALF totalizaram 42 mil milhões de euros em créditos tomados no setor do factoring (incluindo Confirming, serviço de gestão de pagamentos devidos aos fornecedores), cerca de 20% acima dos valores de 2021 e de 2019. A produção do factoring feita pelos associados da ALF representa cerca de 2% do total da produção europeia.

logotipo Liqui MolyAD Parts m-recCheck-up Media aserAuto m-rec
champion 300 x 150TRW m_recm-rec RPL Clima
Logo Mewa newKYB M-RecDayco

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Ligeiros

Atualidade