A Octyma foi projetada, exclusivamente, para o novo Range Rover Sport SV. “Trata-se de uma pinça de travão dianteira que se distingue pela inovadora disposição cruzada dos oito pistões, garantindo a máxima eficiência de travagem”, começa por afirmar a Brembo.
“Octyma, do latim octo, indica o número de pistões, mas o número oito também simboliza o infinito e um fluxo constante de energia e poder que representa equilíbrio e harmonia. Poder e estilo”, revela.
“Octyma relembra a otimização da distribuição da pressão das pastilhas, possibilitada pelo novo layout cruzado dos pistões. Esta característica é destacada no design do corpo da pinça para transmitir a inovação e a qualidade única do novo sistema de travagem”, sublinha a empresa italiana.
A pinça apresenta linhas tensas, projetadas para conferir carácter desportivo, e é marcada pela atenção aos detalhes, que garantem uma solução elegante. “O sistema de travagem fica ainda mais exclusivo ao ter cores específicas: amarelo, vermelho, bronze carbono e preto. A cor realça a forma e ajuda a definir a personalidade do produto”, frisa.
A Octyma é a maior pinça alguma vez instalada num Range Rover e é um dos pontos fortes do novo Range Rover Sport SV, o SUV mais potente e dinâmico de sempre da marca britânica. Esta jóia foi desenvolvida pela divisão SVO (Special Vehicle Operations), que cuida do design dos veículos de luxo de maior desempenho da Range Rover.
Está disponível em combinação com disco duplo fundido ou carbocerâmico. “Também o disco, de dupla geração, utiliza a mesma linguagem estilística para acentuar o carácter desportivo do veículo. É um disco leve, que apresenta um novo conceito de ligação da cinta de travão em ferro fundido e carcaça de alumínio, permitindo melhor desempenho a elevadas temperaturas”, reforça.
“Pela primeira vez num Range Rover, a opção de travões carbocerâmicos (CCB) também está disponível, oferecendo elevado desempenho de travagem, maior vida útil e redução de 34 kg no peso não suspenso em comparação com duplos fundidos”, refere o comunicado.
E conclui: “Esta redução do peso não suspenso do veículo traduz-se num comportamento ainda mais ágil, numa aceleração mais rápida e numa melhor qualidade de condução”.
Mais sobre a Brembo aqui.