Spies Hecker otimiza reparações de pintura com acabamento mate

Marca da Axalta promete tornar reparações de pintura com acabamento mate tão fáceis como os trabalhos normais com processo Permacron Matt Clear System.

Com a tendência de acabamento mate ainda muito popular entre os fabricantes e proprietários de automóveis, a Spies Hecker criou um processo para o seu Permacron Matt Clear System, “o melhor da sua classe”, promete a empresa sobre este produto baseado na tecnologia Axalta, para reparar estes acabamentos complicados.

“Os acabamentos mate não estão apenas a crescer em popularidade, mas, também, com uma gama crescente de níveis de brilho. Os primeiros acabamentos mate dos fabricantes de automóveis tinham uma aparência mais semi fosca ou acetinada, mas a tendência, hoje, é para acabamentos mais planos, com níveis de brilho muito mais baixos”, avança Tony Mitchell, Gestor de Formação Internacional do negócio de Repintura da Axalta na Europa, Médio Oriente e África.

“O nosso novo Permacron Matt Clear System, composto pelo Permacron Matt System Clear Coat 8185 e Permacron Semi-Gloss System Clear Coat 8170, que podem ser misturados para proporcionar acabamentos mate OEM de alta qualidade, de todos os níveis de brilho, garante um processamento mais fácil para os pintores, permitindo obter sempre um acabamento mate perfeito”, sublinha o responsável.

Primeiro passo

“Limpe o veículo para que possa ser obtida uma leitura precisa da cor perto da área danificada com o espectrofotómetro Spies Hecker, ColorDialog Phoenix. No entanto, com uma reparação mate, o pintor não pode, simplesmente, polir o acabamento para remover quaisquer riscos ou oxidação da superfície”, explica a empresa.

“O pintor deve procurar uma área que esteja intacta e livre de arranhões, livre de contaminação da superfície e o mais próxima possível do dano para realizar as leituras do espectro. Uma vez escolhida a área, limpe-a com Permaloid Silicone Remover 7010 ou um produto de limpeza à base de água, como Permahyd Silicone Remover 7080. Em seguida, aplique um produto desenvolvido para acabamentos mate e, depois, use Permahyd Silicone Remover 7080 para preparar a área para as leituras”, diz.

Segundo passo

“Faça as leituras de cores normalmente”. Mitchell diz: “Depois de a medição da cor ser feita no veículo, é hora de recuperar a fórmula e, mais importante, determinar o nível de fosco para a reparação”, refere. “Ao fazer uma pesquisa no software de gestão digital de cores Phoenix, é possível filtrar por cores foscas graças ao botão de alternância “brilho/plano”, refere.

“Depois de escolhida a fórmula da cor, o pintor pode encontrar o nível mate ou o grupo de níveis mate sugerido para a fórmula na caixa de texto informativa. Eles então escolheram o substrato e inseriram o nível fosco ou grupo fosco na secção Ancillary Mix”, adianta a empresa, em comunicado.

Terceiro passo

“Misture uma pequena quantidade da fórmula de cor e crie cartões em spray”, diz a Spies Hecker. “Lembre-se de fazê-los num painel maior, como parte da recomendação de melhores práticas da Spies Hecker, e não na ponta de uma vareta de mistura. Isto é para garantir que o método de aplicação seja idêntico àquele que você usará mais tarde”, dá conta.

“Embora a fórmula tenha sido misturada especificamente para aquele veículo, existem muitas variáveis ​​que podem impactar os níveis de brilho final, como a idade do veículo, a forma como foi mantido, reparações anteriores, desgaste natural e até mesmo variações originais de fabrico no mesmo carro”, salienta Tony Mitchell.

Por estas razões, sugere que os “pintores não só criem cartões de pulverização da mistura predefinida para o grupo de nível mate sugerido, como, também, experimentem ambos os lados para ter em conta estas possíveis variáveis”, refere.

Mais: “Certifique-se de etiquetar tudo corretamente e guarde os cartões para uso futuro se se deparar com um veículo da mesma cor que pode não ter o mesmo nível de brilho”, acrescenta. “Para uma reprodutibilidade ideal, os cartões pulverizados devem ser criados pela mesma pessoa que irá reparar o veículo”, alerta.

Quarto passo

“Compare os cartões de cores com o veículo onde a medição de cores foi realizada em boas condições de luz do dia e tome a decisão sobre qual usar”, diz a empresa.

Quinto passo

“Prepare e mascare o veículo, como de costume”.

Sexto passo

“Primeiro, use a cor de sub-pêlo correta conforme indicado na fórmula da cor. Em seguida, aplique a base. Dependendo se estiver a utilizar um sistema de base aquosa ou de solvente da Spies Hecker, terá de consultar a Ficha Técnica do Sistema Permacron Matt Clear, pois podem existir diferenças no processo da camada base. Ao utilizar Permahyd Hi-TEC 480, a nossa base aquosa premium, os pintores não devem deixar nenhuma área da reparação sem revestimento, caso contrário as diferenças de brilho serão visíveis”, destaca Tony Mitchell.

Sétimo passo

“Em seguida, prepare o verniz”, aconselha. “Esta etapa é, simplesmente, uma repetição da mistura das duas camadas transparentes do exercício da carta spray. Mexa bem o material. Phoenix, o software de gestão digital de cores, orientará o pintor durante as etapas de mistura”, diz.

Oitavo passo

A aplicação do verniz mate é simples: trata-se de uma aplicação em duas camadas com um flash intermediário desligado. Mitchell explica: “A primeira demão é fechada e deve ser aplicada de maneira bem uniforme, seguida de 15 minutos de tempo de evaporação. A segunda demão é uma demão completa com sobreposições escalonadas para evitar alta formação de película em qualquer área, mas esta é a melhor prática para qualquer verniz de duas demãos”, conta.

“O único perigo, neste momento, é que se ambas as demãos não forem aplicadas molhadas e completas, existe o risco de formação de manchas. É importante ressaltar que este não é um sistema que deva ser aplicado em demão leve ou névoa seguida de demão completa. Após a aplicação da segunda demão, o flash off final é de 15 minutos”, reforça a empresa.

Nono passo

Por fim, tome cuidado durante a remontagem do carro. “Não é incomum que possam ocorrer pequenas marcas ou estragos. Eles podem ser removidos simplesmente borrifando-os com um limpador de vidros específico, deixando-os descansar por alguns segundos e, depois, limpando-os com um pano de microfibra limpo”, revela.

Mitchell conclui: “A Spies Hecker sabe que as reparações do mate são complicadas, mas, em última análise, é o resultado que conta. O nosso Permacron Matt Clear System oferece o que os nossos pintores necessitam para este tipo de reparações: a mais ampla gama de níveis mate, um sistema fácil de misturar com uma aplicação simples e sem técnicas especiais, uma secagem muito boa semelhante aos vernizes tradicionais, uma aparência final uniforme e consistente e excelente confiabilidade”.

Mais sobre a Spies Hecker aqui.

R-M 875x175Glasurit 875x175
Check-up Media Axalta maioSpies HeckerM_rec Cromax Setembro

artigos relacionados

Últimas

Repintura