O RONAL Group, conhecido como líder em tecnologia e inovação, apresentou a “Jante da Energia” no Salão Automóvel de Essen, no ano passado. Esta jante gera energia por intermédio de um gerador durante a condução.
Agora, pela primeira vez, esta tecnologia foi instalada num concept car de um fabricante automóvel: o Opel Experimental. O protótipo, incluindo esta jante, influenciará o design dos futuros modelos da Opel.
O estudo de design do visionário da Opel celebrará a sua estreia mundial no IAA Mobility, que se realizará, de 5 a 10 de setembro, em Munique. O concept do fabricante de veículos sediado em Rüsselsheim aponta o futuro e mostra a direção do desenvolvimento da marca.
Florian Theis, chief designer de future concepts da Opel, explica a filosofia de design clara que caracteriza o concept da seguinte forma: “O Opel Experimental mostra o próximo passo de evolução da nossa linguagem estilística Bold&Pure. Superfícies esculturais puras combinadas com detalhes técnicos e precisos. A jante. com o seu design usinado e aeroeficiente, desempenha aqui um papel fundamental”.
As jantes futuristas do Opel Experimental foram fabricadas e fornecidas pelo RONAL Group. Com 23” e aspeto de lâmina de turbina, apresentam no centro a tampa hexagonal com o novo logótipo relâmpago da Opel recentemente revelado – e que, agora, graças à tecnologia RONAL Energy Wheel, pode ser iluminado.
Atrás da tampa, não visível do exterior, encontra-se um sistema de iluminação de LED oculto de elevada eficiência e durabilidade. Os LEDs são alimentados com energia de uma bateria recarregável, energia esta que faz com que o emblema da Opel brilhe em branco.
O conceito subjacente é a “colheita de energia”, ou seja, a geração de energia a partir do movimento rotacional da roda. Um gerador produz energia de forma independente durante a condução e armazena-a numa bateria. Não é necessária qualquer manutenção, uma vez que a bateria não precisa de ser substituída nem recarregada.
A Energy Concept Wheel foi patenteada pelo RONAL Group Felix Schäfer, diretor do Departamento de Inovação do RONAL Group, explica: “Estamos orgulhosos pelo facto de a nossa tecnologia de geração de energia esteja já a ser utilizada num concept por parte de um grande OEM como a Opel”.
E vai mais longe: “Isto confirma a tendência de que a iluminação também será utilizada nas jantes no futuro. A Opel conseguiu transferir a gama de potenciais aplicações da tecnologia para um estudo de design de elevada qualidade e apelativo. Como parceiro de confiança, transformar as ideias visionárias dos nossos clientes em realidade é algo que sempre esperamos”.
As jantes do Opel Experimental também apresentam outros toques especiais. Particularmente característico é o design de três zonas, que tem um brilho metálico azul claro e combina com a cor do carro.
O design bem fechado e os flaps aerodinâmicos integrados testemunham a importância da aerodinâmica das jantes. Estas garantem eficiência aerodinâmica e, especialmente no caso de veículos elétricos, permitem maior autonomia porque oferecem menor resistência ao ar. As abas aerodinâmicas não são feitas de fibras de carbono, mas sim de fibras naturais sustentáveis.
As fibras de linho têm propriedades semelhantes às das fibras de carbono, mas a sua origem natural significa que são muito mais sustentáveis. Os flaps das jantes são um bom exemplo de combinação correta entre desempenho e sustentabilidade.
O aspeto técnico e visionário das jantes é complementado pela estrutura estriada do design que se estende até ao pneu, fazendo com que a jante pareça visualmente ainda maior e mais futurista, necessitando de uma estreita colaboração com o fabricante do pneu.
“Através desta cooperação baseada na confiança, conseguimos criar uma estrutura impressionante que vai para além dos designs convencionais de jantes. A jante e o pneu aparecem como uma única peça”, explica Raphaël Ballu, gestor de projetos do RONAL Group.
“Como fabricante de jantes, temos muitas opções e tecnologias no nosso portefólio para implementar os desejos individuais de design dos nossos clientes”, frisa.
Mais sobre o RONAL Group aqui.