A inteligência artificial (IA) encontrou o seu caminho para a vida quotidiana no curso da digitalização. “O ChatGPT gera textos. Os fabricantes de automóveis usam IA no desenvolvimento e na produção. As universidades anunciam diplomas de bacharelato em IA. Agora, as oficinas de automóveis também beneficiam da grande revolução digital”, adianta a Hella Gutmann.
“Ao combinar IA com a experiência e os dados de 30 anos de diagnósticos de sistemas em veículos, a Hella Gutmann Solutions conseguiu automatizar ainda mais os diagnósticos”, acrescenta.
A função inovadora “Diagnóstico Automático” (AD) já está disponível para oficinas com a atualização para a versão 70 do software sem custos adicionais. “Se for selecionado no iniciador de aplicações de um mega macs, ocorre uma cadeia de processo automática que termina com a causa da falha reduzida a um componente específico”, explica.
“O que torna o processo geral de diagnóstico não apenas muito mais rápido, como, também, mais preciso: em cerca de 80% de todos os diagnósticos, a IA acerta na primeira vez. A aprendizagem de máquina melhorará ainda mais essa taxa”, enfatiza.
No modo automático, o mega macs determina o número de identificação do veículo (VIN), lê todos os códigos de avaria armazenados, decide a quais deles deve ser dada prioridade e quais são meramente enganosos como as chamadas falhas subsequentes.
“O mega macs procura o seu caminho através de várias opções de teste, como, por exemplo, através de parâmetros. Compara os dados reais com os dados de destino e consulta cerca de dois biliões de registos de dados de casos de diagnóstico realizados historicamente”, diz a empresa.
“Com base na tecnologia de IA e Big Data, procede a uma recomendação baseada em probabilidade para identificar o componente defeituoso”, conta.
“O processo automático demora, em média, menos de cinco minutos. Depois disso, é a vez do humano verificar novamente a causa declarada e realizar a reparação”, sublinha.
“No futuro, o diagnóstico profissional de um veículo deve ser tão fácil quanto conduzir um veículo automático: basta conectar o dispositivo de diagnóstico ao veículo, ativar o ‘Diagnóstico Automático’ e verificar, em alguns minutos ou mais tarde, a que resultado o AD chegou e como melhor se adapta ao fluxo de trabalho”, assegura Jörg Schläfke, CSO da Hella Gutmann.
E conclui: “Como esta não é uma função de nicho, mas, provavelmente, o trabalho mais comum em veículos de clientes que foi automatizado, estamos convencidos de que o ‘Diagnóstico Automático’ revolucionará a vida quotidiana da oficina”.
Mais sobre a Hella Gutmann aqui.