A BorgWarner selou um contrato com um fornecedor global de soluções térmicas e de gestão de energia automóvel para fornecer aquecedores de refrigeração de alta tensão (HVCH) para utilização numa série de três plataformas de veículos elétricos (EV) para um grande OEM.
O aquecedor será adicionado ao módulo de aquecimento e arrefecimento do fornecedor e será usado para entregar calor à bateria e ao habitáculo em veículos elétricos movidos a bateria (BEV). A conquista de negócios com o fornecedor marca a primeira colaboração entre as empresas num sistema completo de gestão térmica.
“Estamos ansiosos por construir o nosso relacionamento com este fornecedor global e aprofundar a parceria com o OEM, fornecendo tecnologia de aquecedor de refrigerante que permite temperaturas ideais de bateria e habitáculo”, afirma Joe Fadool, presidente e diretor-geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems.
“Este aquecedor expande, significativamente, o nosso alcance na América do Norte e oferece à indústria uma solução para gestão térmica, um desafio significativo na era da eletrificação”, acrescenta o responsável.
O 800V HVCH, da BorgWarner, oferece um design compacto e leve através do seu aquecimento de filme espesso e tecnologias de aletas de alumínio brasadas, oferecendo uma solução que se adapta às dimensões reduzidas de tamanho e peso solicitadas pelo cliente.
“Além disso, o aquecedor oferece transferência de calor robusta e otimizada na arquitetura de 800 V, necessária para permitir o carregamento rápido. O 800V HVCH tem tempos de resposta de aquecimento rápidos devido à baixa massa térmica e elevada eficiência, apostando num conceito de conector de refrigeração e energia altamente flexível”, explica a BorgWarner, em comunicado.
Mais: “Em conformidade com os requisitos de segurança mais recentes do setor, a solução de aquecimento da BorgWarner inclui recursos para evitar eventos térmicos, como sobreaquecimento, uma vez que o sistema foi projetado para desligar automaticamente caso detete um erro”, garante.
O 800V HVCH é o primeiro aquecedor deste tipo a ser lançado na América do Norte e destaca a primeira vitória do 800V HVCH da empresa com o OEM. “Esta conquista baseia-se num acordo anterior entre a BorgWarner e o OEM, no qual a primeira fornecia diretamente a sua solução de 400 V”, afirma a mesma fonte.
De referir que o 800V HVCH, da BorgWarner, será produzido na fábrica da empresa em Cadillac, no Michigan, com o início de fabrico a estar previsto para meados de 2025.
Mais sobre a BorWarner aqui.