powered by

HELLA construirá nova sede sustentável em Lippstadt

Projeto será desenvolvido em cooperação com os conceituados arquitetos de Düsseldorf RKW Architektur +. Inauguração prevista para 2024.

A HELLA, fornecedor automóvel que opera sob a marca FORVIA, pretende construir um novo complexo de edifícios atraente, sustentável e representativo, particularmente na área oeste da atual sede da empresa, na Rixbecker Straße. No futuro, todas as funções administrativas e de desenvolvimento do local de Lippstadt, na Alemanha, funcionarão num único lugar.

“A nossa sede histórica da empresa tem, sem dúvida, tradição. No entanto, a sua infraestrutura, edifícios e instalações não refletem já o que defendemos como fornecedor automóvel: força tecnológica e liderança em inovação”, diz o CEO da HELLA, Michel Favre.

“Portanto, planeamos construir uma nova sede que mostre o forte papel de Lippstadt na rede global FORVIA, que crie um ambiente de trabalho ideal e atraente para os nossos colanoradores, bem como um novo marco urbano para a cidade de Lippstadt”, sublinha o responsável.

A HELLA confiou o planeamento da nova sede ao conceituado escritório de arquitetura de Düsseldorf RKW Architektur +, que, além de um grande número de edifícios de prestígio em toda a Alemanha, também realizou a Hamm-Lippstadt University of Applied Sciences (Hochschule Hamm-Lippstadt, HSHL), nas imediações da sede da HELLA em Lippstadt.

O ponto de partida para o conceito desenvolvido pela RKW Architektur + foi a análise da paisagem urbana de Lippstadt no início do século XIX. O projeto retoma, assim, um percurso histórico que outrora atravessava a cidade.

“No conceito arquitetónico, a integração perfeita da sede da empresa com a paisagem urbana de Lippstadt foi muito importante para nós”, diz o diretor do local, Matthias Wiehen. “Ao reviver o entroncamento histórico e descobrir esta antiga trilha, criamos um ambiente convidativo e com carácter urbano, tanto para os colaboradores da HELLA quanto para os alunos da HSHL. Por último, mas não menos importante, para todos os residentes e visitantes da cidade”, destaca.

Assim, no projeto conceitual, cujos detalhes estão, neste momento, em elaboração, o novo espaço da HELLA é dividido em diferentes áreas: por um lado, um campus aberto e, por outro, uma área protegida para pesquisa e desenvolvimento, a fim de garantir plenamente os elevados requisitos do cliente para segurança da informação.

Check-up Media HELLA flags

Um espaço particularmente representativo para um centro de experiência do cliente e salas de conferência, por exemplo, também é concebível. “Um impressionante marco arquitetónico está a ser criado no coração de Lippstadt. Este também é um forte sinal para Lippstadt e para os seus habitantes. Portanto, saudamos expressamente os planos da empresa”, afirma, por sua vez, Arne Moritz, prefeito da cidade de Lippstadt.

“Estamos particularmente satisfeitos que o conceito arquitetónico também ofereça a possibilidade de converter parte da área em vida urbana ou usá-la para outros fins. Por exemplo, dormitórios de estudantes ou espaços para espaços de coworking para start-ups ou para necessidades adicionais da universidade também são possíveis aqui. Nesse sentido, nós, como representantes da cidade, continuaremos a acompanhar de perto a realização deste projeto”, diz.

“O conceito do local será realizado com os mais elevados padrões de sustentabilidade. A nova sede da HELLA está planeada para operar de forma neutra em termos de CO2. Além disso, está prevista a abertura de grandes partes da área atual. Outros aspetos sustentáveis ​​essenciais, como retenção de água da chuva, telhados verdes e a criação de um campus verde para promover a biodiversidade, também devem ser tidos em consideração no conceito arquitetónico”, reforça a empresa, em comunicado.

Em Lippstadt, a HELLA emprega, atualmente, um total de cerca de 3.100 colaboradores permanentes em pesquisa e desenvolvimento, bem como na administração, e outros 1.100 na produção. No total, o projeto de construção tem uma área bruta prevista de cerca de 70.000 m2, o que corresponde à área habitacional de cerca de 500 habitações unifamiliares.

Além disso, o conceito arquitetónico prevê uma expansão do espaço para mais de 110.000 m2, se for o caso. Desde que sejam obtidas as aprovações oficiais relevantes, a inauguração dos primeiros edifícios está prevista para meados de 2024.

Mais sobre a HELLA aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional