As férias de verão envolvem, regra geral, longas viagens. Por vezes, até mesmo o reboque de uma caravana ou o carregamento do carro com equipamentos de campismo. Ou pode, simplesmente, significar mais bagagem e mais pessoas do que aquela que o veículo, normalmente, transporta.
Qualquer viagem longa pode sobrecarregar o veículo. Portanto, é importante fazer uma série de verificações para garantir que ele funcione corretamente e com segurança. No quadro abaixo, a KYB recomenda a revisão de uma série de pontos.
Todos os pneus devem ser verificados quanto a danos na superfície, desgaste irregular ou estado do piso, o que pode indicar que o veículo está com amortecedores gastos.
Os pneus devem ser insuflados com a pressão correta para o uso pretendido. Portanto, se o veículo for carregar mais peso, tal pode significar que é necessária mais pressão do que o normal.
A insuflação excessiva dos pneus pode afetar a travagem e fazer com que o pneu se desgaste prematuramente. A banda de rodagem também deve ser verificada, para garantir que tenha, pelo menos, a profundidade mínima exigida por lei.
Temperaturas elevadas também podem afetar a pressão dos pneus. Um aumento de 10°C pode significar uma mudança de pressão de 0,1 bar (1,4 psi). Lembre-se de verificar, também, o pneu sobressalente, caso exista.
Mesmo com pneus novos, o veículo ainda precisa de ter amortecedores a funcionar corretamente para manter a tração na estrada. Se notou algum destes sintomas no veículo, pode ser um sinal de que há um problema com a suspensão.
Exemplos? O automóvel “afocinha” ao travar repentinamente; pende para um dos lados em linha reta; existe sensação de instabilidade nas curvas; há vibração no volante; existe sensação de capotamento quando está vento lateral; as rodas “saltam” ao passar por lombas; ouvem-se pancadas ou outros ruídos provenientes da zona da roda.
Quaisquer problemas existentes com a suspensão serão exacerbados por uma longa viagem, especialmente com peso adicional no veículo. Como parte da preparação do veículo para o verão, leve-o a uma oficina para verificações mais detalhadas.
O técnico concentrar-se-á em vários pontos. Um deles, é uma inspeção visual aos amortecedores para garantir que não existem danos na haste do pistão, no corpo ou nos suportes de montagem.
Procure fugas de óleo. Se os amortecedores tiverem percorrido mais de 80 mil km, devem ser substituídos, sempre aos pares por eixo, para restaurar o desempenho do veículo conforme pretendido pelo fabricante.
As molas helicoidais devem ser verificadas quanto a fissuras e quebras. As juntas esféricas e os rolamentos devem ser verificados para garantir que a borracha não tenha perecido e que não haja movimento excessivo.
Certifique-se de que o líquido do limpa para-brisas está cheio e que todas as janelas se encontram limpas por dentro e por fora. Verifique e ateste o líquido de refrigeração do motor para garantir que este funcione à temperatura correta.
Para garantir que o motor funcione sem problemas e não sofra nenhum dano, verifique e ateste o óleo, o que ajudará, também, a reduzir a hipótese de sobreaquecimento no trânsito.
Os veículos podem consumir mais combustível com trânsito intenso e com a função start/stop. Por isso, certifique-se de que enche o depósito antes de iniciar uma viagem longa. Também pode ser uma boa ideia verificar o gás refrigerante do ar condicionado.
Se o veículo estiver a rebocar uma caravana ou reboque, estará sujeito a exigências adicionais. Não exceda a carga máxima aprovada pelo fabricante. O peso no engate esférico deve ser o definido pelo fabricante da bola de reboque.
Reduza a velocidade de condução para o limite legal tendo em conta o peso da carga. A KYB também oferece uma gama de molas helicoidais de elevada resistência que podem aumentar, consideravelmente, a capacidade de reboque do veículo durante a viagem, suportando o peso adicional.
Se ainda não for obrigatório no país, transportar um kit de emergência seria uma boa ideia (primeiros socorros, lanterna, triângulo de sinalização, colete de alta visibilidade).
As escovas limpa-vidros trabalham arduamente durante os meses de inverno. Por isso, é uma boa ideia substituí-las no verão. Além disso, verifique se todas as luzes estão a funcionar corretamente.
Mais sobre a KYB aqui.