A DENSO acaba de anunciar a criação de um programa piloto, em julho, na sua fábrica de Hirose, que usa uma SOEC (célula de eletrólise de óxido sólido).
Trata-se de um “dispositivo desenvolvido pela DENSO que produz hidrogénio verde por eletrólise de vapor de alta temperatura, para ajudar a alimentar e aumentar a sustentabilidade das suas operações de fabricação”, explica a empresa. “O ensaio incorporará um teste de verificação utilizando hidrogénio verde produzido numa linha protótipo de cartão de potência”, sublinha.
Há anos que a DENSO tem vindo a desenvolver iniciativas nas três áreas de “Monozukuri (manufatura)”, “produtos de mobilidade” e “uso de energia” para alcançar a neutralidade carbónica.
“A utilização da energia do hidrogénio é essencial para alcançar a neutralidade carbónica, dado que não emite CO2 quando queimado e pode gerar energia significativa”, avança.
“Para estabelecer uma cadeia de fornecimento de hidrogénio, a DENSO envolve-se no desenvolvimento de tecnologia relacionada com produção, armazenamento, transporte e uso de hidrogénio”, revela.
“Como parte desses esforços, a Hirose, posicionada como uma fábrica modelo de utilização de hidrogénio verde no campo de fabrico de semicondutores, realizará uma verificação da produção de hidrogénio verde utilizando a tecnologia SOEC e a sua aplicação na produção”, esclarece a mesma fonte.
A DENSO fabricará hidrogénio dentro da fábrica através do seu SOEC, “um dispositivo que produz hidrogénio verde de forma eficiente por eletrólise, mantendo uma elevada temperatura consistente de cerca de 700°C e incorpora várias tecnologias derivadas de componentes automóveis, como técnicas de gestão térmica para controlar temperaturas internas, tecnologia cerâmica para eletrólise eficiente em altas temperaturas e tecnologia de ejetor que recicla o vapor não reagido dentro do dispositivo”, conta.
Além disso, o hidrogénio verde produzido pelo SOEC será usado na linha de produção de protótipos para cartões de potência.
“Especificamente, no processo de soldadura de montagem dos componentes dos cartões de potência, o hidrogénio tradicionalmente usado como agente redutor para remover o óxido de solda e melhorar a capacidade de união será substituído pelo hidrogénio verde produzido pela SOEC”, pode ler-se.
“Além da linha existente que utiliza hidrogénio adquirido externamente, será estabelecida uma nova linha utilizando hidrogénio verde produzido pela SOEC. Ambas as linhas serão usadas simultaneamente para verificar a estabilidade da produção e examinar o impacto do hidrogénio verde produzido pelo SOEC na qualidade dos cartões de energia”, revela a DENSO.
Inicialmente, a SOEC utilizará eletricidade verde comprada externamente como fonte de energia. No entanto, a partir de 2025, a DENSO planeia substituí-la por eletricidade verde gerada por instalações de geração de energia solar instaladas na unidade de Hirose.
A DENSO também visa enfrentar os desafios de custo associados ao transporte de hidrogénio, estabelecendo um modelo de produção e consumo local. O que envolve a produção de hidrogénio verde usando SOEC dentro da fábrica e consumi-lo internamente.
Além disso, a DENSO pretende integrar a experiência e a tecnologia acumuladas no fabrico de semicondutores na fábrica de Hirose com o conhecimento obtido com essa verificação, eventualmente aplicando-o à produção em massa no futuro.
“Com base nas perceções e conquistas obtidas com o desenvolvimento de produtos automóveis, a DENSO pretende continuar a explorar o potencial do hidrogénio verde no campo do fabrico e contribuir para a criação de uma sociedade neutra em carbono”, conclui.
Mais sobre a DENSO aqui.