A cerimónia oficial de abertura contou com a presença do ministro regional do Desenvolvimento Sustentável de Castilla – La Mancha, José Luis Escudero, bem como do presidente da Câmara Municipal de Marchamalo, Rafael Esteban Santamaría, entre outros representantes institucionais.
A representação da empresa foi encabeçada por Uta Holzenkamp, presidente da Divisão Global de Coatings do Grupo BASF, Carles Navarro Vigo, diretor-geral da BASF Española, e Lars Kuellenberg, diretor da unidade da BASF Española S.L. em Marchamalo.
Este centro tecnológico dedica-se a pesquisar e replicar o processo de pintura de qualquer fabricante de veículos, tendo em conta os vários fatores individuais de cada linha de produção, como a temperatura, a humidade ou a tecnologia de revestimento, e que influenciam, definitivamente, o processo de aplicação da tinta junto do cliente final.
As instalações são conectadas digitalmente (Indústria 4.0) com sistemas internos de gestão e controlo de processos e partilham redes digitais com outras instalações globais do Grupo BASF.
Este Centro de Competência Tecnológica presta serviços a mais de 100 fábricas de automóveis na Europa, Médio Oriente, África e Ásia, incluindo fabricantes de peças plásticas para a mesma indústria.
A construção destas instalações tem contribuído como catalisador para o projeto de transferência da produção de basecoats base solvente para o centro de Marchamalo, apoiado na decisão do Grupo BASF de designar oficialmente a sede de Marchamalo como centro estratégico europeu para esta tecnologia.
Além disso, a sua construção tem sido um desafio, tendo que realizar a construção e instalação das novas cabines de aplicação mantendo o fluxo produtivo nas antigas, sem afetar a qualidade ou a capacidade do processo em atendimento contínuo ao cliente final.
A BASF investiu cerca de 14 milhões de euros nesta instalação. O equipamento aplicado neste Centro Tecnológico inclui instalações de última geração que o colocam no topo tecnológico mundial dos processos de aplicação de tintas para automóveis.
A inovação e o compromisso com o cliente têm sido a base fundamental para a construção deste centro. Sempre com foco claro na sustentabilidade e proteção ambiental, a BASF instalou equipamentos com a mais elevada eficiência energética e com o grau ideal de redução de emissões.
O centro de produção de Marchamalo é um local estratégico para a divisão de coatings em Espanha. É um local de produção da BASF desde 1982, embora as origens da antiga empresa remontem a 1867.
Com uma área de 310.000 m2 e, aproximadamente, 550 colaboradores, o centro conta com três modernas plantas produtivas, sendo duas de tintas e uma de resinas intermediárias.
As instalações também incluem um centro de formação de repintura para oficinas de clientes, bem como laboratórios de controlo e desenvolvimento para todos os seus principais segmentos de produtos de alta tecnologia para a indústria automóvel.
Mais sobre a BASF aqui.