Nenhuma empresa alcança 43 anos de existência se não souber de onde vem, onde se encontra e para onde quer ir. O Global Media Event, realizado nas vanguardistas (e, agora, otimizadas) instalações da INDASA, em Aveiro, “percorreu”, com um grupo de 16 jornalistas especializados na área automóvel de vários países (entre os quais o Check-up) – a história desta empresa, especialista em abrasivos flexíveis de elevado rendimento e que tem na exportação a fatia maior do seu negócio.
A iniciativa traduziu-se numa viagem que foi desde as origens da empresa, sim, mas que abordou a atualidade e os caminhos a desbravar pela INDASA no futuro. Sempre com uma certeza, bem evidente nas palavras de Adrew Tindall, group commercial director, que, nunca deixou de dar uma palavra simpática a todos os presentes neste evento.
Além de vincar o compromisso no desenvolvimento de “novas e inovadoras soluções específicas para o mercado”, pode, também, ser considerado uma “prova de força” da própria INDASA. “Queremos continuar a ser senhores do nosso mundo”, afirmou o responsável, na sessão de abertura.
“O nosso objetivo é mostrar não apenas o investimento ‘tijolo e argamassa’, mas, também, demonstrar que a INDASA é uma empresa com visão de futuro, ética, conhecedora, orgulhosa da sua história, dinâmica e entusiasmada com o futuro”, garantem os responsáveis.
https://www.youtube.com/watch?v=JQdbG4UpmK4
Neste contexto, 2023 representa um ano importante. Desde logo, porque culmina com os 25 milhões de euros investidos na infraestrutura laboral da empresa (desde 2019). Um investimento que tem como objetivo aumentar a capacidade produtiva em cerca de 40% e que permite um aumento significativo na capacidade e tecnologia de armazenamento e expedição.
“Para nós, isso representa a oportunidade perfeita para realizar um evento para partilhar a nossa identidade de marca, os próximos lançamentos de produtos e o futuro da INDASA”.
Mas não só. Trata-se de um ano relevante ainda pelo anúncio de três novos produtos – que, por uma questão de estratégia da INDASA, apenas poderemos divulgar mais adiante neste ano, em data ainda a anunciar.
Identidade da INDASA: “espécie rara”
“A INDASA é um dos principais fabricantes europeus de tecnologia abrasiva revestida de elevado desempenho, que está na vanguarda dos sistemas de lixagem a seco há mais de 40 anos. Somente matérias-primas da mais alta qualidade e grãos minerais compatíveis são usados para os produtos INDASA”, explica fonte da empresa.
“Cada abrasivo credenciado pela FEPA ostenta um prefixo ‘P’ e garante consistência de desempenho e eficiência em toda a linha”, acrescenta. Uma empresa que não esconde a sua identidade única. Se pegarmos no exemplo do rinoceronte branco – nas instalações existia uma perfeita réplica do grande animal numa cor branca imaculada – temos uma das maiores espécies desta raça e – também – uma das mais ameaçadas. O paralelo é translúcido. São poucas as empresas que alcançam esta dimensão: emprega mais de 320 pessoas só em Aveiro.
“A nossa sede, em Aveiro – sem dúvida o coração da operação – alberga todos os fabricantes, armazéns de distribuição, laboratório de I&D, administração e, o mais importante, alguns podem dizer, o centro de formação, INDASA Academy”, explica a empresa.
Academia INDASA: onde tudo acontece…
Ponto nevrálgico da empresa, a Academia INDASA é onde tudo acontece. Um espaço que recebe profissionais de todo o mundo que atende ao mais amplo espectro de indústrias. “Não são apenas os materiais de elevado desempenho que contam, mas, também, o suporte técnico e o know-how”, frisa.
“Muitas vezes, há um grau de ‘preferência pessoal’ quando se trata da interpretação do utilizador sobre o uso do produto. Esta abordagem corre o risco de prejudicar o desempenho dos produtos e a qualidade do acabamento alcançado. A nossa equipa de técnicos experientes instrui os responsáveis nos mais recentes métodos e técnicas de aplicação”, reforça.
Porque não importa a indústria, não importa a localização, os consumidores exigem os mais elevados padrões e querem um acabamento perfeito”, salienta. “É, por isso, que a nossa prioridade é fornecer produtos e processos premium que adotam as melhores práticas de trabalho, para que o acabamento desejado seja criado na primeira vez, sempre”, enfatiza.
E concretiza: “Process-to-Profit é uma iniciativa da Academia INDASA, que utiliza o que há de mais moderno em técnicas de reparação de repintura. Esta solução inovadora foi projetada para maximizar o processo de reparação, através de uma estrutura destinada a padronizar os processos, maximizar a eficiência e gerar rentabilidade”. De resto, o Check-up teve oportunidade de observar, in loco, nesta academia, vários dos processos da INDASA em produtos a lançar nos próximos tempos.
Parcerias INDASA: um por todos
“Alinhamos os nossos sistemas abrasivos de elevado desempenho com a experiência em fabrico da ITW Evercoat, Lord Fusor e Peter Kwasny (SprayMax). Cada parte compareceu à mesa partilhando a mesma visão para maximizar o valor do cliente através de padrões técnicos e orientados a processos aprimorados. As nossas colaborações estratégicas fornecem portefólios de produtos excecionais, inovação e know-how técnico”, sublinha a empresa acerca dos parceiros.
E por falar em parcerias significativas para a INDASA? “A marca Evercoat sempre teve um perfil extremamente elevado e uma gama de produtos excecional”, enaltece.
“É, indiscutivelmente, a marca líder quando se trata de fornecimento de materiais premium de preparação para reparações em colisões. É um ajuste perfeito para a nossa estrutura de distribuição e, desde 2021, o Grupo INDASA tem conseguido oferecer o desempenho Evercoat para a indústria de oficinas europeias”, diz.
Mas há mais a destacar. “A Lord Fusor e a INDASA UK anunciaram a sua afiliação estratégica em 2015. A Fusor é fornecedora líder em colagem estrutural avançada e tecnologia adesiva, tanto no mercado de reposição quanto no nível OEM. Combinando a nossa experiência e capacidade no fabrico e fornecimento de soluções inovadoras para oficinas”, refere a INDASA.
“Essa sinergia óbvia permitiu-nos maximizar o valor do cliente através de padrões técnicos otimizados e orientados a processos na indústria de reposição automóvel”, afirma a empresa.
A colaboração com Peter Kwasny é nova para a INDASA UK (2023). “Peter Kwasny (SprayMax) é líder de mercado na produção de tinta aerossol há quase 60 anos – um pioneiro em inovação e desenvolvimento de produtos baseados em pesquisa. Mais uma vez, esta parceria reforça as posições de todas as partes como fornecedores líderes de produtos, materiais e serviços de elevado desempenho”, revela.
Ainda antes de terminar o primeiro dia do Global Media Event – o segundo passou por uma visita ao Caramulo Experience Center, o mais recente dos parceiros da empresa – foi possível trocar algumas palavras com o fundador da INDASA, Benjamim Santos, que fez questão de marcar presença e de inteirar-se e conhecer cada um dos jornalistas.
Qual é a sensação de ver a empresa que criou, há 43 anos, com esta dimensão internacional, com presença em todo o mundo? – pergunta do Check-up. “É muito boa, sim. Tudo isto foi construído a partir do zero”, recorda o fundador, com um sorriso aberto.
Mais sobre a INDASA aqui.
Cronologia dos
43 anos
da INDASA
1979
INDASA é fundada pelas mãos de um grupo de profissionais já ligados à indústria de abrasivos
1980
1980
Criação da produção PJ1. O primeiro papel abrasivo foi produzido neste ano
1981
1981
Primeira fatura enviada a um cliente, em Almada, Portugal. Neste mesmo ano, acontece o lançamento da marca RHYNO da empresa
1988
1988
Abertura da primeira sucursal, INDASA Espanha
1989
1989
Abertura de mais duas filiais, INDASA França e INDASA Reino Unido
1994
1994
A INDASA Alemanha é inaugurada em Frankfurt. Neste mesmo ano, a empresa recebe o certificado APCER, um selo de qualidade português
1996
1996
Primeira participação na mais importante exposição de repintura automóvel: Automechanika Frankfurt
1998
1998
Abertura da quinta filial, INDASA Brasil
1999
1999
Abertura de mais duas filiais, INDASA USA e INDASA Polónia
2002
2002
Expansão fabril e plano estratégico para aumentar a capacidade produtiva da empresa
2012
2012
Projeto de investimento de 14 milhões de euros (2012-2018)
2018
2018
Abertura da oitava filial: INDASA Itália
2019
2019
Comemorações dos 40 anos marcam investimento de 25 milhões de euros em projeto. Visão geral do projeto de investimento INDASA, destinado a aumentar a capacidade produtiva em cerca de 40% e que permite um aumento significativo na capacidade e tecnologia de armazenamento e expedição da empresa. Acreditação obtida junto do governo português e europeu para a melhoria do fabrico orientado para a tecnologia
2023
2023
Realização do Global Media Event, nas instalações da INDASA, em Aveiro, com participação de 16 órgãos de comunicação social especializados em aftermarket automóvel, oriundos de vários países, entre os quais, o Check-up