powered by

Óleo do motor febi: proteção e lubrificação

A partir do momento em que um motor é ligado, este depende de óleo limpo e de qualidade para circular e lubrificar sob pressão, de forma a evitar o contacto de metal-metal das capas da cambota e árvore de cames e o comando de válvulas.

O óleo do motor é o elemento vital deste órgão mecânico. “A febi tem uma vasta gama de óleos, que vão desde os tradicionais multigraduados aos líquidos mais exóticos que podem superar os lubrificantes recomendados pelo fabricante do motor”, adianta o boletim técnico da marca do bilstein group.

Segundo diz, “a escolha destes lubrificantes oferece-lhe a tranquilidade de saber que o motor está sempre protegido. As recomendações de intervalos de substituição de óleo do fabricante do veículo são baseadas em condições normais de condução. Mas, em viagens curtas (especialmente em tempo frio), paragens/arranques frequentes do motor, reboque e condução a velocidade elevada mediante altas temperaturas, reduzem a vida útil do óleo”.

E faz um alerta: “Contaminantes, como a humidade e o combustível não queimado, exigem que o óleo do motor esteja na temperatura de ‘funcionamento’ durante longos períodos de tempo para eliminá-los. Motores de injeção direta produzem partículas que contaminam o óleo e formam depósitos em componentes vitais do motor. A vida útil do óleo é muito importante”.

De acordo com a febi, “os motores contam com óleo limpo, que circula sob pressão, para evitar o contacto metal-metal dos componentes internos. O óleo também ajuda a refrigerar, retirando o calor dos pistões, cilindros e turbocompressores”.

E vai mais longe: “Partículas de desgaste microscópicas, poeira e fuligem da combustão devem ser filtradas para evitar que fiquem incrustadas nas superfícies dos elementos de contacto, o que aumenta o desgaste do motor. A substituição regular do óleo e do filtro prolonga a vida útil do motor e protege-o entre os intervalos de manutenção prolongados dos veículos modernos”.

Mas atenção: Nem todos os óleos do motor são iguais. As emissões dos veículos dominam o desenvolvimento de cada nova geração de motor e transmissão. “As viscosidades do óleo continuam a diminuir com um cocktail crescente de pacotes de aditivos sofisticados para garantir que a lubrificação do motor seja mantida em todas as condições de carga. É, por isso, que a especificação do óleo é muito importante ao escolher o fluido correto para o serviço de manutenção”, enfatiza.

No mesmo documento, pode ler-se que “todos os óleos de motor febi têm a classificação de viscosidade do óleo, organizações independentes e especificações do fabricante do veículo, além de aplicações recomendadas escritas no rótulo para identificar a compatibilidade de cada óleo”.

Check-up Media febi engine oil 2

Mais: “As organizações globais independentes ACEA, API, JASO e ILSAC definem o desempenho dos óleos, sendo os óleos do motor atribuídos apenas a uma especificação após o cumprimento de critérios estipulados, como, por exemplo, ACEA C3, API SN/SM. Essa combinação de letras e números traduz-se na aprovação da organização e na compatibilidade das características do motor”, explica.

A saber: “ACEA – Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis; API – Instituto Americano de Petróleo; JASO – Organização Japonesa de Padrões Automóvel; ILSAC – Comité Internacional de Especificações de Lubrificantes”, dá conta o boletim técnico da febi.

Agora, as aprovações do fabricante: “Os fabricantes de veículos verificam a compatibilidade dos óleos do motor para cada tipo de motorização antes de emitir a sua própria aprovação para esses óleos extensivamente testados – por exemplo, VW 508 00/509 00”, refere.

E as recomendações? “As aplicações recomendadas para um óleo do motor febi premium são baseadas em testes e experiências abrangentes. Por exemplo, o óleo do motor febi 177640 0W-20 ACEA C5/C6, API SN Plus/RC, ILSAC GF6A foi pensado para aplicações em motores a gasolina e Diesel de elevado desempenho, cumprindo as exigentes especificações dos fabricantes de veículos – incluindo a resistência à oxidação, espessamento do óleo e formação de lamas no interior do motor”, afirma.

“Este cumpre os requisitos de elevada temperatura e cisalhamento para as especificações atuais dos óleos do motor de baixa viscosidade dos fabricantes de motores. Ao cumprir estas especificações, é garantido que os valores originais de consumo de combustível são mantidos durante a vida útil do veículo. A química de aditivos especiais fornece proteção fiável e de longo prazo aos filtros de partículas Diesel e outros dispositivos de pós-tratamento dos gases de escape”, acrescenta.

E conclui: “Confie nas peças de reposição com qualidade equivalente OE febi. Toda a gama de óleos do motor pode ser encontrada em partsfinder.bilsteingroup.com”.

Mais sobre o bilstein group aqui.

logotipo Liqui MolyMF Pinto Import. export peças, S.A.Check-up Media aserAuto m-recEuromais peças e pneusAD Parts m-recm-rec valvoline

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Atualidade

Internacional