A BILSTEIN, especialista em amortecedores, celebra, em 2023, o seu 150.° aniversário. Fundada em 1873 como fabricante de acessórios para janelas, a empresa tem “estabelecido, de forma consistente, os padrões de referência em design de amortecedores desde 1954”, começa por dar conta o comunicado.
“Hoje, a BILSTEIN é dos maiores e mais inovadores fabricantes de amortecedores do mundo, com seis locais no planeta e uma produção de cerca de 13 milhões de amortecedores por ano”, sublinha.
Em 1873, August Bilstein fundou a AUBI, fabricante de acessórios para janelas. Marca o início de uma história movimentada da empresa. “Depois de construir macacos e para-choques, o caminho finalmente leva ao setor de amortecedores e suspensões”, revela.
“Em 1954, os engenheiros da BILSTEIN desenvolveram o primeiro amortecedor de pressão de gás monotubo pronto para produção, com base no princípio ‘de Carbon’ e revolucionou o design do amortecedor”, recorda a mesma fonte, em comunicado.
Em 1957, o amortecedor monotubo de pressão de gás é instalado pela primeira vez em veículos de produção em série da Mercedes-Benz. O amortecedor revolucionário provou logo estar muito acima dos amortecedores telescópicos convencionais.
“Um sucesso pioneiro que logo se tornara num compromisso: obter o comportamento de condução perfeito, construir o amortecedor perfeito – esta é a motivação de mais de 4.600 colaboradores em seis locais em todo o mundo. Todos os dias, durante quase 70 anos”, pode ler-se.
No entanto, a empresa não descansa sobre os louros. “Fiel ao lema de que a próxima inovação é sempre mais importante do que a anterior, a BILSTEIN estabelece, regularmente, novos padrões no setor de suspensões, com tecnologias pioneiras”, conta.
Hoje, os principais fabricantes de automóveis (OEM), como Mercedes-Benz, BMW, Porsche, Ford, Tesla, Maserati e outros, confiam na experiência em amortecedores da BILSTEIN para os seus equipamentos de origem”, sublinha a empresa.
“Afinal, as características da suspensão não definem apenas a manobrabilidade de um veículo. Também têm um grande impacto na experiência de conduzir e na experiência da marca de um carro. Portanto, a procura por sistemas de suspensão modernos estão a tornar-se maiores e a cooperação com os fabricantes de automóveis ainda mais próxima”.
Além do desenvolvimento de OE, o automobilismo é outro fator de inovação: “A BILSTEIN começou a envolver-se nesta área no início dos anos de 1960. Desde então, seria difícil imaginar o automobilismo sem a BILSTEIN. Da vitória no Rally de Monte Carlo em 1960 aos triunfos em todas as principais corridas de 24 horas do mundo e vários títulos do Mundial de Fórmula 1: a lista de sucessos é longa”, recorda.
O mercado de reposição também beneficia diretamente da experiência adquirida com o desenvolvimento e corrida de OE: afinal, a BILSTEIN também fabrica produtos de substituição e desempenho de OE de acordo com os elevados padrões de qualidade dos fabricantes de automóveis.
Além disso, o fabricante de amortecedores produz os seus produtos premium de reposição nas mesmas linhas de produção usadas para produtos OE. “Independentemente da classe do veículo e da aplicação, os condutores beneficiam sempre da mais elevada qualidade premium OE, mesmo no setor de reposição”, garante.
A empresa também pontua com a sua diversidade de produtos imbatível: “A BILSTEIN não apenas oferece uma ampla gama de produtos de qualidade OE para cada modelo de veículo no setor de reposição de série. Os especialistas em prazer de condução oferecem aos condutores de trackdays e fãs de tuning um amplo portefólio também no mercado de reposição de elevado desempenho. Tal inclui amortecedores de alto desempenho e suspensões coilover para otimizar a suspensão”, refere.
“A BILSTEIN continua a ser um pioneiro confiável no setor de suspensões e amortecedores. O novo slogan da marca, ‘WAY AHEAD’, com os valores atualizados e o novo design corporativo, são expressões diretas de uma atitude distintamente voltada para o futuro. O relançamento da marca comunica a reivindicação de liderança da empresa e enfatiza a sua procura pelo desenvolvimento em parceria”, diz.
Para a BILSTEIN, “não é apenas o sucesso recente que conta, mas, acima de tudo, a próxima inovação”, afirma. Uma coisa é certa: a experiência de conduzir do amanhã conta mais do que o desempenho de ontem.
Ou, por outras palavras, “ontem revolucionámos os amortecedores. Hoje, comemoramos 150 anos da BILSTEIN. Amanhã moldaremos o futuro da engenharia de suspensão”, conclui.
Mais sobre a BILSTEIN aqui.