O impacto do amortecimento no conforto de direção e segurança de um veículo não pode ser subestimado: o amortecimento firme garante bom comportamento desportivo, enquanto um amortecimento suave garante conforto. “Os amortecedores SACHS, com tecnologia CDC, (controlo de amortecimento contínuo) oferecem o amortecimento perfeito em todas as situações”, assegura.
Por detrás disso, está um sistema de amortecimento que aumenta, significativamente, a segurança de condução, o conforto e a dinâmica, ajustando, de forma otimizada, a tensão da mola para cada roda individual”, avança a ZF Aftermarket.
Segundo diz, as vantagens dos amortecedores CDC da SACHS são os seguintes: “Último grito em termos de segurança de condução, conforto e dinâmica; estabilidade mesmo em situações críticas de condução; maior controlo ao mudar de faixa de rodagem; força de amortecimento para cada roda ajustável em frações de segundo; distâncias de travagem reduzidas; características personalizadas ajustáveis do chassis; dispensa ferramentas especiais para efetuar a substituição”.
Como funciona o CDC
Como são construídos os amortecedores SACHS CDC? “Comportamento ideal de vibração do veículo: requer sistemas de suspensão e amortecimento de alta qualidade. As suspensões são, geralmente, feitas de forma progressiva para se poderem adaptar às condições de carga, em detrimento do conforto”, explica.
E vai mais longe: “As estradas florestais têm, geralmente, uma característica de curva de amortecimento definida e só podem ser adaptadas a diferentes condições de carga e de estrada até certo ponto”, explica a empresa.
No sistema CDC, da SACHS, uma válvula proporcional regula continuamente a taxa de amortecimento. “A válvula funciona como um desvio no sistema hidráulico de amortecimento. Dependendo da regulação da válvula, pode ser ajustada entre duro e macio”, afirma.
Através de sensores, a unidade de controlo pode detetar a velocidade, a temperatura lateral e as condições da estrada. O sistema inclui software para calcular a força de amortecimento ideal para cada roda – uma “característica cognitiva posta em prática em milissegundos”, esclarece.
E acrescenta, a propósito: “A tecnologia CDC utiliza uma válvula proporcional para adaptar, de forma contínua e precisa, o amortecimento do chassis à respetiva situação, tornando a condução mais fácil de gerir”.
Que benefícios traz?
O CDC significa um melhor contacto com a estrada e mais segurança na condução, uma vez que o veículo fica mais estável. Mesmo em manobras de condução “críticas” a velocidades mais elevadas (direção, travagem, manobras evasivas), os condutores mantêm o controlo total do veículo – sem o acionamento forçado do ESP.
“O CDC também compensa a diferença de carga – tais como cargas completas no momento da viagem. O sistema de amortecimento assegura, assim, um conforto de condução constante”, reforça.
Mais sobre a ZF aqui.