Dentro de quatro dias (14 e 15 de junho de 2023), a Valeo estará presente na SIA Powertrain, em Paris, para apresentar as suas principais tecnologias para mobilidade elétrica.
“A Valeo está empenhada em tornar a mobilidade mais ecológica e segura em todo o mundo e acredita que a mobilidade elétrica é a melhor solução. O grupo oferece soluções para dar resposta às necessidades de todos os condutores e é líder global em eletrificação de powertrain e gestão térmica com um em cada três carros equipados com tecnologia Valeo”, adianta.
A empresa oferece uma gama completa de soluções para todos os níveis de eletrificação, desde baixa tensão 48V até alta tensão. Com plataformas padrão e modulares, a Valeo apoia a eletrificação da mobilidade para carros, mas, também, bicicletas, veículos de duas e três rodas ou veículos ligeiros de quatro rodas.
“Como a eletrificação não pode ser eficiente sem uma forte gestão térmica, a Valeo fornece a melhor tecnologia para garantir o desempenho, a vida útil e a segurança da bateria, além de permitir o conforto dos passageiros, minimizando o impacto na autonomia”, explica a empresa.
“A Valeo está comprometida em ser neutra em carbono em 2050 e em preservar os recursos naturais, adotando os princípios da economia circular. Isso começa na fase de conceção do produto, fazendo as escolhas certas de material, tecnologia e design”, diz.
“O grupo é o primeiro fornecedor automóvel a produzir em série peças estruturais feitas de termoplástico com materiais compósitos de fibras de vidro reforçadas, que são 30% mais leves e têm uma pegada de carbono de metade comparativamente com o alumínio”, sublinha.
E vai mais longe: “Em 2027, a Valeo será a primeira a produzir em massa, com o Grupo Renault, um motor elétrico de 200 kW 800V sem metais de terras raras e com uma pegada de carbono reduzida em 30%. Indo além, os quatro R’s da Valeo (Robustificar, Reparar, Remanufaturar, Reciclar) visam reter o valor do produto final montado pelo maior tempo possível, usando projetos Robustos, dando prioridade à Reparação e à Remanufatura e utilizando a Reciclagem como último recurso”, explica.
O novo portefólio de tecnologia 800V desenvolvido pela Valeo oferece uma ampla gama de soluções para dar resposta às exigências do mercado de rápido crescimento da mobilidade elétrica. Tal inclui tecnologias para eAxle, eMotor, Inverter, On-Board Charger e conversores DC/DC.
“Com a nossa família de quatro acionamentos elétricos, cobrimos de 40 a 350 kW de pico. Abordamos os desafios de autonomia do veículo e tempo de carregamento. A Valeo desenvolve tecnologias como motores elétricos Upin, inversores de alta eficiência 800V SiC ou carregadores de bordo de até 22kW/L”, pode ler-se no comunicado.
“A fim de maximizar o valor para o utilizador final, o nosso carregador de bordo é bidirecional por design e capaz de garantir o veículo para a rede ou o veículo para carregar, além da carga da bateria. A Valeo também apresentará, em co-desenvolvimento com a Renault, uma nova geração de motores elétricos livres de ímanes e terras raras, capaz de reduzir a pegada de carbono do motor elétrico em 30% em comparação com um motor de íman permanente padrão”, acrescenta.
Valeo Cyclee
A empresa desenvolveu ainda a Valeo Cyclee, a “primeira caixa de velocidades automatizada para bicicletas”. A transmissão “oferece um único módulo, encaixado no conjunto da pedaleira, integrando um motor elétrico de 48V, uma caixa de velocidades automática – desenvolvida em parceria com a empresa francesa Effigear – e um software preditivo que permite ao sistema de assistência adaptar-se, instantaneamente, ao estilo de condução e às necessidades do ciclista”, revela a Valeo.
Paralelamente, a Valeo é fornecedora do Citroën AMI com a sua solução de powertrain totalmente elétrico para pequenos veículos urbanos. “Este sistema completo contém um gerador de arranque de correia de 48 V (motor elétrico + inversor, 6 kW contínuo, até 13 kW de pico) e uma transmissão desenvolvida como parte da colaboração com a Dana”, pode ler-se.
“Os veículos equipados com esta tecnologia podem atingir velocidades de 45 a 100 km/h e desfrutar de uma autonomia de 100 km sem emitir CO2. Esta solução acessível é fácil de instalar e é especialmente adequada para uso urbano e suburbano. Essa tecnologia inovadora ganhou o prémio 2021 Automotive News PACE. Melhorar a eficiência dos veículos elétricos através de uma gestão térmica eficaz”, esclarece.
As soluções de gestão térmica da Valeo são projetadas para permitir o “melhor desempenho dos veículos” elétricos a bateria. “Aumentam a estabilidade da autonomia em todos os climas, mantendo o conforto dos passageiros, suportam uma velocidade de carga mais rápida, garantindo a segurança e o estado da bateria, aumentam a vida útil da bateria mantendo-a numa faixa de temperatura segura”, garante.
A empresa está, também, a desenvolver sistemas de arrefecimento imersivo de bateria, em parceria com a TOTAL Energies, com o objetivo de oferecer uma qualidade de arrefecimento perfeita em torno de cada célula da bateria, com uma pegada de carbono metade da refrigeração líquida por coolers de alumínio.
“No que diz respeito ao conforto, no frio, a -7°C, a utilização do aquecimento elétrico reduz a autonomia em mais de 40%. Os sistemas de bombas de calor são fundamentais para limitar este impacto negativo e a Valeo desenvolveu uma bomba de calor compacta e de elevado desempenho (Valeo Smart Heat Pump), combinando válvulas, bombas e permutadores num módulo 20% mais leve, oferecendo duas a três vezes mais eficiência energética do que o aquecimento elétrico e estendendo a autonomia em 38 km a -7°C”, reforça.
Esta solução estará em produção no segundo semestre de 2023. A Valeo também está a desenvolver uma nova geração de bomba de calor usando refrigerante natural (Valeo Smart heat pump R744) sem substâncias polifluoralquil (P-FAS), que oferece ainda maior autonomia no inverno (+13% mais a -7°C em comparação com a geração anterior com refrigerante 1234yf), ou seja, um total de mais 35 km.
O aquecimento das superfícies interiores do habitáculo permite o aquecimento o mais próximo possível dos passageiros, por radiação, de forma silenciosa e mais eficiente.
“A Valeo desenvolveu uma tecnologia de superfície resistiva flexível (Valeo FlexHeater) que pode ser facilmente integrada em qualquer acabamento interior (portas, tablier, apoios de braços, zona dos pés)”, revela.
E conclui: “Este sistema é conduzido de forma inteligente por um algoritmo de controlo, pilotando todos os elementos de aquecimento do habitáculo (assento, flexheaters e bomba de calor inteligente) para limitar o consumo global de energia”.
Mais sobre a Valeo aqui.