powered by

KYB demonstrou em pista eficácia dos seus amortecedores

Para garantir a imparcialidade dos testes, a KYB recorreu a dois condutores profissionais e independentes da indústria de pneus para realizar o test drive em dois Chevrolet Equinox de 2015.

Numa série recente de vídeos produzidos pela filial “Americas”, a KYB efetuou uma demonstração em pista que revelou grandes diferenças entre os seus amortecedores, os de concorrentes premium, os usados e de baixo custo.

Para garantir a imparcialidade dos testes, a KYB recorreu a dois condutores profissionais e independentes da indústria de pneus para realizar o test drive em dois Chevrolet Equinox de 2015 iguais, cada um com mais de 150 mil km.

“A consistência e a fiabilidade dos resultados foi conseguida graças ao facto de cada veículo estar equipado com pastilhas de travão novas, discos novos e barras estabilizadoras novas antes do teste”, começa por explicar a KYB.

“Além disso, também foi efetuado o alinhamento das quatro rodas. Antes de cada teste individual, foram colocados quatro pneus novos em ambos os automóveis e os depósitos de combustível foram atestados. A única diferença entre os veículos eram os amortecedores”, revela.

Ao longo de dois dias, a KYB comparou e testou quatro conjuntos diferentes de amortecedores, que incluíam OEM usados, um concorrente de baixo custo, um concorrente premium e o range Excel-G da KYB.

Situações de condução reais

Criada para permitir que os condutores experimentassem cada um dos produtos em situações de condução reais, a avaliação incluía uma pista molhada, prova de slalom, teste de travagem e percurso de estrada.

https://www.youtube.com/watch?v=T-oYGUH0hRk

A estrada foi molhada por um sistema de aspersores, de modo a simular condições de condução em superfícies de aderência mais baixa, para que a tração, as manobras e a travagem pudessem ser testadas.

O slalom serviu para avaliar o controlo e o equilíbrio da carroçaria. Já a travagem, foi útil para medir as distâncias de travagem entre 80 e 0 km/h tanto em superfícies molhadas como secas. Na estrada, os percursos de 11 km em loop avaliaram o desempenho no mundo real.

“Através dos dados recolhidos pelos equipamentos de aquisição de dados eletrónicos instalados em ambos os veículos, os resultados demonstraram que a KYB teve um desempenho melhor do que as alternativas, tanto no mundo real como na pista de teste”, refere o comunicado.

“Estes resultados espelharam as opiniões de ambos os condutores profissionais e independentes que realizaram o test drive, sendo que ambos concordaram que a KYB Excel-G era a melhor escolha”, revela.

Para compreender o impacto que os amortecedores têm nas distâncias de travagem, foram realizados testes de travagem, tanto em superfícies molhadas como secas.

Amortecedores de baixo custo?

Ao comparar os amortecedores OEM usados com um concorrente de baixo custo, os resultados demonstraram que os amortecedores de baixo custo eram piores do que os amortecedores OEM usados no que diz respeito à travagem em segurança, tanto em superfícies molhadas como secas.

“Como seria de esperar, as distâncias de travagem foram bastante melhores ao testar a KYB e o seu concorrente premium em superfícies secas. No entanto, em superfícies molhadas nas quais a tração era reduzida, o veículo equipado com amortecedores KYB travou numa distância 1,8 metros mais reduzida do que o seu concorrente premium, o que equivaleu à largura de um automóvel”, pode ler-se.

“A atividade do ABS também foi monitorizada para demonstrar o impacto direto que os amortecedores têm no desempenho dos sistemas para evitar colisões. Durante uma travagem de emergência de 80 km/h, o aumento da inclinação do automóvel significou que o ABS foi ativado várias vezes durante a monitorização dos amortecedores OEM usados, à medida que o sistema de segurança do automóvel tentava manter a tração”, acrescenta a KYB.

E vai mais longe: “Sempre que tal acontecia, o ABS libertava os travões momentaneamente para evitar a derrapagem, ainda que esta ação aumentasse o tempo e a distância do processo de travagem”.

Check-up Media KYB suspension

Segundo relata, “em contrapartida, a KYB e o seu concorrente premium demonstraram muito menos ativação, o que permitiu ao automóvel parar de forma mais fácil e rápida. Estes testes demonstraram claramente a importância de substituir os amortecedores usados, uma vez que estes demoraram mais tempo a realizar uma travagem de emergência”.

Ambos os condutores independentes concluíram que, ao longo da condução, existiam diferenças notórias entre os amortecedores KYB e os amortecedores OEM usados, chegando mesmo a comentar que a diferença entre os dois era como “a noite e o dia”.

“Ao comparar a KYB com o seu concorrente premium, os condutores do teste elogiaram os amortecedores da KYB em relação ao controlo e ao comportamento do automóvel, que tornaram o veículo mais ’seguro’, fazendo com que ‘seguisse os movimentos da estrada’ de forma mais eficaz”, conclui o comunicado.

Mais sobre a KYB aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Lubrificantes

Em estrada