powered by

Wolfspeed e ZF abrem centro para desenvolver chips de carboneto de silício

ZF e Wolfspeed planeiam centro de pesquisa para semicondutores de carboneto de silício, na região metropolitana de Nuremberga, na Alemanha.

Como parte da sua parceria estratégica, anunciada no início deste ano, a ZF, especialista em tecnologia de mobilidade de próxima geração, e a Wolfspeed, empresa global em tecnologia de carboneto de silício, acabam de anunciar os seus planos para a criação de um Centro de I&D para eletrónica de potência de carboneto de silício na região metropolitana de Nuremberga, na Alemanha.

A nova instalação de pesquisa conjunta é apoiada pelo governo federal alemão e pelo governo regional da Baviera. Assim como a planeada fábrica de chips de carboneto de silício da Wolfspeed em Ensdorf, Saarland, o financiamento para o novo centro está sujeito à aprovação da Comissão Europeia sob o esquema do Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI) da UE.

Também é necessária a aprovação prévia das autoridades competentes, especialmente das autoridades da concorrência. O objetivo é desenvolver as duas instalações para se tornarem na pedra angular de uma nova rede europeia de tecnologia de carboneto de silício.

A construção começará após a aprovação do financiamento do IPCEI para ambos os projetos, o que é esperado ainda este ano. O objetivo da colaboração é desenvolver inovações revolucionárias para sistemas, produtos e aplicações de carboneto de silício, abrangendo toda a cadeia de valor, desde o módulo até aos sistemas completos, reduzindo, significativamente, o tempo de colocação no mercado.

O centro de investigação comum dará resposta aos requisitos em todos os segmentos de mobilidade, incluindo veículos de consumo, comerciais, agrícolas e industriais, bem como nos mercados de energia industrial e renovável. A colaboração visa impulsionar melhorias como maior eficiência, maior densidade de energia e maior desempenho de soluções de eletrificação.

A experiência em carboneto de silício da Wolfspeed e o acesso da ZF a todos os segmentos de mobilidade permitem uma transição rápida e perfeita de novas tecnologias.

A ZF e a Wolfspeed estão ainda a associar-se a outras organizações líderes das comunidades científica e industrial para estabelecer uma rede europeia abrangente de tecnologia de carboneto de silício.

Check-up Media ZF Wolfspeed 2

Para esse fim, a ZF usará a sua associação no Centro Europeu de Eletrónica de Potência (ECPE) e partilhará os principais resultados de pesquisa a nível europeu. Com o tempo, o objetivo será que o centro de pesquisa se transforme num inovador campus de eletrónica e semicondutores.

“O centro de pesquisa é de grande importância para a transição de energia e mobilidade na UE e apoia os objetivos estratégicos da Europa”, afirma Holger Klein, CEO da ZF. “Além disso, a otimização da tecnologia de carboneto de silício avança a transformação industrial e fortalece a independência das cadeias de abastecimento europeias”, acrescenta o responsável.

“Esta instalação de pesquisa fortalece ainda mais a nossa parceria com a ZF e destaca o nosso compromisso de longo prazo para transformar o know-how exclusivo que temos de mais de 35 anos de experiência em eletrónica de potência de carboneto de silício em soluções de ponta para os nossos parceiros da indústria”, comenta Gregg Lowe, CEO da Wolfspeed.

A parceria estratégica une a ZF, um dos principais fornecedores mundiais de acionamentos elétricos, com a Wolfspeed, o especialista mais reconhecido do mundo em tecnologia de carboneto de silício.

“Esta conexão é única e levará a enormes avanços em sistemas elétricos baseados em carboneto de silício e acionamentos elétricos”, afirma Stephan von Schuckmann, membro do Conselho de Administração da ZF. “Tal é possível graças ao estreito entrosamento entre centro de pesquisa e produção”, diz.

Mais sobre a ZF aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Repintura