A ZF está a estudar como pode o veículo definido por software (SdV) transformar a mobilidade com novas funções através de sistemas avançados de software e hardware conectados na abertura do seu novo West Coast Mobility Hub, em Pleasanton, Califórnia, EUA.
No centro da sua demonstração SdV, está a plataforma de computação de elevado desempenho ProConnect do Grupo ZF, que fornece um loop contínuo de dados em veículos conectados que permite a computação baseada em “nuvem” e atualizações OTA (over-the-air) por via da rede de GPS e Cloud- recursos baseados.
“À medida que a indústria se move em direção a arquiteturas de veículos definidas por software e controladores centralizados de domínio e zona, a ZF está a utilizar a sua experiência de longa data em hardware e software de movimento de veículos para ajudar a criar novas funcionalidades e níveis otimizados de controlo”, diz Martin Fischer, membro do Conselho de Administração da ZF e presidente da Região das Américas.
“É apropriado darmos outro passo em frente na mobilidade de próxima geração na abertura do nosso novo Centro de Mobilidade na costa oeste dos EUA”, sublinha o responsável.
A ZF mostra o quão valioso um fluxo contínuo de dados baseado em “nuvem” pode ser no desenvolvimento de novas funções de movimento de veículos.
“A utilização da geolocalização baseada em ‘nuvem’ fornece a base para ajustar a altura do veículo ao encontrar obstáculos como lombas, entradas íngremes de estradas ou até mesmo superfícies fora da estrada”, refere.
“É aí que entram as tecnologias avançadas de suspensão da ZF como parte da oferta de chassis mais holística do setor de mobilidade. Sistemas como o nivelamento de altura do veículo (eLevel) podem elevar ou baixar o veículo com base na carga de passageiros e reduzir o arrasto aerodinâmico em velocidades de autoestrada”, explica a ZF, em comunicado.
O sistema de amortecimento semi-ativo fornece maior equilíbrio entre conforto de condução e características de manuseamento confiáveis numa variedade de alturas e superfícies. “Essa combinação pode fazer os ajustes necessários para garantir uma condução mais suave e segura”, reforça a empresa.
Além disso, a conexão em “nuvem” e o loop contínuo de dados permitem atualizações over-the-air para aplicar atualizações periódicas ao sistema. “Os dispositivos ZF são compatíveis com os principais sistemas operacionais e redes OEM e apresentam segurança de dados de ponta a ponta incorporada e integridade de dados anexada”, diz.
“A redução do tempo de desenvolvimento e a redução dos custos fornecem valor excecional para clientes OE e utilizadores finais. Os custos de garantia relacionados ao software e os custos de garantia do ciclo de vida do veículo são reduzidos. Os custos de manutenção do veículo também são minimizados por intermédio da solução remota de problemas e menos tempo e dinheiro gastos na oficina. O que leva a uma maior satisfação do cliente e a uma melhor experiência geral de propriedade, através da atualização consistente do veículo”, acrescenta a ZF.
ZF cubiX Software completa a imagem
Paralelamente, e para o máximo em controlo de movimento de veículos, a ZF lançou, recentemente, o seu produto de software cubiX, que pode fazer parte de um sistema existente ou ser vendido como um produto digital independente.
“O desenvolvimento contínuo de sistemas de software de controlo de veículos e o seu papel em novas arquiteturas E/E continuarão a ser otimizados pela troca contínua de dados em loop com o potencial para desenvolver software como um produto e aplicações personalizadas”, refere a mesma fonte.
Aproveitar as novas ferramentas digitais e a computação baseada em “nuvem” para tornar a experiência de mobilidade mais agradável para todos é um dos principais objetivos da ZF.
“O desenvolvimento de um software de controlo robusto desempenha um papel essencial ao tornar os novos veículos elétricos mais eficientes com autonomia estendida ou combinar informações de sensores ADAS e dados da ‘nuvem’ para antecipar condições difíceis da estrada ou um congestionamento nas proximidades”.
Mais sobre a ZF aqui.