A China é o maior país para a Valeo, com 35 locais e quase 20 mil colaboradores. A Valeo acredita “ser chinesa na China” e fortaleceu a sua presença no país desde 1994. “Agora, somos parte integrante do ecossistema local e os nossos 4.000 engenheiros estão a preparar o futuro da mobilidade”, garante a empresa, em comunicado.
Durante quase três décadas, a Valeo obteve “relações de confiança com fabricantes e fornecedores chineses”, diz. “Os nossos quatro grupos empresariais e o Valeo Service estão ativos no país e operam localmente, com uma cadeia de abastecimento local, para o mercado chinês”, refere.
“Mais de 90% da nossa produção na China é destinada ao mercado automóvel nacional, que é o maior do mundo. Em 2022, a China representou 18% das vendas do grupo. Os OEM chineses, tanto tradicionais como novos, representam mais de 40% das nossas vendas OEM e 45% dos nossos pedidos no país”, sublinha a Valeo.
“Em 2022, a Valeo lançou o plano ‘Move Up’, que identificou quatro orientações estratégicas de desenvolvimento que se alinharam com as tendências do mercado: interferência de eletrificação, ADAS, reinvenção da experiência interior e iluminação em todos os lugares”, revela Zhou Song, presidente da Valeo China.
“Esses pilares são o centro da evolução da indústria automóvel na China. O primeiro ano de implementação na China demonstrou fortes resultados, com um crescimento de vendas de 7%, superando o mercado e uma entrada de pedidos representando 2,2 vezes às nossas vendas”, acrescenta.
Futuro da mobilidade na China
A Valeo dispõe de 14 centros de pesquisa e desenvolvimento na China, com 4.000 engenheiros que trabalham na preparação do futuro da mobilidade para o mercado chinês, mas, também, para outras regiões. Depois de estabelecer um centro de tecnologia global em Wuhan, um Centro de Inovação e Mobilidade da Valeo China foi aberto em Pequim, no ano passado, e um novo centro de inovação em ADAS será inaugurado em Xangai brevemente.
“A inovação é um fator-chave da Valeo. O grupo sempre colocou a China numa importante posição de desenvolvimento e continuará a aumentar o investimento no país. Na Valeo China, temos orgulho de contribuir para a inovação do grupo”, diz GU Jianmin, CTO da Valeo China.
“Estamos ansiosos para fortalecer os esforços locais de I&D e formação de pessoal de I&D, juntamente com os nossos parceiros, para construir um futuro infinito e sustentável para a mobilidade”, reforça.
Além da inovação e otimização de produtos internos, a Valeo está “comprometida” com a inovação aberta, trabalhando com instituições académicas conhecidas, empresas de tecnologia inovadoras e universidades para cooperar ativamente e manter uma vantagem competitiva para negócios futuros através da “inovação contínua”.
Nesse sentido, na Auto Xangai, a Valeo apresentou, pela primeira vez, o novo eDeliver4U, um droid de entrega elétrico e autónomo equipado com as inovações de ponta da Valeo e totalmente desenvolvido na China.
“O droid é baseado em um chassis eletrificado que integra as soluções de 48V da Valeo para mobilidade ligeira. Também está equipado com os mais recentes sensores ADAS produzidos em massa da Valeo e pilha de software para permitir a mobilidade automatizada. As tecnologias de iluminação Valeo aumentam a segurança e garantem a comunicação com outros condutores na estrada”, refere.
Na China, sê chinês
“Os sistemas de limpeza do sensor permitem que o droid opere em todas as condições climáticas e em vários ambientes rodoviários. Um sistema de arrefecimento ADAS garante uma condução estável mesmo em condições climáticas de alta temperatura”, sublinha a Valeo.
A Valeo procura ainda reinventar a vida a bordo, oferecendo um novo nível de conforto, segurança e experiência imersiva.
No evento chinês, a Valeo apresentou tecnologias nas áreas de acesso (telefone como chave), monitorização e interação (superfícies interativas semelhantes a madeira).
“Por exemplo, o sistema de monitorização do condutor é uma tecnologia que salva-vidas, baseada numa câmara infravermelha que rastreia o estado de alerta do motorista e deteta sinais de sonolência ou distração”, refere o comunicado.
“Os nossos algoritmos de reconhecimento facial baseados em IA foram treinados usando dados principalmente de indivíduos chineses para detetar expressões faciais de sonolência, distração e emoção com precisão, a fim de garantir alta precisão para os nossos clientes chineses. O nosso sistema encontra-se em produção em massa na China, desde 2019, e recebemos muitos comentários positivos dos utilizadores finais”, revela.
No seu stand, a Valeo mostrou ainda a Valeo Lighting Experience e o Digital Twin. A empresa está a desenvolver sistemas de inteligência artificial para definir e visualizar designs holísticos em tempo real, combinando estilo, funcionalidade e tecnologias.
“Estes sistemas de ponta acelerarão o desenvolvimento virtual de soluções de iluminação, com protótipos construídos na fase mais tardia possível, reduzindo, assim, os custos de desenvolvimento”, pode ler-se no mesmo documento.
“As soluções também resolvem o problema da obsolescência do hardware, oferecendo atualizações de estilo ao longo da vida útil do veículo. A nossa parceria com a Ningbo Swell também nos permite oferecer sinalização de última geração integrada em áreas centrais, facilitando o desenvolvimento local e a decoração”, acrescenta a mesma fonte.
A China está na vanguarda do desenvolvimento da condução autónoma. E, isso, é uma oportunidade para a Valeo. “O nosso portefólio de limpeza de sensores contribui para a fiabilidade dos carros automatizados, independentemente do clima e das estações. Por fim, a iluminação interna também está a ser reinventada e estendida nas superfícies para criar uma experiência mais envolvente para os passageiros”, dá conta.
“Ela pode ser usada para uma variedade de finalidades, como fornecer informações de navegação, visualizar música, criar ambientes personalizados e relaxantes, entre outros. A imersão é possibilitada pelo envolvimento de múltiplos sentidos, como visão, audição e tato”, conclui a Valeo, que garante, a propósito, que se sente “chinesa na China”.
Mais sobre a Valeo aqui.