powered by

DEKRA alerta para cuidados com baterias danificadas

Empresa aconselha a não colocar as baterias no lixo doméstico. E recorda que, na Alemanha, é obrigatório descartar as baterias usadas em locais adequados.

“Tenha cuidado quando as baterias estiverem danificadas”, começa por alertar a DEKRA. “Quer sejam usadas para alimentar smartphones, chaves de fenda sem fio, pedelecs, laptops ou robots cortadores de relva, as baterias de iões de lítio tornaram-se parte indispensável da vida quotidiana. A sua força é simples: armazenam uma grande quantidade de energia num pequeno espaço e podem ser recarregadas a qualquer momento”, explica.

Dado que o seu ciclo de vida chega ao fim, os regulamentos aplicáveis ​​sobre como descartar as pequenas fontes de energia devem ser seguidos. Os especialistas ambientais da DEKRA destacam os fatores importantes a serem observados no contexto alemão.

“Baterias de iões de lítio nunca devem ser colocadas no lixo doméstico. Todos os utilizadores de baterias são legalmente obrigados a descartar adequadamente as suas baterias antigas em pontos de recolha nas lojas ou centros de reciclagem”, afirma Andreas Biermann, especialista em resíduos da DEKRA.

A razão para isso é que, dependendo do projeto, as baterias usadas podem conter níquel, cobalto, manganês, alumínio, titânio ou cobre, além de lítio, substâncias que poluem o ambiente, mas que têm, também, potencial para serem recursos valiosos no futuro.

“Atualmente, é fácil para os consumidores descartar as suas baterias adequadamente”, diz Biermann. As baterias podem ser devolvidas às caixas de recolha onde quer que sejam vendidas. Além disso, também podem ser levadas para centros de reciclagem municipais ou devolvidas ao revendedor ou fabricante original”, afirma.

“Muitos municípios também dispõem de um centro móvel de reciclagem.  A atual taxa de recolha, de cerca de 48% na Alemanha em 2021, ainda deixa muito espaço para melhorias”, observa.

Tapar terminais

O especialista da DEKRA recomenda colar os terminais em baterias AA ou AAA menores, ou baterias de smartphones gastas, por exemplo, e colocá-los num saco plástico antes de entregá-los.

Check-up Media Li-ion battery

Tal evitará que as baterias inutilizadas entrem em curto-circuito e possam pegar fogo. Quando se trata de baterias maiores (como as encontradas em bicicletas ou ferramentas) e baterias usadas para aplicações comerciais ou industriais, a melhor opção é descartá-las no revendedor ou local do fabricante.

Estes são obrigados a aceitar baterias velhas originalmente por eles vendidas e descartá-las de acordo com os regulamentos aplicáveis. As baterias substituíveis devem ser removidas antes de descartar quaisquer dispositivos ou equipamentos antigos, embora o público em geral seja aconselhado a não tentar retirar as baterias não removíveis.

“Quando as baterias estão danificadas, recomenda-se cautela”, adverte Andreas Biermann. “Baterias de iões de lítio devem ser retiradas de uso imediatamente se estiverem danificadas externamente, inchadas, com fuga ou se houver algum resíduo nos terminais”, alerta.

O especialista da DEKRA recomenda não tocar nestas baterias com as mãos desprotegidas, principalmente se houver fuga de líquido. “Baterias de lítio tornam-se realmente perigosas quando são submetidas a tensão mecânica, como esmagamento, corte, perfuração ou dobra”, adverte.

Mais sobre a DEKRA aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional